Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cultura-corporativa-aliada-das-equipes-de-alta-performance

Cultura corporativa: aliada das equipes de alta performance! 

Notícia | 10/11/2023

Ana Clara Lima

A cultura corporativa vai além de um conjunto de valores e diretrizes de uma organização. Na verdade, é a força vital responsável por impulsionar as interações, decisões e comportamentos dentro de uma entidade. Quando bem concebida e implementada, torna-se um pilar crucial para atingir equipes de alta performance. Sendo assim, fique por dentro de como estratégias bem estruturadas podem ser benéficas para jornada de seus estagiários o e aprendizes!

A cultura corporativa é valiosa!

No contexto laboral, esse quesito não diz respeito apenas aos fenômenos sociológicos. Isso porque aborda um conjunto de comportamentos associados às ações dos colaboradores quando os líderes não estão presentes para supervisionar cada tarefa. Ou seja, representa os valores e atitudes coletivas e individuais, sem necessariamente a moral social vigente. Esses aspectos são essenciais para alcançar os resultados desejados pela instituição, pois esse é o âmbito no qual as pessoas direcionam sua energia diária.

Logo, seguir uma linha de posicionamentos e posturas é algo extremamente vantajoso para uma companhia, afinal, reúne forças para alcançar até mesmo as metas mais ousadas. “A ausência de padrões corretos relacionados à cultura corporativa pode levar a empresa a enfrentar alguns problemas, como a desmotivação e resultados ruins de funcionários. Além disso, a falta de planejamento nesse tema pode tornar mais difícil para a companhia atrair e também reter talentos, pesadelo de qualquer departamento de Recursos Humanos”, comenta Pedro Sant’Anna, COO da allu.

Para garantir uma filosofia empresarial saudável e com vantagens competitivas, é primordial compreender a importância de filtrá-la por meio das diferenças, não das semelhanças. Os líderes devem refletir sobre quais cenários não são aceitáveis dentro do estabelecimento. A partir dessa conclusão, é viável estabelecer práticas mediante rituais e gestão mais técnica, como processos de contratação, planos de desenvolvimento e acompanhamento diário. 

Engajar para entregar!

Segundo um estudo conduzido pela McKinsey, locais com culturas organizacionais sólidas experimentam um retorno 60% maior em comparação com quem não prioriza essa abordagem estratégica. Diante do avanço de temas cruciais como ESG, por exemplo, é fundamental adotar uma postura definida em relação à transformação digital, bem-estar mental, diversidade, inclusão e outras questões relevantes. Afinal de contas, não seguir o ritmo da transformação pode ser fatal na era da interconectividade. 

Como nunca, a sintonia é a chave para o sucesso. Na hora de passar uma boa impressão para clientes e parceiros, o relacionamento da marca com o público interno faz a diferença. “No momento de executar a responsabilidade compartilhada, será normal encontrar falhas. Portanto, faça o time ter um senso de responsabilidade coletiva, não se limitando a exercer apenas sua função, mas também propondo a ajudar os demais”, explica Flávio Guimarães, fundador da Escalada Corporativa.

Siga o ritmo do coletivo!

Fica nítido, portanto, como o empenho em grupo é um dos pilares primordiais para o triunfo em diversos aspectos da vida, incluindo o profissional, educacional e até mesmo esportivo. A habilidade de cooperar efetivamente com outras pessoas, combinando aptidões, conhecimentos e experiências, é valorizado em qualquer contexto. Ou seja, cada membro traz uma contribuição única para o projeto, resultando em um conjunto mais amplo e diversificado de competências. A sinergia permite abordar desafios complexos de diferentes perspectivas, enriquecendo as soluções propostas.

Quando combinadas, a diversidade de pensamentos e experiências pode resultar em insights dos quais possivelmente não surgiriam no trabalho realizado individualmente. Os participantes têm a chance de aprender uns com os outros, adquirindo novos repertórios. Além, é claro, de encarar as ideias preconcebidas de uma pessoa, promovendo uma mentalidade de crescimento e ampliação de horizontes. Investir nisso é uma estratégia primordial para organizações em busca de destacar-se e prosperar no mundo atual.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

O Nube incentiva uma cultura corporativa positiva!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete