Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

Você já ouviu aquela expressão "aqui só tem o corpo, a alma foi embora"? Esse contexto também se aplica ao mundo corporativo. É perceptível quando as pessoas não estão diante de você, embora fisicamente presentes. Isso são características do presenteísmo. O termo se refere ao ato de ter pensamentos distantes de onde elas se encontram ou das atividades a serem realizadas. É uma prática bastante prejudicial para todos os envolvidos, por isso é necessário estar atento. Quer saber mais? Acompanhe na TV Nube!

Você conhece o significado?

O Presenteísmo representa uma forma de ausência mental completa do indivíduo e os fatores são inúmeros, provocados por mal-estar até problemas pessoais. Quando envolve a vida profissional, tudo se torna mais intenso, pois é perceptível a queda no rendimento e satisfação, prejudicando sua performance. O trabalhador está em seu posto de atuação, mas é incapaz de se dedicar completamente às suas tarefas. Quem sofre dessa síndrome faz qualquer coisa, mas já não consegue se vincular emocionalmente.

É um fenômeno existente quando há clima organizacional desfavorável, más condições de saúde, relacionamentos inadequados, falta de respeito, assédio moral, riscos de acidente, falta de ergonomia, etc. É prejudicial tanto para a contratante quanto para o contratado. Se isso ocorre em um lugar com altas expectativas de dedicação, toda essa dinâmica pode gerar conflitos.

O conceito ainda é novidade e, por isso, estudos sobre o tema são poucos e inconclusivos. Ainda assim, sua definição como um comportamento é clara. Os efeitos se mostram evidentes para quem transita pelo mercado de trabalho. 

Presenteísmo x Absenteísmo

Ao pesquisar sobre o assunto, é muito comum ver outro termo associado, o absenteísmo. Trata-se da ideia contrária. Enquanto um é a presença, o outro é a ausência. Ou seja, a quantidade de faltas e atrasos. Ela engloba todas as situações não justificadas de não comparecimento por motivos diversos, como: doença, desânimo, fadiga ou algum atrito, por exemplo. Os dois são maléficos. A grande questão é: como contornar isso nos dias atuais?

Com as mudanças no cenário corporativo e a chegada do modelo de trabalho remoto, os indicadores de frequência foram afetados também e o desafio ficou ainda maior. Afinal, como gerir a produtividade de uma equipe de longe? O palestrante e mentor de liderança e carreira, Jorge Penillo, comenta: "você sabia da existência de sistemas capazes de controlar o presenteísmo dos trabalhadores e colaboradores em home-office? As instituições estão medindo a quantidade de horas de conexão ao computador. Então, não basta apenas bater o ponto, ela precisa se conectar."

Esse formato de trabalho vai perdurar por muito tempo pela agilidade nos processos. A tecnologia facilitou muitas coisas. Nenhuma dessas ferramentas era tão acessível há dez anos, tampouco a legislação trabalhista permitia tal flexibilidade. Agora, em situação pandêmica, reforçou ainda mais essa necessidade. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se adaptar e recuperar o ânimo diante desse problema. 

 

 

  1. Cultura organizacional

É muito importante haver um clima saudável. Sem isso, tudo fica mais difícil. Por isso, realizar pesquisas de clima regularmente irão ajudar. Dê sugestões de planos de ação para resolver os problemas para melhorar.

  1. Reuniões virtuais e feedbacks

Feedbacks gera valor para a empresa na visão do funcionário, pois demonstra comprometimento com os resultados. Essa troca é essencial para prevenir crises e corrigir os pontos negativos. Interação é outro ponto muito forte para manter o time motivado e próximo.

  1. Descompressão on-line

Ambientes de descompressão são essenciais para reduzir o estresse e garantir qualidade de vida no trabalho. Remotamente, não deve ser deixado de lado. Promova salas de jogos online, meditação e relaxamento.

  1. Comunicação interna eficiente

Ruídos na comunicação podem causar problemas de relacionamento entre toda a equipe. Utilize canais digitais como e-mail, reuniões por vídeo-chamada e ferramentas de mensagens instantâneas.

  1. Investir em saúde e qualidade de vida

Muitos gestores entendem o investimento na qualidade de vida dos funcionários como só mais um gasto. Contudo, ele vai muito além. É dever da empresa oferecer condições adequadas, respeitando as normas de saúde e segurança.

Não há dúvidas, é preciso investir na saúde física e mental para conquistar ganhos em produtividade e satisfação profissional, principalmente no trabalho remoto. O presenteísmo é um grande mal silencioso, mas muito nocivo, ele afeta a saúde de todos. Esteja sempre alerta! Penillo conclui, "seja um alguém presente e será muito bem avaliado pelas suas lideranças". 

Gostou da nossa matéria? Então assista ao Minuto Carreira!

Compartilhe

Enquete