Atualmente, morrem cerca de 1,4 milhão de pessoas em acidentes de trânsito no mundo. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de países com mais tragédias do tipo. O índice supera óbitos por câncer e até mesmo por homicídios. Para retratar essa realidade e saber as possibilidades de mudança dessa situação, a TV Nube foi atrás de especialistas e de ações em prol do assunto.

Segundo o sociólogo Eduardo Biavati, os jovens são as maiores vítimas. “A faixa etária dos 15 aos 30 anos é a mais impactada. Claro, essa juventude conquista sua indepêndencia, quer sair, se divertir e esquecem do fato de o carro ser uma arma”, explica.

De acordo com pesquisas, 27% das moças e rapazes dirigem um automóvel após sair da balada, 38% não lembram da noite passada e 57% pegam carona com bêbados. “São números alarmantes, pois 56% confessam sair para ficar alcoolizados. É preciso ter responsabilidade, pois se o número de mortos é alto, muitos também sobrevivem, mas ficam impossibilitados de se locomover e passam o resto da vida com sequelas”,  garante Biavati.

Para alterar positivamente esse quadro, a Michelin lançou a campanha: “ Best Driver ”. Nela, diversos estudantes universitários, das principiais capitais brasileiras, poderão participar, mostrar suas habilidades em paralelo com a segurança e concorrer a um carro 0 km. “O Brasil será o precursor dessa iniciativa. Em concordância com a ONU, queremos ajudar a reduzir em 50% o número de mortes do tipo”, afirma o vice-presidente na América do Sul, Damien Destremeau.

Emerson Fittipaldi, bicampeão de F1, apoia o projeto e também ressalta a importância de se educar as crianças. “Precisamos conscientizar os pequenos para mudar a atitude dos grandes”, incentiva.

Quer conhecer mais índices e saber mais sobre o assunto? Assista agora mesmo nossa reportagem.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook . Agora estamos também no Google+ , Foursquare e no Linkedin . Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead . Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Compartilhe