Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-adeque-ao-mercado-atual

Se adeque ao mercado atual 

Notícia | 09/02/2023

Rodrigo Barreto

O mercado passou por diversas mudanças nos últimos anos. Seja por conta dos gestores ou dos colaboradores, a visão do mundo corporativo é outra atualmente. Por isso, quem busca um lugar para mostrar sua capacidade e desenvolver sua carreira, precisa estar atualizado e de acordo com a nova realidade.

Quais profissões terão destaque em 2023?

O LinkedIn revelou, em pesquisa recente, quais profissões estarão em alta em 2023, ou seja, terão alto índice de empregabilidade e cujos formados aumentarão a chance de uma carreira promissora. Ficar ligado nas tendências é importante para buscar oportunidades e ainda conseguir um bom desempenho. Veja quais são as áreas mais promissoras:

  • Recrutador especializado em tecnologia
  • Engenheiro de confiabilidade de sites
  • Engenheiro de dados
  • Especialista em cibersegurança
  • Representante de desenvolvimento de negócios
  • Gestor de tráfego
  • Engenheiro de machine learning
  • Pesquisador em experiência do usuário
  • Cientista de dados
  • Analista de desenvolvimento de sistemas
  • Engenheiro de robótica
  • Desenvolvedor Back-end
  • Gerente de engajamento
  • Gerente de equipe de produto
  • Engenheiro de Quality Assurance
  • Consultor de gestão de dados
  • Líder de experiência do cliente
  • Analista de design
  • Analista de soluções
  • Analista de gestão de risco
  • Consultor de design de produto
  • Coordenador de vendas internas
  • Enfermeiro intensivista
  • Designer de conteúdo
  • Instrutor de Agile

De acordo com o economista e professor Edgard Leonardo Meira, do curso de Administração do Centro Universitário Tiradentes - Unit Pernambuco. Mesmo com as atividades mudando e se adaptando a uma nova era, o estudante ainda é muito tradicional. “Ele vem de uma família com uma série de experiências de vida e procura linhas parecidas. Isso acontece nas escolas também, pois seguem regras e situações específicas de grades curriculares”, explicou.

Por isso, é preciso ficar atento às transformações do universo laboral e no mundo. “O aluno precisa entender esse movimento. Na realidade, vivemos a revolução 4.0 e a pandemia nos jogou cinco anos para a frente, com novas tecnologias. Um exemplo disso é o aumento de matrículas para cursos de ensino a distância (EaD)”, enfatizou o economista.

Como ter sucesso na carreira atualmente?

Quando um profissional deseja ingressar em uma corporação, surgem inúmeras dúvidas. Para o CEO da Consulting Now, Vicente Gomes, um dos segredos para ter sucesso na carreira é se especializar em uma área e conhecer a fundo suas especificidades. Agora, se ele quer ser um generalista, precisa dominar todas as esferas.

Então, para orientar um pouco quem pretende se destacar em 2023, Gomes deixa algumas dicas:

Infográfico sobre o sucesso na carreira

Saber liderar, articular ideias e orientar pessoas: o segredo está no relacionamento. Também deve saber ouvir e ter inteligência emocional para lidar com possíveis divergências ou queixas.

Ser especialista na área: se não dominar o assunto, ficará difícil conduzir os processos e isso será perceptível.

Não esconder suas dúvidas e dificuldades: durante sua trajetória, aparecerão obstáculos e isso é normal. Não esconda, tenha humildade e procure aprendizado.

Trabalhe com as melhores ferramentas: independentemente do seu segmento de atuação, tente contar sempre com os equipamentos e sistemas mais modernos e eficientes.

Seja ético: não prometa coisas fora do seu alcance e evite comportamentos ruins.

Quais os desejos e expectativas dos empresários?

Escolher candidatos talentosos e de alta performance para ajudar no crescimento do negócio é uma das grandes dificuldades do setor de Recursos Humanos. Hoje, além do currículo atualizado, com referências sobre as habilidades profissionais, as companhias buscam, cada vez mais, explorar as competências comportamentais, alinhadas com os pilares sociais. No entanto, como o aspirante pode contribuir com a instituição? Técnicas de comunicação, criatividade e o próprio comportamento transmitido durante a entrevista chamam a atenção.

Esses aspectos permitem a construção de novos projetos, a melhora no diálogo interno e, até mesmo, o aumento do faturamento no final do ano. As corporações querem apenas um funcionário e sim o próximo integrante da diretoria. “Ansiar por desafios e se mostrar preparado para toda e qualquer situação, é uma das grandes qualidades”, explica o CEO da 4life Prime Saúde Ocupacional, Alex Araujo.

No decorrer do processo seletivo, aproveite para refletir sobre quais skills possuem maior relevância para aquele cargo. Gaste o tempo de forma produtiva e expresse de qual maneira você pode agregar para o funcionamento de cada estrutura da organização. É preciso investir em autoconhecimento, dedicar-se a fazer uma reflexão sobre seus pontos fortes e fracos, assim como sua postura e conduta. Apresentar a melhor versão de si na entrevista é importante, mas mostrar seu ‘eu verdadeiro’ também pode te levar longe”, acrescenta Araujo.

É válido ressaltar: tanto a transparência e a resiliência características de um candidato, como os cursos adquiridos no currículos, são analisados por quem contrata. Logo, não deixe de se aprimorar. “As empresas buscam grandes sonhadores, porque o sonho também é desse tamanho”, complementa o CEO.

De acordo com o headhunter da Agilium Group, David Braga, alguns obstáculos precisam ser vencidos. “Em minha atuação nessa função, vejo em diversas situações, indivíduos de níveis hierárquicos estratégicos literalmente travarem quando pergunto sobre como eles se percebem ou como são observados por seus líderes e pares.Ter clareza em relação a esse tema é essencial para qualquer pessoa, independentemente do cargo. Nenhum de nós tem todos os requisitos exigidos pelas várias profissões e posições da atualidade. Aliás, isso não existe”.

Para ele, equívocos são naturais. “Só não erra quem não tenta. A melhor forma de aprender é experimentando, sentindo na própria pele. No início da minha carreira, eu tinha uma visão e, claro, como muitos, vislumbrava aos 28 anos já ter um status, receber determinada quantia e possuir algumas conquistas. O tempo passou e percebi como aquele plano inicial não dependia apenas de mim, mas de uma série de variantes, como oportunidades, dedicação, estar na hora e no lugar certos para conquistar uma chance de mostrar meu potencial”, ressalta.

Portanto, se esse é o seu desejo para 2023, fique ligado e siga os conselhos dos mais experientes. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de uma vaga de estágio para iniciar sua trajetória, acesse o nosso painel de vagas.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete