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A educação corporativa como aliada! 

Notícia | 12/12/2022

Ana Clara Lima

O alto fluxo informacional característico da nossa sociedade é consequência da globalização. Nas últimas décadas, as fronteiras físicas foram derrubadas de uma forma avassaladora mediante às inovações tecnológicas e a interconectividade gerada. Por essa razão, pudemos observar por esse período uma elevação no compartilhamento de ideias, criações, metodologias, estudos, entre outros inúmeros conteúdos. No mercado de trabalho, não foi diferente. A mudança de paradigmas chegou com tudo e está redefinindo tanto os procedimentos quanto às relações laborais. Por essa razão, um assunto em alta nesse setor tem sido a educação corporativa e como a sua implementação pode estimular a equipe a gerar conhecimentos e trocas. Sendo assim, compreenda como se adaptar às tendências pode trazer resultados positivos no crescimento da organização. 

O novo cenário do mercado de trabalho

O homem está sempre criando maneiras distintas de inovar a sua jornada. Cada estudo ou pesquisa, mesmo partindo de um objetivo inicial, pode culminar em impactos significativos na vida de toda a humanidade. A partir dos investimentos na ciência, inúmeros frutos já foram colhidos em prol do bem-estar geral. Com isso, as facilidades desenvolvidas em qualquer lugar do mundo passa a fazer parte da rotina de diversos indivíduos. Logo, tanto o lado pessoal quanto o profissional possuem um contato direto com essa realidade. 

Sobretudo, certas adversidades não podem ser previstas, assim como o caso da pandemia da Covid-19. Embora este já fosse um ponto de atenção para os especialistas da saúde, os demais segmentos não imaginavam os possíveis efeitos dessa crise. Não apenas no plano econômico, como também nas condutas nos mais variados ambientes, o choque foi grande. Principalmente quando falamos sobre a nova ideologia valorizadora de dinâmicas mais humanizadas. Por isso, a área de Recursos Humanos se tornou mais resiliente, sendo necessário repensar toda a sua estratégia e forma de atuação.

De acordo com a HDR Connect, 72% dos gestores de RH constataram como esse período emergencial foi responsável por aumentar o valor e compreensão mais ampla acerca de seus respectivos papéis na instituição. Outros 59% perceberam nesse momento a viabilidade de se tornarem mais visíveis e influentes. Ainda, 60% dos funcionários notaram modificações positivas na função do setor, por adotarem medidas mais propícias e com foco total nas pessoas. 

Nesse sentido, observamos como a vivência organizacional  começa a ganhar mais espaço, deixando de lado as condutas frias e distantes por muito tempo priorizadas nesse meio. “Os trabalhadores querem mais e essa tendência irá permanecer pelos próximos anos. Ainda hoje, as expectativas em relação ao seu trabalho vão muito além do pagamento e remuneração. Mais da metade deles querem melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Eles desejam ser valorizados e vistos como seres humanos e sentir como estão fazendo a diferença no mundo como parte de uma organização da qual realmente os respeita”, comenta Paulo Oliveira, gerente de Marketing da Apdata. 

Ademais, é importante ressaltar como esse movimento ocorre juntamente da chegada de uma nova geração ao meio. Os denominados millennials destoam significativamente do padrão tradicionalista, sendo caracterizados pela sua personalidade forte e autoestima disposta a enfrentar hierarquias. “Esses indivíduos não aceitam qualquer tipo de trabalho pois prezam muito mais por qualidade de vida ao invés de uma carreira de sucesso. Logo, as empresas prezam por membros altamente capacitados e bem-informados, devendo investir em mudanças para alcançar o futuro do RH e conseguir captar os talentos desse grupo”, complementa Oliveira.

Como a educação corporativa pode ajudar?

No atual cenário pautado pelas redes tecnológicas, chega a ser difícil assimilar todos os conteúdos disparados. Após 2020, as metodologias de atuação sofreram alterações severas, exigindo ainda mais cuidado com a saúde mental. Isso se desenrolou em questões como a intensificação do pensamento crítico, flexibilidade, capacidade de aprendizado e produção das equipes, além do estímulo às habilidades técnicas. Desse modo, fica claro nesse momento como automatizar certas tarefas pode ajudar nos serviços burocráticos e dar mais liberdade para o time focar em suas metas. 

Sob essa conjuntura, fica nítido como se manter atualizado e determinado quanto aos seus objetivos é fundamental para triunfar nessa era. “O ambiente laboral deve, portanto, ser um lugar de estudo, conhecimento e aprendizado contínuo, onde pessoas de todos os níveis e cargos são beneficiadas nesse andamento e encorajadas com desafios diários. Nesse contexto, precisamos incentivar e motivar os funcionários a estarem no controle de seus processos de desenvolvimento, tendo ligação também com a cultura pregada e implementada”, pontua Fabio Camara, fundador e CEO do Grupo FCamara. 

Além disso, um grande aliado nessa caminhada pode ser o autoconhecimento. Por meio dele, as reflexões existem de forma benéfica e potencializa a busca por aprimoramento e inspiração essenciais para elevar o potencial de cada um. “Nesse cenário gosto muito da abordagem do lifelong learning, tendo como premissa a educação contínua, reforçando a importância dos estudos serem permanentes, em vez de se limitarem a certas etapas da vida. Isso faz mais sentido ainda quando falamos do setor de tecnologia, transformado a cada dia, trazendo evoluções no mercado a todo o tempo”, finaliza Camara. 

Torna-se evidente, portanto, como uma comunicação leve e flexível pode auxiliar os líderes a se tornarem mais acessíveis e facilitadores. Com a transmissão de segurança e confiança, os membros ganham mais autonomia e desenvolvem o seu senso de pertencimento. Além, é claro, de se mostrarem mais engajados e abertos às inovações inevitáveis pela frente. 

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