Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-conte-com-oportunidades-perto-de-voce

Agenda Nube: conte com oportunidades perto de você! 

Notícia | 17/09/2023

Carolina Amaral

Para muitas pessoas, o início da jornada profissional, inserido na área de desejo para atuação futura, começa após a finalização do ensino médio. Contudo, assim como a fase de passar por testes e vestibulares é complicada, inserir-se no mercado também não é fácil, demanda dedicação, esforço e paciência para encontrar a chance perfeita. Porém, contar com certo auxílio no processo pode ser uma ótima ideia e o Nube se destaca nessa função. 

Nesse sentido, desenvolve todas as semanas a Agenda Nube, um projeto com o intuito de visitar diversos locais e cidades do Brasil, visando distribuir oportunidades para estudantes e conhecimento sobre estágio e aprendizado. Saiba agora onde estaremos nesta próxima semana!

 

Passar pelo terceiro ano pode ser complicado

Segundo o levantamento Education at Glance, elaborado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado no final de 2021, apenas 21% dos jovens brasileiros, entre 25 e 34 anos, concluíram o Ensino Superior. O estudo ainda mostra como essa é a média mais baixa entre os países analisados na América Latina. Apesar do Brasil possuir a menor taxa, o país apresentou melhora nos últimos 10 anos. Em 2011, o número de brasileiros nessa faixa etária com diploma de graduação era de 18%.

De acordo com dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC de 2021, juntando os níveis médio e médio técnico, existem 8.537.992 estudantes no país, desses, 248.066 realizam os cursos concomitantemente. Já no nível superior, segundo o Censo da Educação Superior do Inep/MEC de 2020, há 8.680.354 alunos, com crescimento de 2,71% em relação a 2018. 

Contudo, conforme dados da Abres (Associação Brasileiro de Estágios), desse total, apenas 214 mil dos indivíduos da análise estagiam (2,5%). Na segunda, o número é um pouco melhor, atingindo 686 mil sujeitos (7,9%), mas ainda assim é baixo.

A preparação para encerrar o terceiro ano é complexa, exigindo estudo, disciplina, foco e esforço, além da necessidade de seguir algumas dicas importantes para passar nas provas do vestibular. “Porém, é preciso saber a hora de parar, respirar e desconectar. O lazer nessa fase é primordial”, sugere Patrick Oliveira de Lima, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano.

 

Conheça bem a si mesmo para ter sucesso na carreira

O autoconhecimento é fundamental para todas as relações presentes e futuras na vida da população em geral. Cada sujeito enxerga o mundo sob sua própria ótica e conexões de maneira única. Na vida profissional, isso é de extrema importância, pois ajuda a entender propósitos, talentos, pontos fortes e fracos, valores, interesses e objetivos.

Conhecer-se melhor permite optar por escolhas mais conscientes e informadas sobre sua carreira, escolhendo uma área ligada à aptidões e paixões pessoais, além de proporcionar satisfação e realização. Logo, é crucial nessa época determinante para o futuro.  “A busca por autoconhecimento é um presente para si mesmo e pode ser leve”, pontua Carolina Antonelli dos Santos, psicóloga, coordenadora e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Facens.

Segundo a especialista, o mundo é complexo e muda a todo instante. “Se conhecer é essencial para uma vida profissional bem-sucedida e satisfatória. Ajuda a pessoa a tomar decisões mais conscientes, alinhadas aos seus valores, aprimorando consequentemente as suas habilidades”, afirma.

Assim, é interessante analisar tudo isso como uma soft skill muito buscada atualmente. O termo diz respeito a competências individuais e intangíveis as quais um trabalhador possui. Elas não podem ser identificadas, nem comprovadas, por meio de certificações ou cursos, mas sim pela convivência diária, um bate-papo durante a entrevista ou pelas dinâmicas em grupo realizadas nos processos seletivos. Ou seja, são de extrema relevância para quem sonha em se sair bem na busca por uma vaga. “Dedicar um tempo para se conhecer aprimora as suas soft, pois reconhecer suas próprias emoções, valores e estilo de comunicação é o primeiro passo para entender melhor as necessidades dos outros, fundamental para se relacionar e atender um cliente”, explica a especialista. 

 

Estágio: porta de entrada para o mercado de trabalho

Quando se inicia um novo episódio de vivência, é comum haver dúvidas de por onde começar, quais os primeiros passos e até mesmo como pedir ajuda. No caso do estágio, a lei 11.788/08, é responsável por cuidar de todos os direitos, deveres e burocracias legais da modalidade, definindo este como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”, como dito no artigo primeiro. 

Dessa forma, pode ser dividido entre obrigatório ou não. No primeiro caso, é definido no projeto do curso, onde a carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Já na segunda opção, atua como uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular. Todavia, em ambos os casos a atividade não cria vínculo empregatício, de acordo com o artigo 3º da Lei.

Sobre quem pode ou não ter acesso a essa experiência, estudantes regularmente matriculados e frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, profissional (técnico), de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA), estão aptos. Entretanto, o máximo de tempo permitido na mesma empresa é de dois anos em contrato. Assim como o expediente é reduzido a 4h diárias e 20 horas semanais, ou 6h diárias e 30h semanais, dependendo do tipo de aprendizagem realizada. 

Agora, já ciente de tantas informações sobre o assunto, confira onde estaremos do dia 18 a  22 de setembro:

 

18/09: Belo Horizonte (MG) - Anhanguera Timbiras

           Rio de Janeiro (RJ) - UFRJ Prédio Contábeis (noite)

           Goiânia (GO) - Faculdade Noroeste Goiânia (noite)

           Florianópolis (SC) - Univali (noite)

           São Paulo (SP) - Feira Mackenzie (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Etec Irmã Agostina - Ext CEU Vila Rubi (noite)

           São Paulo (SP) - Etec Irmã Agostina - Ext CEU Dutra (noite)

           São Paulo (SP) - Unip Paulista (noite)

           São Paulo (SP) - Etec Basilides de Godoy (manhã/noite)

           Ribeirão Preto (SP) - Estácio Ribeirão (noite)

           Ribeirão Preto (SP) - Anhanguera Sertãozinho (noite)

 

19/09: Belo Horizonte (MG) - FDCON Contagem (noite)

           Goiânia (GO) - Unialfa Perimetral (noite)

           Florianópolis (SC) - Udesc Esag (noite)

           Ribeirão Preto (SP) -Unip Ribeirão Preto (manhã/noite)

           Salto (SP)  - Ceunsp Salto (noite)

           São Paulo (SP) - Etec - Ext. CEU Butantã (noite)

           São Paulo (SP) - Etec de São Paulo (noite)

           São Paulo (SP) - Feira Mackenzie (manhã/noite)

 

20/09 - Belo Horizonte (MG) - Imec Betim (noite)

            São José (SC) - Anhanguera São José (noite)

            Ribeirão Preto (SP) - Etec Martimino (manhã/noite)

            Ribeirão Preto (SP) - Unaerp (manhã/noite)

            São Paulo (SP) - Feira Mackenzie (manhã/noite)

            Indianópolis (MG) - Unip Indianópolis (manhã/noite)

 

21/09 - Belo Horizonte (MG) - Dom Helder Unidade I (noite)

             Rio de Janeiro (RJ) - Eterj Santíssimo (noite)

             Pinheiros (SP) - Unip (manhã/noite)

             Ribeirão Preto (SP) - Faculdade Reges (noite)

             Ribeirão Preto (SP) - Fatec Sertãozinho (manhã/noite)

 

22/09: Florianópolis (SC) - Unisul- Dib Mussi (noite)

 

Estamos perto de você esta semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista à TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. 

Confiamos no seu potencial para atingir o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete