saiba-lidar-com-os-erros

Saiba lidar com os erros

Notícia | 16/07/2012

Quem nunca cometeu um erro no trabalho, atire a primeira pedra. As falhas são comuns a todos os profissionais, no entanto, se tornam ainda mais graves quando afetam diretamente outro departamento ou colega de equipe. Se você já passou, ou está vivendo tal situação, veja a melhor forma de se sair bem.

De acordo com a coordenadora de treinamentos internos do Nube, Eva Samanta Buscoff, errar é normal e faz parte do aprendizado. Mas, somente, quando realmente aprendemos algo com isso. “Muitos jovens cometem pequenos deslizes no início e é natural. Entretanto é preciso cuidado, para não ser conhecido como o ‘distraído’”, afirma.

No início da carreira é aconselhável adaptar-se ao ambiente e Eva cita algumas formas para facilitar esse processo:

- observe a estrutura física, onde está localizado cada setor da empresa;

- veja qual é o comportamento das pessoas. Elas são próximas, receptivas, sérias ou agitadas?;

- avalie como se comunicam, é uma linguagem formal ou informal?;

- fique de olho no estilo da apresentação pessoal, isto é, as vestimentas.

“Pequenos detalhes podem fazer a diferença no momento de integração com o grupo, por isso a dica é: perceba como é a organização e faça parte do time”, explica a coordenadora. No entanto, você deve estar se perguntando como agir quando se comete uma falha. Para Eva, crescer profissionalmente implica em assumir desacertos, pedir desculpas e reparar os danos. “Essas são atitudes compatíveis com quem é responsável pelas suas ações e, principalmente, digno de confiança”, completa.

Cometer um engano e, com isso, lesar um colega de trabalho pode acontecer com qualquer um. O mais importante é contornar o ocorrido, com reparação e retratando-se. “Colocar a culpa no outro, se omitir e se fazer de vitima são comportamentos mal vistos. Quem age dessa forma é visto como covarde e mentiroso e incapaz de assumir suas ações”, destaca Eva. Segundo ela, isso só serve para despertar desconfiança e a antipatia de todos ao seu redor.

Todavia, ao assumir o deslize e pedir desculpas, com sinceridade, maturidade e profissionalismo, é possível estabelecer confiança e despertar a simpatia dos demais. Quando agir assim os outros lembrarão de você como alguém sério e responsável.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!