Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-saiba-quais-os-nossos-proximos-passos

Agenda Nube: saiba quais os nossos próximos passos 

Notícia | 19/02/2023

Carolina Amaral

A falta de oportunidade no mercado de trabalho, além da carência de recursos financeiros para buscar qualificações, trazem dificuldades para vários jovens ao terminarem o ensino médio em encontrarem emprego. Esse é um momento da vida muito importante o qual normalmente se define qual carreira seguir e essa busca por oportunidades pela parcela da população com idade entre 19 a 24 anos é a mais expressiva, pois ocorrem muitas frustrações oriundas de vários motivos, sobretudo com empresas exigindo experiência sem chances para iniciantes. Nesse sentido, o estágio é a melhor alternativa, possibilitando um aprendizado em meio a prática. Conheça mais sobre essa modalidade e o papel do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) na sua jornada!

 

Grande parte dos jovens não estudam e nem trabalham no Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a taxa de desemprego no país ficou em 8,3% (9,5 milhões) no trimestre encerrado em outubro. Para 2023, a previsão é da taxa subir um pouco, um índice em 9,1%, com 9,9 milhões de brasileiros sem ofício. Logo, os alunos qualificados em cursos profissionalizantes se preparam para encarar esse desafio e buscam no mercado uma oportunidade permitindo seu desenvolvimento pessoal e profissional em uma entidade. 

Conforme uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), entre o período de Julho a Setembro de 2021, 16% dos indivíduos com formação superior e 6,2% dos não concluintes do mesmo não estavam trabalhando ou estudando. “São pessoas com acesso a uma educação de baixa qualidade e, por isso, encontram dificuldade”, explica Joana Costa, pesquisadora da Cebrac. Logo, de acordo com ela, o problema não está relacionado à falta de força de vontade.

Baseado nesses dados, se torna gradativamente necessário investir em treinamento e capacitação para essa geração poder acessar as vagas de serviço com facilidade e fazer a transição entre sua temporada de estudos para a inserção em uma companhia com precisão e assertividade. Assim sendo, a criação de políticas públicas para tal finalidade é uma demanda com enorme potencial para facilitar a redução dessa moçada, a qual está tendo a ascensão social atrasada por não cumprir as exigências impostas no ambiente laboral. Isso tudo tendo em vista cargos, em alguns casos, pedindo vivências pouco compatíveis com o currículo dos candidatos.

 

Questões para se atentar na busca de uma oportunidade no mercado

Considerando tais circunstâncias, é crucial buscar caminhos possíveis para auxiliar esses sujeitos em suas trajetórias. Nesse sentido, Augusto Jimenez, psicólogo da rede Minds Idiomas, elencou três fatores com o poder de explicar o fenômeno da falta de estudo e ofício dentre esse grupo:

  • Trabalho além do salário: para esse era, a ocupação não é apenas o meio de obter ganhos financeiros, mas também a chance de sentir paixão pelas atividades exercidas, por essa razão, tendem a buscar um ofício o qual traga consigo o sentimento de realização, bem estar e pertencimento. Isso é imprescindível, mas para acontecer, é necessário estar sempre se especializando, seja com cursos ou novas habilitações no currículo, com o propósito de se manter atualizado e um destaque na área.
  • Falta de especialização: com o passar do tempo, a concorrência aumenta diante das inovações geradas em todos os âmbitos. Com a pandemia da Covid-19, por exemplo, aconteceram modernizações gerais em inúmeros campos de atuação, em razão do aprimoramento tecnológico com o intuito de deter o vírus. Hoje em dia, com o controle da doença e, consequentemente, da crise sanitária, tais novidades passaram a ser, cada vez mais, inseridas no cotidiano da população. Com isso, estar a par das mesmas é fundamental para chamar a atenção positivamente em um processo seletivo. Contudo, em certas situações, o novato não sabe como se capacitar e acaba deixando esse tópico de lado, mesmo sendo essencial para o seu próprio crescimento.
  • Desmotivação para aprender o inglês: já a alguns bons anos, o inglês se tornou uma necessidade dentro das companhias e, em grande parte dos casos, deter o conhecimento desse idioma é tão relevante como uma formação profissionalizante. Assim, quem ainda não detém essa sabedoria se sente mais resistente a entrar em aulas, mas, justamente por não desenvolverem uma nova língua e meios de comunicação, não encontram vagas compatíveis com as suas expectativas. Nesse caso, é indispensável seguir com foco e dedicação.

 

As oportunidades de um estágio e o auxílio de um agente de integração

Considerando esse cenário, existe uma forma de oportunizar a mudança de perspectiva para quem está tendo esse tipo de vivência e o Nube consegue ajudar! O estágio é uma excelente porta de entrada quando se está iniciando nesse mundo empresarial. Regido pela lei nº 11.788, de 2008, o artigo primeiro o define como: “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. 

Todavia, para muitos discentes, existe um impasse ligado a encontrar possibilidades desse modelo. Para isso, o Nube atua como um agente de integração, fazendo a ponte de contato entre o contratado, contratante e a instituição de ensino envolvida. Dessa forma, a plataforma disponibiliza em seu site o painel de vagas. Lá, os acadêmicos têm acesso às informações das funções abertas nas organizações parceiras. 

Entretanto, para facilitar ainda mais todo esse processo, a empresa integradora também abre, esporadicamente, a Agenda Nube. O objetivo é ir, a cada semana, em uma região e cidade do país, marcando presença em escolas, colégios, faculdades, etc, para conversar com interessados e os auxiliar na busca por oportunidades. Confira agora onde estaremos nos próximos dias:

24/02 - Estação de metrô SP Brás

27/02 - Estação de metrô SP Bresser

28/02 - Unifaat Atibaia (manhã/noite)

28/02 - Estação de metrô SP Belém

 

Estamos perto de você essa semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista à TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. 

Confiamos no seu potencial para atingir o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete