Já é fato: no mundo corporativo, há muita competitividade. Por isso, a preocupação sobre a estabilidade em seu cargo pode ser constante. A autocobrança, por um lado, pode ajudar você a sempre se empenhar a desenvolver cada vez mais suas habilidades. Por outro lado, é ela a responsável por gerar complexidade em situações fáceis de serem resolvidos. Veja nesta matéria do Nube como é possível lidar com o perfeccionismo e aprender com seus erros!

Você já deve ter ouvido aquele ditado “errar é humano”, certo? De fato, por diversas vezes, teremos tarefas difíceis e, como não somos robôs programados para executar funções com perfeição, cometeremos alguns deslizes. Mesmo sendo acidentais, os desacertos existem. Porém, você deve procurar sempre um meio de aprender com elas e reverter esse quadro da forma mais saudável possível.

Na concepção de Andressa Franca, estudante de direito da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, os escorregões são normais. “Sempre tento verificar onde estou falhando no meu estágio para evitar contratempos, pois quero me formar estando preparada para o mercado”, aponta. De acordo com a universitária, somente assim ela pode assimilar a importância de cada função desempenhada dentro da empresa onde estagia.

Para a consultora de RH e coach de carreira, Juliana Gonçalves, a busca pela exatidão pode prejudicar seu rendimento e até mesmo sua saúde. “A perfeição é uma concepção muito pessoal. Por isso, o perfeito na concepção de um, pode não ser para outro. Essa procura demanda tempo e dinheiro nas organizações”. De acordo com Juliana, o processo de desenvolvimento de um profissional passa por diferentes etapas e essa é uma das mais importantes. “Precisamos olhar para a origem deste deslize: falta de informação ou de atenção, autonomia precoce, ausência de experiência, visão analítica superficial, má vontade, entre outras possibilidades”, diz.

A especialista ainda indica: manter a tranquilidade, nesses casos, é fundamental. “Estar calmo possibilita um olhar mais detalhado para analisar a questão de uma maneira global. Assim, o colaborador consegue ver alternativas para contornar a situação e desenhar estratégias para solucioná-la”, conclui. Portanto, é importante saber: em sua trajetória, erros irão ocorrer. Sua decisão de tomá-lo como um aprendizado fará você evoluir em todos os aspectos de sua vida. Então, esteja sempre disposto a resolver os problemas de forma eficaz e eficiente.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário em nossas redes sociais! O Nube torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe