Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

A Pedagogia é a ciência responsável pelo estudo da educação, o processo de ensino e aprendizagem. Seus diversos segmentos estão voltados para a aquisição do saber e formação humana. Em origem etimológica, a palavra vem da Grécia antiga, paidós (criança ou filho) e agogé (condução).

Na atualidade, "o surgimento de espaços de conhecimento para além das salas de aula, e a crescente importância de aprender e reaprender fora do sistema formal de educação e formação, oferecem aos alunos novas opções'', afirma o professor e escritor, Maurice Tardif.

Sendo assim, os avanços tecnológicos do mundo moderno tornaram a pedagogia um mecanismo de mudança constante para toda a sociedade, não mais restrita aos colégios. Talvez você nem imagine, mas essa é uma das graduações mais procuradas pelos brasileiros, atrás apenas de Direito e Administração.

O perfil do Pedagogo

Ser pedagogo é ideal para quem tem interesse em orientar pessoas nos diversos estágios da vida, seja nos primeiros passos de existência ou quando já atingiram a fase adulta. Se você optar por esta carreira, deve ter prazer em passar discernimento, ser altruísta, possuir boa comunicação e empatia.

Mario Sergio Cortella,  filósofo e educador, aponta outro aspecto muito importante para esse especialista no século XXI: "a humildade é a capacidade de aprender com pessoas de diferentes faixas etárias, experiências profissionais, culturas, gostos e hábitos". Afinal, os costumes, rotinas e ferramentas da sociedade estão mudando rapidamente e adaptar-se a esse cenário é fundamental para o sucesso.

Sobre a formação

O curso de Pedagogia dura em média quatro anos. A habilitação mais comum é a licenciatura, mas é possível encontrar ofertas em grau de bacharelado. O estudante terá contato com disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Parte da grade é composta por História, Sociologia, Psicologia da Educação, Filosofia e Sociedade. O aluno ainda entenderá a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.

O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso são itens obrigatórios na formação! Se você não sabe, o estágio não obrigatório dá o “direito” a uma bolsa auxílio, auxílio transporte, recesso remunerado e tem carga horária de até 6 horas diárias e 30 horas semanais.

Especializações e Mercado de trabalho

Existem diversos ramos para explorar na área de pedagogia e você não está limitado às escolas tradicionais. Entre as opções para se especializar, estão a Pedagogia Empresarial e Social, visando desenvolver treinamento e capacitação de funcionários e implantar projetos em ONGs e empresas. Veja a seguir algumas variedades para se aprofundar no setor:

- Gestão Escolar: voltada para a administração de associações de ensino, gerenciando instalações, recursos humanos e financeiros.

- Orientação Vocacional: tem por objetivo ajudar e orientar estudantes quanto à escolha profissional.

- Ensino a distância: planejamento, coordenação e desenvolvimento de materiais para veiculação em cursos EAD.

- Pedagogia para Educação Especial: desenvolvimento de práticas e conteúdos específicos para crianças, jovens e adultos com deficiência.

Em julho de 2017, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou o projeto de lei regulamentando a profissão do pedagogo no Brasil. De acordo com o documento, as atividades podem ser realizadas em instituições de ensino públicas ou privadas, bem como em entidades culturais, de pesquisa, ciência, tecnologia e militar.

Na prática laboral, pode supervisionar um ambiente acadêmico e orientar professores e alunos. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais. Já em sala de aula, leciona nas séries iniciais do ensino fundamental.

Um Pedagogo ganha em média R$ 2.726,46 para uma jornada de 38 horas semanais segundo pesquisa do blog Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, no período de Maio de 2020 a Abril de 2021. O estagiário, segundo a Pesquisa de Bolsa-Auxílio 2021 do Nube, recebe em média R$ 857,00.

E aí? Pedagogia é a sua carreira dos sonhos? Então, vá em frente e boa sorte! Conte com o Nube para o seu estágio. Até a próxima!

Compartilhe