Antes da pandemia, o home office já fazia parte de muitas corporações. Contudo, com a necessidade do isolamento social para evitar a propagação do vírus, esse modelo tornou-se essencial. Com o passar dos dias convivendo com a flexibilidade e conforto desse regime, muitos não querem outra coisa. Isso deu espaço ao Anywhere Office. Você já ouviu falar?

Depois de conhecer a liberdade, profissionais não querem outra coisa

Meses depois da adoção dessa prática, muitas pessoas enxergaram os benefícios. Segundo estudo da IBM, 52% dos profissionais brasileiros desejam manter a atuação remota com idas ocasionais ao escritório. Já em outra pesquisa, essa da Cushman & Wakefield, 73,8% das empresas pretendem instituí-lo como prática definitiva.

Nesse sentido, se é possível para alguns tipos de profissionais trabalhar de casa, por que não trocar pequenos ambientes na cidade por lugares com vistas inspiradoras? Assim, o horário do almoço pode ser aproveitado com um mergulho no mar, descansando na rede ou correndo atrás dos filhos com os pés na grama, por exemplo. Afinal, essa é a vantagem do home based.

De acordo com a Bossa Nova Sotheby’s, a procura por imóveis no campo e no litoral de São Paulo cresceu mais de 600% em 2020. Essa prática é chamada de Anywhere Office, formato o qual terá ainda mais destaque daqui em diante. “Não estar no escritório é poder estar em qualquer parte da cidade, país ou mundo. Se por um lado se conectar com os colegas de serviço continua sendo essencial, por outro esse contato não precisa se dar fisicamente”, expõe o head de tendências e futuro da Box1824, Henrique Diaz.

É uma mudança de vida

Veja só: a gerente de marketing, Cadija Tissiani, se afastou de São Paulo rumo a uma temporada de isolamento e home office em Trancoso (BA). “Saí de um estado de ansiedade muito prejudicial para mim e, consequentemente, também impactava todos em casa. As crianças, presas em um apartamento sem ter onde gastar energia, também evoluíram muito com a autonomia conquistada. Minha filha tinha desenvolvido uma espécie de pânico ao se retirar de casa e, em poucos meses aqui, esse medo paralisante foi superado”, conta.

Com isso, percebemos as novas formas de exercer as atividades profissionais sem a necessidade de ir até o escritório todos os dias. “Poder se conectar com a natureza e escolher um espaço diferente do tipo ‘work with a view’ (trabalho com uma boa vista), apesar de não ser algo permanente ou em tempo integral, pode inclusive estimular a criatividade e a sensação de bem-estar”, analisa o gerente de marketing da Corona, João Pedro Zattar.

Portanto, não estaremos de volta às organização tão cedo. Inclusive, algumas companhias famosas como Google e Facebook, já haviam anunciado a atuação remota até o final de 2021. Outras, decretaram o regime para sempre. Logo, é preciso investir em treinamento, relacionamento interpessoal e ferramentas para ajudar a manter tudo caminhando.

Essas circunstâncias quebraram algumas barreiras antes vistas com certo preconceito e isso abriu novas oportunidades em diversas esferas. Contudo, existem grandes dúvidas entre a sociedade: o que esperar do “novo normal”? Quais habilidades devem surgir? Como os gestores e as empresas contribuirão nesse cenário?

Portanto, o primordial é dar o primeiro passo para se reinventar. Para isso, explore as oportunidades e mantenha-se sempre atento e informado. Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diários com a participação de grandes especialistas. Conte com o Nube!

Você prefere home office ou presencial?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe