A quantidade de informações despejadas e disponíveis para nós por meio de e-mails, celulares, relógios, entre tantos outros dispositivos, contribuem para a distração do momento presente. Se pensarmos como as mensagens e notícias vão chegando o tempo todo, em segundos, a nossa concentração vai embora.

Diante desse cenário, existem possibilidades de trabalhar a mente com exercícios constantes de mindfulness, mas afinal, o que significa mindfulness? Em tradução livre, é a atenção plena obtida por um método capaz de estimular o foco, nos mantendo no agora. Isso nos auxilia a ganhar mais consciência de nossos sentimentos e sensações físicas.

É possível aprimorar essa característica começando pelas tarefas mais simples realizadas de maneira automática todos os dias, como escovar os dentes. “O objetivo é focar nos costumes, sem pensar no futuro ou no passado, com aqueles diálogos mentais capazes de nos fazer ‘viajar’. É um ato constante de retomar a nossa consciência e lucidez sem deixar a cabeça se afundar com outros pensamentos”, conta a facilitadora e designer de aprendizagem da SG Aprendizagem Corporativa, Monica Almeida.

Técnicas

O mindfulness pode ser desenvolvido por meio de técnicas de respiração, meditação e até mesmo de alimentação. Também é possível praticar essa capacidade escutando os sons do ambiente, na observação e no contato com a natureza. São práticas simples. “Notem como todas as táticas são focadas na consciência e a boa notícia é: os resultados são imediatos”, garante a especialista.

Para ela, os benefícios encontrados com essa iniciativa são maior qualidade das relações, nas entregas no trabalho e nos resultados gerados. Segundo Mônica, na aprendizagem, a atenção plena é imprescindível. “O nosso cérebro é como um computador e só funciona se estiver ligado. Quando falamos de processos psicológicos de obtenção de conhecimento, o primeiro passo é ter nossa atenção mantida. Se o raciocínio estiver em outro lugar e não no momento, a tarefa não vai adiante e a sabedoria não é retida. Quando pensamos no mundo de hoje, no qual devemos e precisamos explorar continuamente novas habilidades e competências, é importante garantir esse foco”, compartilha.

Veja algumas dicas de como começar aos poucos:

Respire em momentos críticos

Prestar atenção na sua respiração ajuda a reconhecer os sentimentos aflorando no momento (estresse, raiva, medo, ansiedade), ganhar maior controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente. Antes de entrar em uma reunião importante, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire atentamente várias vezes, observando o caminho do ar ao entrar e sair de seu corpo.

Para manter a tranquilidade, Bruno Souza, estagiário de marketing, em São José dos Campos, investe na meditação. “Sempre quando estou muito nervoso e dificuldade de me acalmar, tento parar por uns minutos em um ambiente quieto, respiro fundo e tento esvaziar a mente”, conta.

Para ele, isso tem ajudado muito, principalmente quando se sente sobrecarregado. “É como um ‘restart’ no sistema, tudo fica mais claro depois de fazer essas pausas”, compartilha o universitário.

Mantenha o telefone por perto, mas longe do alcance das mãos

Verificar a cada dez minutos o grupo de Whatsapp pode ser divertido, mas promove um enorme grau de distração. A melhor forma de se dedicar às incumbênicas é deixar o aparelho perto o suficiente para ouvir as chamadas, mas longe o suficiente para ter de levantar caso queira checar as redes sociais.

Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra

Tenha intervalos curtos entre as agendas, aplicando as técnicas de inalar e exalar novamente. Você sentirá seu cérebro mais focado, com o corpo desacelerado e terá melhores condições físicas e emocionais para iniciar a nova atividade.

Como podemos melhorar a concentração? Já colocou as dicas em prática?

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