Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
remoto-ou-presencial-qual-a-melhor-opcao

Remoto ou presencial: qual a melhor opção? 

Notícia | 22/08/2023

Ana Clara Lima

Em um mundo onde as tecnologias avançam a passos largos e a flexibilidade se torna cada vez mais valorizada, surge um dilema no qual ecoa em escritórios, empresas e até mesmo nas mentes de profissionais ao redor do globo: atuar remotamente ou presencialmente? As particularidades entre essas duas modalidades têm ocupado o centro das discussões no cenário corporativo, provocando reflexões sobre produtividade, bem-estar e o futuro do trabalho. Sendo assim, compreenda como essa pauta também pode impactar a realidade dos estagiários e jovens aprendizes. 

Afinal, o teletrabalho é efetivo?

A ascensão do serviço a distância foi acelerada pela pandemia de Covid-19, quando muitas companhias foram forçadas a adotar esse regime como resposta às restrições de mobilidade. Esse período desafiador, no entanto, também revelou os benefícios e desafios do remoto. A possibilidade de evitar o deslocamento, ter um canto personificado e conquistar um melhor equilíbrio entre vida laboral e pessoal são alguns dos aspectos responsáveis por redefinir o mercado. 

Com a chegada repentina da crise sanitária, muitos questionamentos surgiram acerca da validade das dinâmicas on-line. No entanto, as inovações mostraram-se eficientes e, não obstante, continuam no cotidiano dos indivíduos mesmo com a retomada das atividades. “O remoto tem a característica de ser ao vivo e personalizado, é quase uma reprodução do presencial. Vamos pegar de exemplo a terapia: uma coisa é ler um livro de autoajuda, outra bem diferente é fazê-la com um terapeuta simultaneamente do outro lado, te puxando e escavando suas necessidades pessoais a serem trabalhadas”, pontua Fran Rorato, CEO da Vox2You. 

Nesse sentido, quando falamos sobre os diversos setores de atuação, podemos analisar como essa nova realidade permite uma maior diversidade geográfica na contratação de talentos. Afinal, abre portas para uma força de trabalho global e a incorporação de distinstas perspectivas e habilidades. A flexibilidade de horários e a autonomia para criar um local mais confortável também são atrativos dos quais têm ganhado relevância.

Apesar dos benefícios, o presencial também tem seus méritos. A interação face a face promove a construção de relacionamentos mais sólidos e a comunicação eficaz. As trocas informais nos corredores, as reuniões e o compartilhamento de ideias em um espaço físico compartilhado geram uma sinergia criativa muitas vezes desafiadora de reproduzir por uma tela. Logo, o hibridismo tem ganhado cada vez mais espaço, juntamente das condutas de acolhimento para os integrantes do time distantes da sede de uma determinada companhia. 

Existe melhor alternativa?

Conforme uma pesquisa conduzida pela Gartner, mais de 50% dos profissionais em escala global manifestam preferência pelo teletrabalho, inclusive após a fase aguda da pandemia. Os resultados do estudo também evidenciam como esse grupo tende a relatar maior satisfação com o controle sobre as mais variadas esferas da vida. Fica nítido, portanto, como essa não foi uma mudança temporária, mas sim, uma reestruturação na rotina dos trabalhadores de todo o mundo.  

Nesse contexto, não é uma decisão simples e deve ser tomada com muito cuidado, consideração, observando tanto as vantagens e desvantagens por parte das entidades e de seus funcionários. “De fato, propicia maior aproveitamento do tempo e mais produtividade, pois economiza preciosas horas no trânsito. Também tem o lado positivo de causar menos impacto ambiental e de ser uma modalidade mais inclusiva para todos, permitindo, por exemplo, pessoas com deficiência trabalharem em condições mais próximas às de seus colegas”, ressalta Ronaldo Bias Ferreira Jr., sócio-diretor da u.ma.

O debate sobre qual regime é a melhor opção muitas vezes resume-se a encontrar uma harmonia capaz de atender às necessidades tanto do quadro quanto da firma. Uma abordagem híbrida tem ganhado popularidade, permitindo aos funcionários dividirem seus respectivos expedientes. Isso visa combinar o melhor dos dois mundos, aproveitando os benefícios do home office e da interação direta.

Desse modo, a definição clara de expectativas, a comunicação transparente e a criação de escritórios flexíveis são elementos essenciais para o sucesso. “Em resumo, as preferências dos funcionários em relação ao presencial versus o remoto podem variar amplamente a depender de fatores como a natureza do trabalho, a cultura da empresa e as necessidades pessoais dos colaboradores”, acrescenta Ferreira. 

Ouça as necessidades internas!

Torna-se evidente, portanto, como a questão de optar por um regime transcende as conveniências de mobilidade ou gostos individuais. Ela envolve uma análise cuidadosa das demandas do indivíduo, particularidades da função e das características da instituição. Enquanto as organizações continuam a navegar pelos desafios e oportunidades do cenário do mercado em constante evolução, a flexibilidade e a adaptação emergem como elementos cruciais na busca por uma cultura certeira para potencializar o crescimento de todos os envolvidos.

Contudo, qualquer novidades requer uma reavaliação das políticas operacionais, infraestrutura tecnológica robusta e uma mudança na filosofia para promover a confiança e a produtividade independentemente da localização. Isso porque não existe uma resposta única, levando em consideração como a escolha depende da da natureza da profissão e dos traços empresariais. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube oferece vagas de estágio e jovem aprendiz em todas as modalidades!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete