Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse

O surgimento da contabilidade deu-se devido a precisão do homem em calcular suas riquezas e de declarar suas conquistas. Segundo Sérgio de Iudícibus, Professor Universitário e Conferencista Internacional de Contabilidade e José Carlos Marion, Mestre, Doutor e Livre-docente em Contabilidade: "quando nem havia escrita, números e moedas, a contabilidade já existia como inventário, sendo tão antiga quanto a presença do homem em atuação econômica".

O perfil do contador

O contador é responsável por registrar e controlar as atividades de fluxo de caixa, entre as quais estão a incidência de tributos, a execução de pagamentos e a realização de cobranças. Ele também interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.

A característica fundamental do egresso é gostar de matemática. Afinal, o foco de sua atuação são os números, cálculos, trabalho com tabelas e planilhas. Além disso, é necessário ser organizado, ter pensamento analítico, estar preparado para desafios e resolução de problemas. Veja competências importante para se atentar:

  • Visão estratégica;
  • Capacidade para tomada de decisões;
  • Aprimoramento contínuo;
  • Flexibilidade;
  • Conhecimento tecnológico.

Sobre a formação

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos e é possível seguir nas modalidades presencial ou a distância! A matriz curricular do curso mescla conceitos de Administração, Matemática, Finanças, Direito e Economia. Algumas disciplinas, são:

  • Microeconomia e Macroeconomia;
  • Contabilidade (de Custos, Governamental, Gerencial, Fiscal, Tributária, Social e Ambiental, Internacional);
  • Responsabilidade Fiscal e Social;
  • Auditoria;
  • Gestão de Patrimônios;
  • Perícia Contábil.

Para finalizar a graduação o aluno deve, obrigatoriamente, estagiar e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Se você não sabe, o estágio não obrigatório dá o “direito” a uma bolsa auxílio, auxílio transporte, recesso remunerado e tem carga horária de até 6 horas diárias e 30 horas semanais.

Especializações e Mercado de trabalho

O graduado atua em diversas áreas e uma especialização pode ser a porta de entrada para um ramo desejado. Portanto, escolha uma pós-graduação ou MBA de acordo com seus gostos. Por exemplo, Finanças Corporativas, Contabilidade, Gestão e Auditoria ou Contabilidade Tributária.

O profissional formado em ciências contábeis desenvolve atividades variadas tanto no setor público quanto na esfera privada. Além disso, também existe mercado para atuar como autônomo e abrir seu próprio negócio, para tal, vale direcionar estudos ao âmbito comercial.

Para o Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, Contador e Escritor: "o contabilista de nossos dias não pode limitar-se às simples técnicas de registros e demonstrações como agente passivo na execução de seus trabalhos". O avanço tecnológico é um fator transformador para se ter em mente nesse sentido.

Para o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade Bahia (CRCBA), Antônio Carlos Ribeiro: "nós estamos vivendo um momento de total disruptura. O mundo mudou e precisamos desconstruir algumas crenças”. Afinal, o termo contabilidade 4.0 já está sendo utilizado e isso demonstra uma necessidade de estar em constante evolução para acompanhar novas tendências.

Já se foi o tempo de ficar procurando os arquivos dos clientes em várias pastas, por exemplo, a computação em nuvem chegou para revolucionar esse aspecto. Portanto, mantenha-se atualizado. Do contrário, você será superado pela concorrência e perderá boas oportunidades.

Por fim, não existe um piso salarial nacional para contadores. Assim, em cada estado, há um salário mínimo determinado pelo CRC - Conselho Regional de Contabilidade ou por meio de pacto coletivo. Conforme pesquisa de 2021 do portal Salário, a remuneração média do profissional contábil é de R$ 4.364,11. O estagiário, segundo a Pesquisa de Bolsa-auxílio 2021 do Nube, recebe em média R$ 1.134,80.

E aí? Ciências Contábeis é a carreira dos seus sonhos? Então, vá em frente e boa sorte! Conte com o Nube para o seu estágio. Até a próxima!

Compartilhe

Enquete