Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-as-expectativas-para-estagiar-em-2024

Quais as expectativas para estagiar em 2024? 

Notícia | 29/12/2023

Ana Clara Lima

Com a chegada do novo ano, muitos alunos ficam ansiosos para ingressar no mercado de trabalho por meio dos estudos. Diante de um cenário econômico em constante evolução e mudanças nas dinâmicas de trabalho, as expectativas para estagiar em 2024 refletem a busca por oportunidades mais desafiadoras, aprendizado contínuo e um ambiente profissional inovador. Portanto, fique por dentro das tendências para o próximo ciclo nesta matéria!

Os benefícios da prática

A finalidade da Lei nº 11.788/08 é uniformizar os procedimentos de admissão de estagiários, abrangendo garantias, deveres e normas tanto para os empregadores quanto para os estudantes a fim de adentrar o universo corporativo. Entretanto, é essencial ter em mente as distinções em relação à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tendo em vista a inexistência de vínculo empregatício.

Em linhas gerais, é primordial entender o programa como um ato educativo supervisionado, implementado no contexto de trabalho e destinado aos indivíduos matriculados em instituições de ensino superior, educação especial, ensino médio, pós-graduação, MBA e até doutorado. “Mesmo sem experiência corporativas anteriores, esse grupo pode apostar no estágio como pontapé inicial em suas respectivas trajetórias de sucesso. Afinal, é a grande chance de usufruir dos ensinamentos teóricos e aprender com os colaboradores mais experientes”, aponta Jéssica Quione, coordenadora de Seleção do Nube. 

Acompanhe a movimentação do mercado!

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Nube, a maior dificuldade para 41,26% dos candidatos em entrevistas é controlar o nervosismo e ansiedade. Fica nítido, portanto, como significativa parcela de talentos não conseguem demonstrar seu máximo potencial nos processos seletivos. Pensando nisso, elencamos cinco tópicos importantes para os interessados em destacar-se nesse contexto. Veja!

As tendências tecnológicas são benéficas: o avanço rápido dos recursos techs tem moldado o cenário corporativo, e isso não é diferente para as pessoas em início de carreira. A previsão para os próximos anos é de companhias intensificarem suas demandas por novos talentos capazes de lidar com as novidades, como inteligência artificial, automação e análise de dados. Logo, educandos com habilidades em programação, desenvolvimento web e ciência de dados podem se destacar nesse meio competitivo.

A flexibilidade chegou para ficar: a pandemia da Covid-19 já passou, mas trouxe consigo práticas de trabalho transformadoras e permanentes. Seja qual for a modalidade de atuação, os indivíduos podem esperar uma combinação de trabalho presencial e remoto, exigindo aptidões de gerenciamento de tempo, autonomia e adaptação a diferentes espaços operacionais. “Por essa razão, o profissional deve ser capacitado e atualizado, capaz de acompanhar as mudanças do mercado. Novos cargos serão gerados e outros serão modificados, exigindo novas skills e expertise”, comenta Gabriel Matias, CEO da Crowd.

As habilidades socioemocionais são primordiais: além das competências técnicas, as corporações estão cada vez mais valorizando as soft skills. Portanto, os recrutadores e gestores estão em uma busca constante por requisitos como a comunicação eficaz, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas. “Tais características são consideradas fundamentais para o sucesso em equipe e para enfrentar os desafios do contexto laboral moderno”, acrescenta Jéssica.

A responsabilidade social está em alta: a consciência socioambiental tornou-se uma prioridade para muitas organizações. Por isso, os selecionadores esperam por candidatos com uma compreensão sólida das práticas ecológicas e um compromisso com a responsabilidade social corporativa. Contribuir para a construção de um mundo mais sustentável pode ser uma parte integrante das experiências de estágio.

A mentoria é uma tendência positiva: tendo em vista a alta competitividade em variados setores, percebe-se a tendência de investimentos em mais programas de mentoria e aprimoramento técnico para todos os integrantes do quadro. Essas iniciativas visam acelerar o crescimento coletivo, principalmente das pessoas em formação, proporcionando orientação personalizada e oportunidades de aprendizado prático.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete