Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saiba-como-ser-um-bom-lider

Saiba como ser um bom líder  

Notícia | 26/06/2023

Larissa Almeida

 A construção de uma boa equipe, seja ela formada por aprendizes, estagiários ou efetivos, não é destino ou sorte. Ao contrário disso, ela surge a partir do estabelecimento de uma liderança apta para organizar, coordenar, auxiliar e engajar o quadro da empresa. Nesse sentido, é essencial manter nesse cargo um indivíduo capacitado com as habilidades necessárias. Afinal, ele influenciará no desempenho dos demais colaboradores. Então veja, nesta matéria, os comportamentos de um gestor de sucesso! 

Liderar não é tão simples como parece 

O Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, fez uma investigação com cerca de 22 mil respondentes, na qual questionou se essa colocação em uma companhia é uma função fácil de ser executada. O resultado foi discrepante, com 92,53% discordando da indagação e apenas, aproximadamente 4,42% afirmando ser uma missão tranquila. Isso deixa claro a complexidade do papel a ser exercido e como ele precisa ir além da teoria e agir para ser harmonioso, resistente a cobranças e empático ao mesmo tempo, sem deixar de se conectar com a área. 

Afinal, o que forma um bom coordenador?

De fato, não nascemos líderes, mas sim, desenvolvemos, com o tempo, as características essenciais para a posição. No intuito de saber quais são elas, o agente de integração anterior fez mais um levantamento sobre o assunto. Com 24 mil entrevistados, as respostas definiram os principais pontos de um chefe inspirador. Para a maioria, 77,71% é quem consegue ensinar e motivar. Em menores proporções, aparecem ser acessível e paciente (6,47%); preocupado com a carreira da equipe (6,39%); exigente, mas com propósito (5,25%) e, por fim, alguém com muito conhecimento (4,18%). 

Para quem ainda  se sente preparado, pode anotar as indicações de uma especialista 

Seja para quem já está nesse ofício em busca de uma melhoria, ou vai ingressar e não faz idéia de como passar uma boa impressão, não se preocupe! Para ajudar nessa missão,  Mara Leme Martins, a VP da BNI Brasil - Business Network International, deixa cinco dicas essenciais para ser um ótimo representante. Descubra: 

1- Zelo pela humanização: é necessário compreender um pouco sobre as duas vertentes do colaborador, o lado pessoal e profissional. Isso porque, elas precisam estar alinhadas com o mesmo propósito. Além disso, ele precisa entender como os componentes  não são objetos. Indivíduos felizes produzem mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros acreditam em como o seu propósito de vida está conectado com o trabalho atual. 

2- Investimento no espírito de equipe: de acordo com uma análise divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das oportunidades laborais são preenchidas por meio de indicações vindas de contatos. Isso prova o valor de desenvolver um trabalho em equipe adequado.

Por isso, assim como saber liderar e ter ideais de humanização, um gestor também deve ter espírito de equipe e saber delegar funções. Existem sujeitos capazes de realizar todo o processo e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário investir em talentos, com funções específicas, para melhorar os resultados da companhia de maneira saudável. Cada um pode agregar de alguma forma para a expansão da organização. 

3 - Autogestão e resiliência: essas soft skills não são apenas importantes para o líder, mas também para o liderado a fim de crescer. Saber controlar a sua própria gestão é uma habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no mundo digital, onde cada vez mais turmas fazem as suas atribuições remotamente. Assim, além de ter essa característica é preciso buscar perfis, dos quais também a detenham. 

Um item, de fato, presente no mundo corporativo são os problemas. Por isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem impulsividade e não prejudicar o nome. Assim, planejar como agir sobre a pressão de uma intercorrência é de extrema relevância. 

4 - Planejamento e sede de conhecimento: saber incluir prazos e definir as suas atividades, bem como os afazeres dos demais membros, é uma propriedade indispensável para esses profissionais. Desenvolver as tarefas de forma objetiva gera resultados mensuráveis e cria um controle maior sobre o seu projeto.

Existe uma forte opinião hoje em dia de não ser mais necessário estudo para liderar. No entanto, é preciso lembrar como podem tirar tudo de você, menos o conhecimento. Por isso, ter vontade de estudar, investir em cursos é sempre essencial para o seu crescimento e também o da companhia.

5 - Inovação e autoconfiança: além de pensar em cursos para melhorar o autoconhecimento, o dirigente deve também ter uma mente inovadora, ou seja, estar sempre pensando em ideias e melhorias para a corporação. E isso vale também para sugestões de aprimoramento da estrutura física, ou até em medidas para beneficiar o contratado.

Já a autoconfiança é necessária para enfrentar qualquer dilema presente em sua jornada de gestão. Quanto mais confiante, se torna cada vez mais possível racionalizar as tomadas de decisões. Contudo, se você é inseguro, tende a afundar-se nas dificuldades e triplicar os gargalos. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para encontrar a sua primeira posição no mercado e ser um líder do futuro, conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete