posso-errar-no-estagio

Posso errar no estágio?

Notícia | 01/02/2016

Você está no início de sua carreira e já cometeu alguns erros? Isso pode influenciar negativamente em sua ascensão na empresa? Fique calmo. O Nube responde essas dúvidas e te auxilia a ter uma rotina mais certeira e organizada.

As falhas são comuns aos seres humanos e fazem parte do aprendizado. No estágio, ocorrem com certa periodicidade e são aceitas, porém é preciso realmente aprender algo com elas. “É o único momento no qual o profissional poderá ter alguns escorregões, sem graves consequências. Afinal, a supervisão de um profissional experiente é justamente para auxiliar e dar segurança, possibilitando ao estudante acertar com mais firmeza no futuro”, comenta Marcondes Neto, professor da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Para facilitar, o conselho é adaptar-se ao ambiente. Contudo, fica a pergunta: como isso é possível? A resposta é simples:

- Observe a estrutura física, onde está localizado cada departamento da empresa;

- Veja qual é o comportamento das pessoas: são próximas, receptivas, sérias ou agitadas?;

- Como se comunicam: adotam uma linguagem formal ou informal?;

- Fique por dentro do estilo da apresentação pessoal (vestimentas).

Alguns detalhes podem fazer a diferença no momento de integração ao grupo. Por isso, perceba como é a rotina da organização e faça parte da equipe.

Lembre-se: cometer pequenos deslizes no início é natural. Todavia, cuidado para não ficar conhecido como o “distraído”.

Boa sorte!