Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você certamente conhece os inventores e artistas Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin, Frida Kahlo, Coco Chanel ou grandes músicos como Lady Gaga, Beyoncé e Michael Jackson. Entretanto, sabe dizer qual aspecto eles têm em comum? Isso mesmo! Uma grande capacidade criativa.

A palavra é um substantivo feminino do latim creare, indica a aptidão de criar, produzir ou inventar coisas novas. Para o pesquisador e pensador Michael Ghiselin: "É o processo de mudança, desenvolvimento e evolução na organização da vida subjetiva". Segundo o escritor Louis Flieger, é quando: "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio".

Em outras palavras, essa competência está relacionada ao ato de ter ideias originais e valiosas, mas não no sentido econômico da coisa. É sobre entregar soluções úteis capazes de facilitar algo para um indivíduo e para a sociedade. O psicólogo norte-americano Allen Newell, elenca a motivação como outro critério, ou seja, a engenhosidade sempre resulta de grande empenho e entusiasmo.

Jorge Penillo, Palestrante e Mentor de liderança e carreira, orienta: "coloque a sua imaginação em atividade e não esqueça de mostrar as suas criações ao mundo". Para ele, as organizações estão à procura de almas brilhantes, talentosas e sem medo de colocar propostas em ação.

Vale ressaltar! A criatividade deve ser vista como uma habilidade e não um dom com o qual o sujeito nasce portador. Dessa forma, é passível de treinamento e desenvolvimento. Um profissional com tal potencial carrega consigo uma grande bagagem de experiências e repertórios capazes de alavancar suas abstrações com diversas possibilidades.

Entretanto, problemas pessoais como cansaço, baixa autoestima e ruídos podem acabar com a produtividade de especialistas em criação de conteúdo. Para os pesquisadores, o maior problema é a falta de estímulos. Acordar, ir ao trabalho, realizar as tarefas de sempre, voltar para casa, assistir aos mesmos programas e dormir. Esse tipo de atividade cotidiana é o maior vilão da inspiração.

Segundo o sociólogo e psicólogo inglês Graham Wallas, existem quatro fases para o surgimento de uma ideia. São elas:

  1. preparação: consiste no estudo preparatório acerca de um tema;
  2. incubação: o tempo de formulação na mente, despercebida pelo ser;
  3. iluminação: quando o conceito chega à consciência,
  4. verificação: ocorre ao “checar” se é realmente boa.

Agora, pensando no seu crescimento e sucesso, veja alguns passos para se tornar mais criativo listados pelo Fabiano Cancela, para o blog da Rock Content:

1. Tenha um propósito

Assim como para qualquer objetivo traçado, você será mais eficiente se tiver um propósito inspirador capaz de te impulsionar. Ou seja, um motivo pelo qual deseja aperfeiçoar essa qualidade. Para se tornar um escritor melhor, um designer diferenciado ou simplesmente ter facilidade para solucionar problemas da sua rotina.

  1. Estude muito

    Não existem idealizações sem conhecimento. É preciso uma base para o surgimento delas. Você pode tentar exercitar isso agora mesmo! Pense em uma área sobre a qual não compreende. Agora, tente inventar soluções e novidades para revolucionar o setor. Difícil, não é?

Seria absolutamente inútil se uma maçã caísse sobre a cabeça de Isaac Newton e ele não tivesse pesquisado sobre a matemática e a física durante os anos anteriores. Por sorte, hoje temos a Internet com um dossiê infinito de informações disponíveis. Então, lembre-se: seja qual for o tema, é preciso estudá-lo e compreendê-lo.

  1. Observe o mundo

    As concepções podem surgir das associações mais absurdas. Steve Jobs, por exemplo, criou embalagens compactas depois de ver uma caixinha de sanduíche. George Orwell, viu uma carroça puxada por um burro e se perguntou: "E se os animais percebessem a própria força?" Nascia ali "A Revolução dos Bichos'', um dos maiores best-sellers de todos os tempos. Por isso, fique atento aos elementos e acontecimentos à sua volta.
  2. Relacione-se com as pessoas

    Muitas vezes, temos uma fonte inesgotável de inventividade nos indivíduos ao nosso lado. Você sabe quem são Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o Brasileiro Eduardo Saverin? Eles eram alunos de Harvard e dividiam o quarto com um sujeito estranho chamado Mark Zuckerberg.

Eles poderiam ter se atentado aos estudos e ignorado a proposta absurda do colega, sobre criar um site para eleger as pessoas mais atraentes da faculdade. Em contrapartida, Mark poderia também negligenciar as sugestões dos amigos para transformar aquilo em algo maior.

Porém, essa história não termina dessa maneira. Eles conversaram, se divertiram e, juntos, fundaram o Facebook, a maior rede social da atualidade. Hoje, todos eles são empreendedores bem sucedidos. Portanto, conversar com a família e amigos pode ser um ótimo meio de estimular novos conceitos. 

  1. Descanse bastante

    A incubação pode ocorrer em diversos níveis temporais. Pode surgir em cinco minutos ou demorar anos até se tornar palpável. Em ambos os casos, é preciso dar um tempo para a sua mente. Você já deve ter reparado! Quanto mais pensa, mais difícil é desenvolver o raciocínio.

Isso acontece, pois o processo da incubação ocorre inconscientemente. Então, é necessário se distrair para deixar as partes ocultas da sua psique trabalharem. Logo, quando sentir-se extenuado de pensar, faça uma pausa. Relaxar, dormir, sentar, distrair… essas ações são fundamentais para voltar com tudo.

  1. Crie qualquer coisa

    Desenhe, escreva, cante, pinte, crie um blog post, uma escultura ou faça uma nova maquiagem e penteado. A criação não precisa (e nem sempre deve) ser grandiosa ou perene. Tente inovar e impulsionar a criatividade em pequenos passos diariamente. Reinvente-se a cada instante. O importante é manter a originalidade em seus atos.

Gostou do assunto? Assista a este vídeo de Jorge Penillo e acompanhe mais dicas na TV Nube! Nosso conteúdo é atualizado semanalmente e você pode desfrutar sem moderação, aproveite e concorra às melhores vagas!

Compartilhe