Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
simplificando-a-vida-profissional

Simplificando a vida profissional 

Notícia | 06/07/2022

Giovanna Cavalli

A vida das pessoas vêm mudando muito nos últimos anos, sobretudo em relação à carreira profissional. Em geral, os trabalhadores anseiam por resultados a curto prazo. Hoje em dia, é difícil encontrar pessoas há muitos anos no mesmo local, afinal, essa longevidade não pode ser mandatória para o crescimento dentro da corporação. Portanto, candidatos e gestores devem estar atentos a isso!

Os retornos são imediatos?

Nesse sentido, já conseguiu relacionar um aspirador de pó à vida laboral? O CEO da FM2S Educação e Consultoria, Virgilio Marques dos Santos, fez isso. “Você liga essa máquina e toda sujeira e pó da sua casa vai sumindo junto com o sentimento de culpa de não estar ajudando em outras tarefas mais complexas”, brinca ele.

Segundo o dirigente, ao realizar essa atividade, não pode passear com a filha, trocá-la, dar banho ou fazer qualquer coisa a qual exige maior esforço. “Não posso ser acusado de fazer algo inútil e inoportuno, afinal, o pó sempre se acumula pela residência, principalmente nos meses de abril a setembro, em São Paulo”, justifica.

Não é libertador? É algo simples, pois não requer dedicação mental, nem física. “Além disso, tem recompensa rápida. É maravilhoso ter um feedback instantâneo ao ver o chão brilhando e sem sujeira. Se alguém ousar desafiá-lo em tão ‘fundamental’ tarefa, enfrentará sua ira. Não haverá meios de dissuadi-lo da coisa certa”, complementa o CEO.

Repense nas suas atividades

Contudo, o que isso tem a ver com a carreira? Para Santos, procurar por algo socialmente aceito, de retorno rápido e positivo e promotor de uma fuga momentânea de coisas mais complexas, é tentador.

Sendo assim, a regra de ouro do especialista é definir muito bem a razão pela qual a tarefa é executada. Veja só: “por que eu passo o aspirador, é para retirar o pó ou para ter uma desculpa de ouvir meu podcast favorito sem ser incomodado?”, analisa. Existe um grande risco de autoengano aqui.

O mesmo conceito se aplica no âmbito empresarial. Por exemplo: quais atividades precisam, necessariamente, ser feitas por você? Quantas não poderiam ser eliminadas ou automatizadas? “Processos os quais gastávamos algumas horas por semana foram mecanizados sem muito empenho”, ressalta o CEO da FM2S Educação e Consultoria.

Hoje em dia, conseguimos reduzir os custos e processos em patamares inimagináveis.”Foi isso mesmo, até o cafézinho na empresa virou on-line. Muitas companhias passaram a assinar digitalmente seus contratos de estágio, por exemplo, e viram como ganharam em tempo, facilidade e, inclusive, economicamente”, diz a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Otimize o tempo!

A maior riqueza, hoje em dia, é o tempo. Afinal, não é possível enganá-lo e ele nos rege e comanda. “Rotineiramente, dispomos de apenas 24 horas para alocarmos da melhor forma possível e, assim como eu, você quer empregá-lo para aumentar sua produtividade e ter mais disponibilidade para as ocupações prazerosas. Passear com os filhos, descansar, estudar, ler, tomar um bom vinho, exercícios físicos, corrida, enfim, coisas melhores ao invés de retrabalho ou operações burocráticas”, afirma Santos.

Posto isso, o especialista nos incita a listar algumas atividades e questioná-las com sinceridade. Reflita:

● Qual é o produto das suas atividades?
● Por quais indicadores você mede a qualidade, produtividade e custo de cada uma delas?
● O produto dessa ação é realmente necessário? Pergunte ao cliente interno ou externo se é, de fato.
● Se a resposta do questionamento anterior for sim, a maneira de execução ainda é válida? Ou há formas mais inovadoras para isso?
● Há algum jeito de realização por meio de um sistema? Qual o custo?
● Tem como decomplicá-la?

Com essa análise, você será capaz de melhorar pelo menos uma obrigação sua. “Certamente, encontrará algo, seja uma facilitação de algum Macro de Excel ou a criação de gráficos atualizados automaticamente no Power BI ou Data Studio, vai com fé! Haverá muitas coisas desnecessárias”, adverte o dirigente.

Apoie-se nas tecnologias

Portanto, são processos. Encontrar bons colaboradores em busca do time ideal, por exemplo, não tem sido uma tarefa fácil, mesmo com muitas opções no mercado e a concorrência. Isso independe do segmento. Para se ter uma ideia, no Paraná, segundo a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), há um déficit de quatro mil profissionais, somente no setor de Tecnologia da Informação (TI).

Para o CEO da BXBsoft, Leonardo Matt, um dos caminhos para as corporações solucionarem esse problema é investir na formação de novos talentos de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, muitas precisam de resultados “para ontem” e esse caminho é árduo e o resultado prático não é imediato.

Outra saída, mais rápida, seria apostar na otimização desses procedimentos. Recursos tecnológicos podem automatizar tarefas e ajudar a organizar o fluxo de trabalho, gerando praticidade e velocidade, além de levar mais assertividade às incumbências diárias, auxiliando, ainda, na tomada de decisões estratégicas.

“Muitas funções operacionais podem ser delegadas a softwares, desde o mais básico até o uso de algoritmos de inteligência artificial (IA). A transformação digital tem avançado de forma acelerada nos últimos anos e vem permeando todas as camadas da gestão de forma geral”, conclui Matt.

Inclusive, nesse sentido, a Assine Bem simplificou a vida dos atuantes do setor de recursos humanos (RH). Antes, era preciso fazer longas tramitações para finalizar um contrato, uma rubrica ou gerir um ponto. Felizmente, com a tecnologia e plataformas como essa, é possível desmistificar os serviços e performances.

Portanto, alinhe-se com as tendências. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete