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Na vida profissional, uma pessoa pode ocupar o mais alto cargo dentro de uma organização, com benefícios, alto salário e flexibilidade. Contudo, há um fator determinante na qualidade do serviço prestado: a felicidade. Um ou mais membros infelizes podem resultar em uma drástica queda na produtividade. Desse modo, surge a iniciativa de promover medidas para solucionar essa questão.

A neurocientista e diretora do Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia, Dra. Emiliana Simon-Thomas, em entrevista ao Entrepreneur, defende deixar os empregados bem emocionalmente, para serem mais saudáveis ​​e efetivos. Para ela, “quando os assalariados estão felizes, tendem a gostar de seus relacionamentos. Atuam melhor em grupo, são mais queridos por seus colegas e imunes ao esgotamento”.

O exercício do bom humor no ofício é fundamental para o desempenho da staff. Isso foi ilustrado em um estudo feito pela Universidade de Toronto, com 24 estudantes submetidos a uma série de experimentações. Segundo os resultados, quando contente, a pessoa tem mais facilidade para ser inventiva. Sabendo disso, cultivar um local alegre em um setor do ramo de comunicação, por exemplo, pode ser imprescindível para a criação de campanhas e no relacionamento com os clientes.

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido diz: colaboradores satisfeitos são 12% mais produtivos, ou seja, em um igual cenário, com os mesmos afazeres e responsabilidades, uma pessoa jubilosa entrega tanto quanto alguém angustiado, triste, ou desapontado. 

Fato é, são incontáveis os benefícios do bem estar no quadro fisiológico e comportamental do indivíduo; há quem diga ainda o quanto o pensamento positivo é a base para o sucesso. Em seu livro The Happiness Advantage, Shawn Achor defende: “quando estamos alegres, nossa mentalidade e humor são positivos, somos mais inteligentes, motivados e, logo, bem-sucedidos. O regozijo é o centro, e o sucesso gira em torno dele."

Na prática

A gestão humanizada é crucial para garantir o equilíbrio e a estabilidade do time. Diante disso é inegável a influência do estado emocional no rendimento. Portanto, quais atitudes podem ser tomadas a fim de acrescer o contentamento?

Para Alexandre Slivnik, palestrante internacional, uma dica valiosa é o uso da técnica do 90/15, consiste em reservar 15 minutos de intervalo a cada 90 minutos exercidos. O tempo de descanso pode servir para cuidar de questões pessoais, ou mesmo esticar as pernas, descansar, tomar café, ler um livro, conversar ou escutar música.

O especialista em encantamento de clientes ainda destaca o quanto esse momento é essencial para aperfeiçoar a imaginação, autoestima e ampliar os resultados. Além disso, há outras três dicas valiosas para promover a animação no ambiente corporativo listados pelo blog Otimizy:

  • Promova um bom clima organizacional:

O clima organizacional influencia no desempenho dos cooperadores. Sendo assim, o primeiro passo para promover a harmonia no trabalho é ouvi-los. Favoreça o diálogo e realize periodicamente pesquisas de satisfação.

  • Forneça e solicite feedbacks:

Além de realizar pesquisas de clima, é interessante fornecer regularmente feedbacks à equipe. Oferecer críticas construtivas sobre as atividades desempenhadas e apresentar sugestões de melhorias pode aprimorar o estímulo geral.

  •  Tenha um propósito claro e definido:

Salários e benefícios não são mais suficientes para garantir o contento, principalmente para as gerações mais novas. É preciso criar uma cultura e um propósito para o negócio, com missão, visão, valores e objetivos de fortalecer a motivação.

  • Defina planos de carreira

Todos os profissionais almejam crescimento. Em vista disso, defina planos de carreira e deixe claro e transparente para todos quais são os requisitos para promoção e aumento de salário. Assim, o associado entende quais as metas necessárias alcançar para a carreira progredir.

  • Flexibilize

Estimular o bem-estar dos trabalhadores pode expandir a produtividade da sua empresa. Dessa forma, é importante oferecer um lugar tranquilo para poder desempenhar suas atividades de forma produtiva. 

A importância da criatividade e inovação.

Dentro e fora da companhia, a originalidade pontua entre as mais notórias habilidades, responsável por inventar, transformar e reinventar. Sem esta qualidade, a humanidade provavelmente nunca teria abandonado as cavernas ou criado carros e aviões. 

Criatividade não é somente ter boas ideias, mas acima de tudo colocá-las em prática, é a capacidade de enxergar nos desafios uma possibilidade de superá-los. Justamente por esse motivo, essa soft skill é tão valorizada no mercado. Uma pessoa com tais aptidões pode contribuir com o desenvolvimento de uma instituição a partir de sugestões para um maior desempenho, ou funcionamento do sistema.

Por esse motivo, é crucial sair da zona de conforto e eliminar barreiras limitadoras, como o medo de críticas ou o receio de ter ideias rejeitadas. Mentalize: o não de ontem formará o sim de amanhã. Estude, busque inspiração em livros, filmes, pinturas e nos especialistas consolidados da área.

A observação também é uma característica relevante para ser inovador. É preciso estar atento ao seu redor, em seu cotidiano, nos noticiários e nas tendências. Em um mundo de mudanças e informações cada vez mais rápidas, essas práticas não são mais uma opção. 

Os acontecimentos são uma constante fonte de inspiração e podem se converter em uma solução extremamente proveitosa. O mercado recente de divulgação em curtos vídeos nas redes sociais é exemplo disso. Jamais imaginaríamos, há alguns anos, a possibilidade de difusão massiva de conteúdo viabilizada pela Internet. Os comunicadores atentos conseguem tirar proveito das produções viralizadas para destaque em seu setor.

Considerar o simples e praticável pode ser a maneira ideal de começar. Ao pensar na palavra inovação, é comum remeter aos grandes feitos e realizações da história, mas antes de atingir a criação dos smartphones ou dos foguetes, é interessante refletir sobre a história de Spencer Silver, químico e funcionário da 3M. Ele desenvolveu em 1968, um adesivo leve e não muito pegajoso, hoje mundialmente conhecido como Post-it, ferramenta ideal para a composição de ideias. 

Chegou até o fim da matéria? Realmente, esse tema é muito interessante. Continue se aprofundando nos estudos, afinal: conhecimento nunca é demais. Amplie seu aprendizado acompanhando o nosso blog e a TV Nube para não perder nenhum conteúdo.

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