Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
capacitacao-corporativa-uma-grande-tendencia

Capacitação corporativa: uma grande tendência 

Notícia | 17/10/2023

Laura Pereira

Cada dia mais, essa pauta entra em destaque nas mais diversas corporações, de diferentes tamanhos e portes. Afinal, a capacitação constante é um grande diferencial competitivo, atraindo os estagiários, aprendizes e efetivos. Além de trazer ganhos para a empresa, também favorece o desenvolvimento do colaborador, sendo positivo para ambos os lados. Nesse sentido, entenda mais sobre essa tendência e fique por dentro! 

A capacitação corporativa é uma crescente nas empresas bem sucedidas

O alinhamento contínuo dos times com objetivos institucionais, seja para aprimorar competências ou mesmo para trazer mais qualidade nas entregas, é fundamental para qualquer companhia ter sucesso. Além de melhorar a agilidade, também fortalece a cultura organizacional. Por isso, a capacitação se mostra indispensável. 

Sendo assim, não pode ser negligenciada, pois está atrelada à confiança e motivação dos colaboradores. De acordo com Ricardo Drummond, CEO (Chief Executive Officer) da edtech Qualifica Cursos, isso é imprescindível, principalmente com o avanço tecnológico. “A humanização nas empresas impulsiona as estratégias corporativas, porque é realizado por pessoas, não dá para ignorar esta questão, por isso o treinamento corporativo tornou-se uma necessidade periódica”, explicou. 

Para Guilherme Pereira, diretor de MBA (Master Business Administration) na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), o investimento se faz cada vez mais presente, principalmente em marcas passando por momentos de transformação, enfrentando momentos de alta relevância para inovação, desafios de crescimento lucrativo e sustentado. 

Assim, é uma maneira de criar métodos imprescindíveis e ganhar reputação na sociedade. “O porte, número de funcionários e segmento das empresas pode influenciar a forma de aplicação e acesso aos cursos, mas não necessariamente ao benefício em si. A pior decisão é não se capacitar, deixando a lacuna de domínio de conhecimento sempre maior.”, comentou o executivo.

Curtiu o assunto e quer saber mais? Veja: a importância da capacitação corporativa. 

Conheça os sinais capazes de demonstrar a necessidade de treinamento corporativo para os colaboradores 

Nesse cenário, Drummond separou alguns sinais responsáveis por demonstrar a necessidade de treinamento empresarial para os cooperadores. Confira: 

1) Incapacidade de retenção de talentos

De acordo com um estudo da Work Institute, a retenção de talentos é uma das maiores preocupações dos empreendimentos bem sucedidos, pois 77% dos motivos de desligamento podem ser evitados. Assim, um dos fatores nas mãos e de fácil acesso é a oportunidade de evolução pessoal e profissional. 

Corroborando com isso, uma pesquisa realizada pela Clear Company, publicada na HR Exchange Network, mostra: 68% dos funcionários consideram o “Treinamento e Desenvolvimento” a política mais importante da gestão de pessoas. Para 40% dos entrevistados, não aprender novas habilidades ou receber qualificações insatisfatórias ou superficiais são razões para deixar os cargos já no primeiro ano.

Desse modo, treinamentos corporativos atuam como uma tática efetiva para enfrentar esse problema, motivando a equipe e criando um senso de pertencimento. Para melhorar, o retorno é garantido, porque, para cada real investido em treinamentos, é possível contabilizar 22 reais em ganhos, resultando em um ROI (Return on Investment) de 353%, conforme mostra a multinacional Accenture. 

Fique por dentro: como reter talentos na empresa? Confira as dicas do Nube!

2) Baixa produtividade do time

Uma coisa é certa: a produtividade é menor quando os colaboradores não estão bem preparados para exercer as atividades diárias. Um relatório do Bureau of Labor Statistics, localizado nos Estados Unidos da América, mostra como o rendimento do trabalho pode cair até 2,5% devido à falta de treinamento.

Afinal, o despreparo ocasiona diversos erros, maior intervalo para realizar as tarefas, além de fazer o agente investir um bom tempo para aprender sozinho como realizar determinada atividade, deixando de ter agilidade e responder rapidamente aos desafios apresentados. Nesse caso, a capacitação corporativa é a solução. Isso porque preenchem lacunas de habilidades, permitindo mais eficiência no dia a dia. 

Nós recomendamos: aumente a sua produtividade no ambiente laboral! 

3) Insatisfação dos colaboradores

Resolver os problemas de insatisfação não é uma tarefa simples. Entretanto, todo bom gestor de RH (Recursos Humanos) deve identificar essas questões e tentar solucioná-las, garantindo o bem-estar de todos e promovendo um clima organizacional favorável.

Segundo uma pesquisa do Gallup, 21% dos funcionários descontentes no trabalho apontam a falta de treinamento como principal motivo, pois estão com dificuldades para entender como devem trabalhar e atingir os objetivos da entidade. Essa situação também pode “contaminar” outros departamentos, produzindo insatisfação geral com o passar do tempo.

Saiba como solucionar essa dúvida em: o papel das empresas em treinamentos corporativos. 

4) Queda no entrosamento entre os membros

Um time desunido prejudica o clima organizacional e diminui as chances de obter sucesso. Em contrapartida, quando entrosados caminham junto e mais rápido. Se os atendentes estão se desentendendo, não possuem interação entre eles e se a comunicação não acontece de forma ordenada, considere investir em treinamentos comportamentais para explorarem a socialização, a resolução de conflitos e a interação aberta entre os membros.  Prova disso é o estudo realizado pela Harvard Business Review. Conforme os dados, a colaboração efetiva entre os integrantes melhora o desempenho da companhia em até 20%. 

Desenvolva seu time e, consequentemente, sua empresa, leia: capacitação, treinamento e tecnologia nos negócios. 

5) Comportamento inadequado dos funcionários

Quando os funcionários apresentam comportamentos inadequados diante dos clientes ou com os próprios colegas de trabalho, pode indicar o desconhecimento das regras e políticas da instituição. Nessa realidade, cabe o desenvolvimento de uma metodologia para fazer uma integração de excelência com quem chega, também conhecida como onboarding. A Employee Business Etiquette Statistics comprova: 40% dos cidadãos precisam de treinamento adicional sobre as normas da empresa.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete