Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-presencial-voltou-com-tudo

O presencial voltou com tudo? 

Notícia | 17/10/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos meses, o mundo tem vivenciado uma reviravolta notável no cenário pós-pandemia. Com a disseminação das vacinas e a adoção de medidas de segurança, muitas atividades das quais haviam migrado para o virtual estão retomando ao formato presencial. O retorno às interações face a face, seja no âmbito profissional, educacional ou social, levanta questões pertinentes sobre o impacto dessas transformações no cotidiano da sociedade. Sendo assim, fique por dentro de como esse movimento pode afetar a vida dos estagiários e jovens aprendizes.

Os impasses dos regimes de trabalho

Conforme levantamento realizado pela startup Revelo, cerca de 79% das pessoas adeptas  ao home office optariam por perder o emprego ao invés de frequentar rotineiramente os escritórios. Essa tendência tem sido corroborada por notícias atuais, indicando como companhias do setor tecnológico têm enfrentado a perda de colaboradores devido à imposição do retorno às sedes físicas. Fica nítida, portanto, a ascensão de uma nova fase no mundo corporativo.

Nesse contexto, o maior obstáculo dos estabelecimentos é encontrar o caminho mais benéfico para todo o coletivo, tendo em vista o impacto direto da cultura organizacional nas entregas e convivência. “Quem no teletrabalho nunca foi interrompido pelo cônjuge, pet, campainha inesperada, etc? Ainda mais quando a pessoa não tem um espaço em casa propício para trabalhar”, comenta Uranio Bonoldi, palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão.

Como nunca, é interessante estabelecer dias designados para os colaboradores participarem de cursos, dar palestras, passar o expediente junto a líderes de diferentes departamentos e compartilhar bons momentos de conversa. Há também a possibilidade de envolver-se em programas para dividir seus hobbies e histórias. Sempre quando viável, é levada em consideração a necessidade de flexibilidade, garantindo a viabilidade de ausentar-se do espaço de trabalho quando necessário, sem sofrer sanções.

Em um âmbito mais profundo, a interação direta estimula a comunicação, tornando-a mais fluida e sem empecilhos entre os níveis hierárquicos. “Muitas empresas tiveram dificuldade em garantir a colaboração e a interação entre os funcionários. O desafio em estimular discussões, compartilhar ideias, resolver problemas complexos, promover a criatividade e a inovação à distância às vezes pode ser intransponível. Esse fato, no médio/longo prazo, pode colocar a empresa em risco de perder competitividade e mercado”, explica Bonoldi. 

A cultura organizacional é quem dita as regras!

Hoje em dia, o hibridismo mescla dias na firma com outros em casa,  operando como uma solução promissora com a união entre as vantagens do contato interpessoal com a flexibilidade conquistada durante a crise sanitária. No entanto, o formato tradicional voltou a ser valorizado não apenas pela eficiência no diálogo e colaboração, mas também pela necessidade de resgatar a filosofia empresarial e fortalecer os laços entre o time. 

Portanto, cada indivíduo e profissão possui uma dinâmica de funcionamento própria, sendo imprescindível adaptar suas necessidades às tendências mercadológicas. “Ao trabalhar de casa, a divisão entre o serviço e a vida pessoal é mais difícil, sendo fácil cair na armadilha de estender a jornada além do necessário. Sem a estrutura do ambiente de escritório e o limite claro de horário de saída, muitos profissionais tendem a prolongar as horas de atividade, comprometendo seu tempo de descanso e lazer”, pontua Bruno Lofego, especialista em coworking.

Torna-se evidente, portanto, como essa movimentação não é uniforme. Isso porque significativa parcela dos trabalhadores operando diretamente de seus lares resistem ao fim do anywhere office. Afinal, a eficiência comprovada e a flexibilidade proporcionada pelo regime são pontos dos quais muitos não desejam perder. Portanto, a busca por um equilíbrio entre os benefícios do presencial e do remoto é fundamental para atender às expectativas de todos os envolvidos.

Outro aspecto importante é a infraestrutura e as políticas de segurança implementadas pelas instituições. Nesse sentido, 2020 deixou uma marca indelével na conscientização sobre a saúde e os colaboradores estão atentos às medidas de proteção implementadas em cada estabelecimento. “Em um espaço de coworking, diversas pessoas atuam juntas em um ambiente comum, compartilhando recursos como mesas, cadeiras, conexão à Internet, salas de reunião e outras infraestruturas”, contextualiza Bruna. 

A customer experience é valiosa!

Em suma, ainda é cedo para determinar se o presencial voltou com força total ou se o modelo híbrido será a norma. A resposta provavelmente variará de acordo com a personalidade de cada empreendimento, o setor de atuação e as preferências da equipe. No final das contas, o importante é ter uma decisão guiada pelo bem-estar, eficiência e satisfação de todos os envolvidos.

Desse modo, é possível atingir o alinhamento de prioridades do público interno. Além dos evidentes benefícios relacionados à qualidade de vida, a postura certeira pode estimular a tão sonhada customer experience positiva. Com isso, é fortalecida a marca empregadora, trazendo resultados expressivos quando por meio do employer branding. Tais características são fundamentais para sobreviver em um mercado de trabalho pautado pela interconectividade. 

Por fim, o Nube apura semanalmente concursos, livros e exposições para os leitores. Estamos sempre em busca de produzir conteúdos relevantes para o seu futuro! Para mais informações, confira nosso blog e redes sociais. Também oferecemos cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes, acesse!

Assista à TV Nube e veja nossas matérias aqui no site, postadas todos os dias com pautas exclusivas. Nos siga também: @nubevagas! Estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Threads, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis.

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato! 

Aproveite a nossa plataforma para conferir milhares de vagas para estudantes, conteúdos com novidades sobre o mercado de trabalho, certificado de horas complementares, pesquisas e diversas outras vantagens. Garanta o seu lugar no nosso banco de dados, cadastre-se! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube conta com talentos de todos os cantos do Brasil!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete