Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
agenda-nube-onde-estaremos-nos-proximos-dias

Agenda Nube: onde estaremos nos próximos dias? 

Notícia | 02/04/2023

Carolina Amaral

Ciente do fato de, tanto o estágio como o programa Jovem Aprendiz, gerarem diversas dúvidas em meio a sociedade, o Nube realiza, toda semana, um projeto denominado “Agenda Nube”. A ação leva representantes da empresa para inúmeros territórios espalhados pelo Brasil, com o intuito de divulgar oportunidades, aproximar a população desses tipos de serviço e tirar possíveis dúvidas acerca do tema. Logo, nos próximos dias, podemos estar perto da sua casa! Confira agora a programação de 2 a 8 de abril, fique por dentro das novidades e não perca a chance de se inteirar mais desse universo corporativo!

 

Qual a definição de estágio?

Definido no art.1° da lei 11.788/2008, “estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Logo, é uma categoria voltada para estudantes com mais de 16 anos e regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Nesse sentido, é relevante chamar a atenção para o fato de não haver limite de idade. Ou seja, quem faz pós graduação, mestrado, doutorado ou MBA (Master Business Administration) também está apto.

Nesse contexto, de acordo com a Abres (Associação Brasileiro de Estágio), no total do Brasil, são 8.537.992 alunos de ensino médio e técnico, mas apenas 214 mil estagiam (2,5%). No Superior, são 8.680.354 estudantes e, desses, um número ainda menor: 686 mil têm acesso a essa mão de obra (7,9%). A razão disso pode variar, mas um dos tópicos tende a ser falta de acesso à informações mais específicas do âmbito. Logo, estar a par das demandas em alta de mercado é relevante assim como os direitos e deveres da norma.

 

Determinadas habilidades em destaque e valorização

Durante a pandemia da Covid-19, o setor empregatício se deparou com uma valorização das soft skills. Antes consideradas um diferencial, as habilidades ligadas ao comportamento humano, relacionadas ao modo como o profissional lida com as próprias emoções e com o outro, tornaram-se tão importantes quanto competências técnicas (hard skills). No entanto, com o controle do vírus, outras questões também entram em cheque. 

Segundo o levantamento do Observatório de Carreiras e Mercado, do PUC Carreiras, em 2020, 61% das sapiências exigidas pelas vagas publicadas no portal da Universidade por empresas parceiras eram soft skills, contra 39% referidas a hard skills. Já em 2021, o percentual caiu para 44% e subiu para 56%, respectivamente. “Se por um lado as tendências apontam para um cenário no qual as organizações têm buscado cada vez mais olhar para as competências comportamentais com mais atenção. Por outro, vemos uma enorme expansão nas oportunidades tech, fazendo vagas demandarem maior número de maestrias técnicas voltadas ao setor”, explica Luciana Mariano, coordenadora do PUC Carreiras. 

 

Competências melhores avaliadas atualmente

Como um todo, entre as soft skills mais buscadas pelos empregadores se encontram: proatividade, organização e comunicação. Já no caso das hard, tem-se: domínio da língua inglesa, conhecimento de pacote Office e Excel intermediário. 

O PUC Carreiras também analisou os dados de pesquisas de acompanhamento de empregabilidade realizadas com 2,5 mil estudantes, 4,4 mil egressos e 885 empregadores e constatou quais são as habilidades mais relevantes no dia a dia desse público.  

Para as companhias contratantes, as principais são: relacionamento interpessoal (15,5%); solução de problemas (14,7%); e comunicação escrita (9,3%). Os egressos da universidade, no entanto, consideram: solução de problemas (13,6%); relacionamento interpessoal (11,5%); e comunicabilidade oral (10,2%). Para os discentes, se destacam: solução de problemas (16,6%); comunicação oral (13,1%); e relacionamento interpessoal (12,7%). 

 

O ensino a distância como uma preferência em ascensão

O Censo da Educação Superior 2021, divulgado ao fim de 2022, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), aponta uma alta significativa nos números de ingressantes e matriculados em graduação na modalidade a distância. Essa preferência, conforme os microdados da pesquisa, em 2010, do total de 1.165.066 alunos matriculados nessas áreas, 23,64% estudavam no formato, enquanto 76,36% estavam no modelo presencial. Porém, em 2021, o número alcançou a marca de 1.286.694 e, desse total, mais de 805 mil alunos aderiram ao remoto, representando 62,61%; e apenas 37,39% optaram por cursos presenciais.

“Um ponto de acomodação dessa mudança estrutural está no fato de grande parte dos discentes estarem no EaD por conveniência e, principalmente, pelos preços serem muito menores dos praticados nos presenciais. O ideal seria a escolha em função do estilo de aprendizado, afinal, o molde remoto exige disciplina e autogestão. Com isso, há forte risco do sistema educacional como um todo gerar desenvolvimento de competências aquém do necessário”, pontua Taiguara Langrafe, conselheiro e vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administração de São Paulo.

 

Direitos e deveres do estágio

Sobre as especificações de uma primeira experiência, alguns pontos são significativos, como carga horária. Conforme dito no Art. 10 , “a jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: 

I – 4 horas diárias e 20 horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos;

II – 6 horas diárias e 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular”.

Contudo, no próximo tópico (art. 11), fica claro haver um tempo limite dessa vivência dentro de uma mesma corporação. Nesse sentido, a duração, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 anos, exceto quando se tratar de pessoas com deficiência.

 

Agora, já ciente de tantas informações sobre o assunto, confira onde estaremos na próxima semana:

 

03/04: Belo Horizonte (MG) - UFMG (manhã)

           Rio de Janeiro (RJ)- USU - Botafogo (noite)

           São Paulo (SP) - Unip Cidade Universitária (manhã/noite)

           Santos (SP) - Unip (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Unicsul (manhã/noite)

 

04/04: Brasília (DF)  - UDF (noite)

           Rio de Janeiro (RJ) - Senac Botafogo (noite)

           São Paulo (SP) - Unip Chácara I (noite)

           Sorocaba (SP) - Unip (manhã/noite)

           São Caetano (SP) - Fatec (manhã/noite)

           Vila Olímpia (SP) - Anhembi (manhã/noite)

 

05/04: Belo Horizonte (MG) -  UFMG (noite)

           Rio de Janeiro (RJ) - Unisuam Bangu (noite)

           Brasília (DF) - UDF - Campus 4R (noite)

           São Paulo (SP) - Etec Cid. Tiradentes (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - E. E. Gabriel Ortiz (manhã/noite)

 

06/04: Belo Horizonte (MG) - UNA - Aimorés

           Rio de Janeiro (RJ) - J UCAM Centro (noite)

           São Paulo (SP) - Unip Chácara I (noite)

           São Paulo (SP) - Unip Cidade Universitária (manhã/noite)

           São Paulo (SP) Fatec Tatuapé (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Anhembi Paulista I (manhã/noite)

           São Paulo (SP) - Fatec Ipiranga (manhã/noite)

 

Estamos perto de você esta semana? Caso não, continue atento nas vagas por meio do nosso site ou aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Não se esqueça de conferir nossa agenda, postada todo domingo com os locais e datas. Quer ficar por dentro de tudo? Assista à TV Nube e siga o @nubevagas nas redes sociais! Estamos presentes no Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Linkedin e YouTube. Lá, temos posts de conteúdos incríveis para informar a todos sobre o mundo empresarial e como fazer parte dele. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

Confiamos no seu potencial para atingir o sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete