Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-a-ia-pode-otimizar-a-rotina-dos-colaboradores

Como a IA pode otimizar a rotina dos colaboradores? 

Notícia | 15/09/2023

Ana Clara Lima

Na era da transformação digital, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma aliada poderosa para otimizar a rotina dos colaboradores e impulsionar a eficiência operacional das empresas. Ao automatizar tarefas, agilizar processos e oferecer insights valiosos, ela está remodelando a maneira como os quadros trabalham e atingem seus objetivos. Nesse contexto, fique por dentro de como essa ferramenta desempenha um papel transformador nas rotinas dos estagiários e jovens aprendizes.

Do trabalho repetitivo à inovação estratégica

De acordo com uma pesquisa conduzida em maio de 2023 pela Censuswide para a Visier, cujos resultados foram divulgados em julho, a implementação desse fenômeno tem o potencial de gerar economias significativas de tempo. A análise aponta como quem incorpora a IA em suas atividades pode poupar, em média, 390 horas de serviço anualmente, equivalente a aproximadamente 16 dias de atuação a menos.

Fica nítido, portanto, o impacto positivo dessa novidade nos mais variados ramos empresariais, não se limitando apenas ao setor de Tecnologia da Informação (TI). "A IA tem o potencial de revolucionar a forma como trabalhamos, aumentando significativamente nossa produtividade e liberando tempo para tarefas mais estratégicas e criativas. Essa tecnologia é uma ferramenta poderosa capaz de melhorar as habilidades e impulsionar as carreiras dos profissionais", aponta Arnobio Morelix, CEO da Faculdade Sirius.

A pesquisa em questão foi conduzida no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, englobando 3.030 empregados em organizações com mais de 250 integrantes. Os resultados indicaram como aqueles com o recurso já inserido em seus ambientes conseguem economizar uma média de 1,55 horas por dia. Outro ponto interessante revelado é como 53% dos entrevistados temem a possibilidade de terem suas funções substituídas e perderem seu emprego.

Entretanto, 67% deles reconhecem a relevância do desenvolvimento das digital skills para o bom desempenho de suas carreiras nos próximos anos. "A inteligência artificial é mais um recurso para potencializar as habilidades humanas, não uma substituta direta. Os profissionais do futuro serão aqueles capazes de trabalhar em harmonia com robôs e utilizá-los para se destacar como profissional”, reforça Morelix.

infográfico

O público externo também sente as mudanças!

Uma das maneiras mais impactantes pelas quais a inovação otimiza a rotina dos trabalhadores é liberando-os de tarefas repetitivas e mundanas. Atividades como classificação de e-mails, processamento de dados e triagem de documentos podem ser facilmente automatizadas. Isso permite um direcionamento de sua energia para projetos mais criativos e estratégicos, gerando valor real para a companhia.

Independente do canal de atendimento utilizado pelo estabelecimento, o importante é interagir de forma empática e personalizada, intensificando a assertividade nas operações. “As empresas podem estabelecer uma comunicação direta e imediata com os clientes, solucionando dúvidas, fornecendo orientações e resolvendo problemas de maneira ágil. Isso não só aumenta a eficiência, mas também demonstra disponibilidade e interesse em ajudar, fortalecendo essa relação”, comenta Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing.

Nos dias de hoje, garantir uma experiência excepcional para os consumidores representa um dos principais objetivos em qualquer empreendimento. Isso porque, ao alcançar a satisfação, eles não apenas tendem a retornar, mas também se transformam em defensores fervorosos da marca, compartilhando suas vivências positivas com amigos e familiares. A conquista dessa lealdade exige um zelo e atenção minuciosos em todos os pontos de contato. 

Nesse contexto, a relevância do suporte remoto tem crescido consideravelmente, possibilitando interações ágeis e eficazes por meio de chats em plataformas online e redes sociais. A implementação de assistentes virtuais e chatbots é uma maneira tangível pela qual está aperfeiçoando a rotina dos quadros. Essas soluções estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder a perguntas comuns, fornecer ajuda técnica e auxiliar em tarefas administrativas. 

Nessas horas, reunir feedback de maneira constante, seja por meio de pesquisas, avaliações ou análises de comentários em plataformas de mídia social, os empreendimentos têm a capacidade de identificar áreas passíveis de melhoria e implementar medidas corretivas. “As informações fornecidas devem ser consistentes, o tom de voz deve ser alinhado à identidade da marca e as respostas devem ser rápidas e precisas. Essa consistência transmite profissionalismo e confiança”, acrescenta Torres. 

O equilíbrio é o grande diferencial!

Em suma, o instrumento permite a individualização das jornadas dos usuários. Os sistemas modernos podem monitorar o desempenho de cada um, identificar lacunas de competências e recomendar treinamentos ou possibilidades de aprimoramento. Essa conduta não apenas explora o máximo potencial do staff, como também demonstra um compromisso com o crescimento laboral, elevando a satisfação e a retenção em várias esferas. 

Apesar das inúmeras vantagens, é importante equilibrar a implementação da IA com uma abordagem humana. Mesmo sendo um instrumento poderoso, não substitui a necessidade de empatia, criatividade e julgamento. A colaboração entre ambos é o caminho para maximizar os benefícios da tecnologia, enquanto se mantém uma reputação sensível e atenciosa com o público interno e externo. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e confira nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube aposta nas tecnologias corporativas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete