Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
6-dinamicas-de-grupo-para-processo-seletivo-on-line

6 dinâmicas de grupo para processo seletivo on-line  

Notícia | 14/02/2023

Laura Pereira

Desde o contexto pandêmico, recrutadores do mundo todo precisaram reinventar o modo pelo qual são feitas as entrevistas de contratação de novos funcionários e, dentre as diversas mudanças geradas, estão as dinâmicas em grupo no formato digital. Hoje, depois de superada a necessidade de isolamento e distanciamento sociais, o recrutamento continua ocorrendo à distância em muitas organizações!

Muito utilizada pelas empresas, essa metodologia permite engajar vários candidatos por meio de atividades destinadas a captar os melhores para ocupar a oportunidade de emprego disponível.

Nesse sentido, o Nube se dedicou a listar as seis mais usadas pelas corporações, bem como a explicar como cada uma delas funciona. O nosso intuito é ajudar você a explorá-las no seu dia a dia profissional e alcançar bons resultados na admissão de colaboradores. Ficou interessado? Então, continue lendo este post!

Confira 6 dicas de dinâmicas de grupo para aplicar na seleção virtual

As principais metodologias úteis para triagens digitais são:

  1. Entrosamento;
  2. Memorização;
  3. Cases em vídeo;
  4. Sessão de brainstorming;
  5. Ilha deserta;
  6. Debates sobre temas inerentes à função.

 

Esse é um modelo extremamente ágil porque, além de otimizar as fases do teste seletivo, trazendo comodidade e rapidez, também permite estabelecer conexão com candidatos de diferentes lugares e regiões e, dessa forma, é possível propiciar o engajamento.

A partir disso, fica mais fácil identificar qual, dentre os vários participantes, tem mais conexão com a função e o empreendimento. Vamos conferir quais são os seis tipos mais efetivos logo abaixo!

Antes, porém, queremos saber se o procedimento de avaliação de novos empregados da sua instituição é eficaz, se sentiu instigado com a indagação, aproveite para ler o nosso conteúdo voltado para o assunto e receber excelentes sugestões de como implementar pequenas ações para efetivar o seu sistema interno e recrutar agentes.

infográfico Conheça as principais metodologias para triagens digitais

1. Entrosamento

Essa é uma metodologia útil para “quebrar o gelo”. Nela, é indicado solicitar uma fala simples e direta dos concorrentes à posição, a fim de se apresentarem e dizerem mais sobre quem são, pois a finalidade é justamente essa.

Assim, é possível pedir a eles para se descreverem, dizerem uma palavra capaz de defini-los, indicarem hobbies, gostos pessoais e outros fatores nesse sentido.

2. Memorização

A primeira técnica é utilizada para testar a capacidade de foco, precisão e assimilação mental dos participantes e ela funciona da seguinte maneira: em uma sala virtual, opte por passar imagens, palavras, vídeos curtos ou elementos sonoros. Ao escolher por um deles, intercale esse mesmo elemento em formatos diferentes por um período e, a seguir, solicite a ordem passada.

Para facilitar a compreensão, vamos pensar na escolha de figuras de animais. Assim, são passadas ilustrações de vários bichos distintos e, em seguida, cobrada a disposição de cada um deles. É possível fazer por rodadas e ir aumentando a quantidade de cópias.

Uma dica válida e mais formal é falar a respeito da vaga ou dos valores, dos princípios e da missão da empresa e, em seguida, fazer algumas perguntas a fim de saber se há habilidade de memorização e interpretação dos fatos.

3. Cases em vídeo

Aqui, é necessário criar um briefing contendo todas as informações relevantes sobre os concorrentes ou algum assunto específico, além da explicação de como deve ser feito e dos prazos de envio. Ao ser passado, eles precisarão gravar um conteúdo falado e filmado e encaminhar para o recrutador.

Muitas pessoas não conseguem concluir essa etapa por a julgaram muito difícil e trabalhosa. Essa é uma medida útil para avaliar o nível de comprometimento, desempenho e oratória, bem como o poder de síntese e, claro, de servir como um ótimo filtro de pretendentes à oportunidade ofertada.

Veja também: como fazer uma boa contratação?

4. Sessão de brainstorming

A terceira categoria de dinâmica é desenvolvida para testar a habilidade de criação e resolução de desafios, a criatividade, o pensamento fora da caixa, a ousadia de inovar e a organização de ideias. Além disso, outros elementos essenciais para a rotina de qualquer cargo também são averiguados, tais como o trabalho em equipe e a interação social.

Em um espaço virtual, reúna vários entrevistados e dê um problema para eles solucionarem ou um produto para criarem separadamente. Reservado um tempo para isso, será solicitada a apresentação de cada idealização. Em seguida, todos poderão contribuir com as ideias uns dos outros.

O entrevistador poderá, assim, notar a performance de cada um e selecionar aqueles cujos resultados foram mais satisfatórios.

5. Ilha deserta

Simples de fazer, essa dinâmica pode ser realizada para identificar os perfis de líderes, a aptidão de comando, o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a qualidade argumentativa e a competência de solucionar questões difíceis.

Projete a foto de uma ilhota e compartilhe a tela entre os presentes. Logo depois, diga a eles para se imaginarem nela e comece a fazer questionamentos. Alguns deles podem ser:

  • Quem escolheria para estar ao seu lado?
  • Quais itens levaria para a ilha a fim de sobreviver?
  • Esperaria por ajuda ou encontraria uma forma de sair de lá por conta própria?
  • Sem comida, como agiria para se alimentar?
  • Quais ações teria para sair de lá, entre outras?

6. Debates sobre temas inerentes a função

Outro método eficiente para compreender a capacidade técnica e o nível de conhecimento teórico dos participantes é promover discussões a respeito de tópicos com os quais os possíveis funcionários terão de lidar caso sejam contratados.

Assim, separe assuntos com relação ao cargo em aberto e peça uma resposta a cada um. Por ser em grupo, a comparação entre eles facilitará a escolha, isso porque será mais fácil checar quais têm potencial ou não.

Gostou das dicas? Então, inove a forma pela qual você escolhe talentos para a sua corporação. Para continuar aprimorando o seu trabalho, não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir o conteúdo sobre os principais erros cometidos pelas organizações na hora de admitir colaboradores.

Nos siga, também, nas principais plataformas virtuais, como YouTube, Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook e TikTok; você pode nos encontrar pelo @nubevagas e ativar as notificações para ser avisado sobre todas as novidades. Não deixe de baixar o nosso aplicativo, o Nube Vagas, disponível tanto em Android quanto em IOS.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete