Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-lideres-como-promovedores-da-diversidade

Os líderes como promovedores da diversidade 

Notícia | 31/10/2023

Ana Clara Lima

A diversidade é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e para o sucesso das organizações no século XXI. Reconhecer, valorizar e promover a inclusão são princípios essenciais para o desenvolvimento humano e profissional, e os líderes desempenham um papel crucial nesse processo. Afinal de contas, eles são os maiores influenciadores do mundo corporativo. Sendo assim, compreenda a relevância de investigar tais questões ao longo da jornada dos estagiários e jovens aprendizes dentro das entidades. 

O poder do exemplo!

Cada vez mais, as companhias estão apostando em equipes multifacetadas como catalisadoras do crescimento, inovação e retenção de talentos. De acordo com um relatório da Deloitte, 80% dos gestores e executivos de Recursos Humanos enxergam a diversidade e a inclusão como fatores-chave para a vantagem competitiva nos negócios. Entretanto, atingir um ambiente assim verdadeiramente demanda dedicação da direção e uma cultura consolidada. 

Portanto, essa é a principal responsabilidade de uma administração comprometida, na qual o envolvimento é crucial para efetivar tais juízos e dissipar os preconceitos e receios ainda existentes no meio laboral. “Em uma empresa inclusiva, o tema é rotineiramente discutido pela alta liderança. Há também processos seletivos sem vieses e espaços seguros para as pessoas poderem se expressar livremente. Além disso, todos os colaboradores devem fazer parte dessa dinâmica”, esclarece Felizitas Lichtenberg, head global de diversidade e inclusão da SumUp.

Logo, fomentar esses quesitos pode trazer consideráveis benefícios para uma firma. Conforme estudos, como o realizado pela Deloitte, uma política inclusiva pode gerar um aumento de até 30% na receita por trabalhador. Aliás, existem outros pontos positivos relevantes, pois assumem uma função significativa na atração, permanência e fidelização dos funcionários. Embora seja uma responsabilidade coletiva, os supervisores exercem uma posição central em seu êxito. 

A construção de um espaço onde todos são tratados com igualdade e podem ser autênticos é moldada tanto pela filosofia organizacional quanto pela conduta das hierarquias, das quais podem utilizar seu cargo estratégico para fortalecer o staff. “Liderar pelo exemplo é o método mais eficaz para promover um ambiente mais acolhedor. Sendo uma forte alavanca de competitividade das companhias, um excelente gestor irá inspirar confiança e motivar os colaboradores a seguir um caminho mais inclusivo”, complementa Felizitas. 

Cresce a profissionalização em DE&I

Segundo uma pesquisa elaborada pela consultoria Tree Diversidade, os profissionais do segmento percebem como a pauta está mais presente e organizada nas corporações em comparação com dois anos atrás. Ouvindo 190 especialistas em todo o país, revelou-se como o percentual de respondentes ocupando posições específicas em diversidade, equidade e inclusão (DE&I) aumentou de 23% para 42% entre a primeira investigação em 2021 e a segunda em 2023. 

Inclusive, foi identificado um crescimento no percentual de pessoas em cargos de analistas e assistentes na área, passando de 34% na primeira edição para 47% na apuração mais recente, indicando um investimento das instituições na formação de times para conduzir ações nesse âmbito. “Houve um avanço importante. No primeiro levantamento, em 2021, a percepção era de características mais próximas de um ‘voluntariado corporativo’, ou seja, sem direcionamento, verbas, líderes designados, com pessoas acumulando funções e menos capacitação”, explica Letícia Rodrigues, sócia-fundadora da Tree.

A sondagem também apontou uma maior diversificação no perfil dessa profissão em comparação à pesquisa anterior, embora ainda não reflita de maneira adequada a representatividade dos variados grupos minorizados na sociedade brasileira. Houve uma redução na presença de profissionais autodeclarados como brancos, retratando agora 45% da amostra. Por outro lado, a proporção de pardos elevou para 20% em comparação a 16% há dois anos, e os negros também tornaram-se mais presentes, totalizando 32% contra 28% em 2021. 

Ademais, a participação de pessoas trans também cresceu, atingindo 7% em relação a 5% anteriormente. Apesar desses avanços, constatou-se como a saúde mental continua sendo um desafio no setor, com 37% dos entrevistados afirmando uma piora no quadro desde o início da carreira. “O mundo viu empresas do Vale do Silício tidas como modelos de empregadores se desfazerem sem cerimônia de profissionais contratados por ações afirmativas. Enquanto isso, fortaleceu-se a ideia da diversidade ser uma barreira ao crescimento das empresas, quando, na verdade, é estratégica para viabilizá-lo”, ressalta Letícia. 

Os líderes participam ativamente da inclusão!

Em suma, o tópico engloba uma ampla gama de características, como gênero, etnia, orientação sexual, idade, habilidades, origem socioeconômica, formação educacional, crenças e experiências de vida. Quando bem gerida e integrada, proporciona uma multiplicidade de perspectivas e aptidões das quais podem impulsionar a inovação, criatividade e desempenho dos quadros. A partir de diferentes perspectivas e abordagens, encontra-se uma análise mais abrangente das situações, levando a decisões mais informadas e bem fundamentadas.

Logo, é primordial os líderes dialogarem de forma clara e inequívoca o compromisso da organização com a diversidade e a inclusão. Eles devem envolver os indivíduos, explicar os benefícios e incentivar a participação ativa de todos. Assim, garente-se recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e promoções justos e baseados no mérito, sem qualquer forma de discriminação. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e veja nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O estágio e a aprendizagem formam os líderes do amanhã!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete