Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
livros-para-guiar-uma-carreira-de-sucesso

Livros para guiar uma carreira de sucesso  

Notícia | 17/07/2022

Larissa Almeida

Livros para guiar uma carreira de sucesso 

Manter a leitura em dia é essencial para a sua própria evolução e também profissional. O hábito dela, além de prazeroso, produz inúmeros conhecimentos. Sendo assim, os livros não ficam de fora da construção de carreira. Para quem busca entender o universo corporativo e quer melhorar as atitudes, confira a seguir, os títulos quando o assunto é capacitação. 

 

“Caderno de exercícios para descobrir seus talentos ocultos”, de Xavier Cornette 

O nome da amostra já deixa claro a sua finalidade com o leitor. Pensando em quem gosta de uma análise dinâmica, o autor insere nas páginas, tarefas com o intuito de promover reflexão e autoconhecimento. Um dos exercícios propostos consiste em um quadro de talentos, definido por meio de pesquisas realizadas no Instituto Gallup. De acordo com ele, é possível escolher a vocação correspondente à sua personalidade, deixando as qualificações visíveis. 

Portando, o manual escrito pelo coach e consultor de comunicação, explora diversas formas de descobrir competências inusitadas ou rever habilidades deixadas de lado. Além da prática, é repleto com um conteúdo esclarecedor e deixa suas definições, como por exemplo, “sucesso: resultado favorável, êxito”. Também, o completa com provérbios incentivadores. 

Distribuído pela editora Vozes, conta com uma coleção envolvendo variados temas para se aperfeiçoar. Vale investir seu tempo nessa obra!

 

“Líder protagonista - Uma nova atitude na agilidade”, de Susanne Andrade 

Seguindo na premissa de descobertas, a autora destaca sete passos para o gestor investir no momento de liderança. Dentro dos tópicos, ela orienta o superior a buscar outros ângulos quando surge alguma problemática em seu negócio. 

Para aconselhar a coordenação, a master coach argumenta em torno da queda de produtividade dos colaboradores. Ela sugere, em primeira instância, ativar o “modo humano”, a percepção do funcionário como indivíduo e não máquina. Dessa maneira, compreender os outros conceitos expostos se torna simples. 

Um dos pontos listados na publicação é a comparação entre “Inteligência artificial x Inteligência emocional”. Ele aborda o medo dos indivíduos serem substituídos pela inteligência artificial (AI) conforme o seu avanço.  A problemática encontra-se na competição entre o capital humano e a tecnologia, ocasionando estresse e decepção. Para superar esse obstáculo, Susanne sugere focar em seus diferenciais.

Outro item de destaque é o “Protagonismo ágil como uma nova atitude”. Durante essa passagem, a palestrante expõe a necessidade do chefe entender e transpassar uma chance de evolução. Reforçando a probabilidade de reconhecer os erros e crescer a partir da mudança de costumes fixados em sua trajetória.  

A editora Gente disponibiliza a comercialização do livro físico e o acesso digital. Você já pode visualizar os passos indicados pela especialista adicionando o exemplar à lista de desejos. 

 

“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Covey 

Outro autor responsável por influenciar o ramo empresarial com a sua escrita, Stephen Covey, apresentou uma listagem de hábitos para conquistar satisfação ocupacional. Por meio da sua classificação, esse conceito é definido pela relação de três proporções: conhecimento, habilidade e desejo. Ademais, antes de indicar os comportamentos, ele frisa não existir fórmula mágica de produção. Pelo contrário, devemos nos submeter a uma série de mudanças. 

Os elementos indicados por Covey, em seu best-seller são: 

  1. Ser proativo (a);
  2. Ter um objetivo em mente;
  3. Selecionar por importância;
  4. Pensar em se beneficiar de todas situações; 
  5. Compreender, antes de ser entendido;
  6. Gerar cooperação;
  7. Zelar pelo cuidado pessoal. 

Altamente reconhecido, o acesso ao conteúdo do professor está presente em diversas livrarias e versões. Aproveite a facilidade produzida pela editora FranklinCovey para fortalecer seu repertório. 

 

“Negócios digitais: aprenda a usar o real poder da Internet nos seus negócios”, de Alan Pakes 

A presença da Internet na atualidade é quase obrigatória. Segundo Pakes, ela é indispensável para empreender e deve ser usada corretamente. Nesse contexto, os 19 capítulos ajudam a criar uma companhia digital gastando pouco. 

Apesar de ter sido explorado em 2016, o assunto ainda continua em alta. Estamos rodeados de oportunidades mercadológicas on-line, a situação pandêmica de 2020 instruiu a migração de cenários para as redes. Por esse motivo, vale a pena considerar as dicas do escritor como um investimento na hora de acompanhar as tendências da indústria. 

Representando novamente a temática de estratégias organizacionais, a editora Gente distribui essa mostra literária em diversas lojas do Brasil. Respeitando o assunto proposto, a versão também encontra-se no formato de e-book

 

“Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, de Daniel Goleman 

Em nosso dia a dia, somos dominados por incontáveis instantes de desatenção, o mundo acelerado vivenciado por nós, dificulta o acesso a essa ferramenta. O trabalho de Goleman contempla o poder do foco na construção de um perfil competente. 

No corpo do texto, ele divide e explica dois tipos de distração: sensorial, composta por ruídos do meio externo e emocional, como o barulho dos próprios pensamentos. Para lidar com essas dificuldades, o jornalista estimula a procura da concentração, pois só assim o cérebro gera conexões resultantes em aprendizado. 

O escrito não apresenta apenas concepções, como também mostra qual é o equilíbrio ideal para obter uma mente brilhante. Para conquistá-lo, é preciso manter os neurônios ativos mesmo durante o período de relaxamento, isso significa executar um programa com baixa abstração. Dessa forma, o objetivo não sai de vista e como resultado reduz as chances de esgotamento mental sem gerar divagações completas. 

Atribuir um tempo para decifrar os benefícios do foco pode ser o início da missão. Consagrado pela editora Objetiva, já é um produto presente nas estantes, sejam elas concretas ou virtuais. 

 

Gostou das dicas? Agora você já tem, pelo menos, cinco novos itens para reservar nas próximas bibliotecas. Assim como te instruir a ler, acompanhar o site do Nube diariamente pode contribuir positivamente para sua profissão. Aqui no blog, ainda é possível acessar sugestões de cursos e concursos, para enriquecer seu currículo, outra opção é ficar atento às recomendações de passeios culturais semanalmente. 


Não perca nada! Conecte-se com o @nubevagas nas redes sociais e fique atento às novidades, estamos presentes nas páginas do Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter. Aproveite as mídias para interagir, tirar dúvidas e enviar sugestões. Lembre-se, na conquista do estágio e aprendizagem nós somos seu principal aliado.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete