Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-relacao-da-ia-com-as-emocoes-corporativas

A relação da IA com as emoções corporativas 

Notícia | 04/08/2023

Ana Clara Lima

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem assumido uma presença cada vez mais marcante no mundo corporativo. Desde chatbots até sistemas de análise de dados avançados, ela tem se mostrado uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões nas organizações. Nesse cenário, surge uma relevante questão: como essa tecnologia afeta as emoções corporativas? Portanto, venha entender um pouco mais sobre como a interação com sistemas automatizados afeta a experiência da humanidade no ambiente de trabalho?

Como a tecnologia impacta o lado profissional das pessoas?

A relação entre a IA e os sentimentos laborais é complexa e multifacetada. Por um lado, a inovação pode trazer benefícios significativos, como a automação de tarefas repetitivas e a liberação de tempo para atividades mais estratégicas e criativas. Isso pode resultar em maior satisfação e motivação no escritório, tendo em vista como os funcionários se concentram em projetos desafiadores e significativos. Além disso, pode ajudar a melhorar a precisão e a consistência das operações, reduzindo erros humanos e aumentando a confiabilidade dos processos.

Por outro lado, a constante evolução também pode gerar preocupações em relação ao bem-estar emocional dos trabalhadores. O contato com mecanismos automatizados pode levar a uma impressão de distanciamento e falta de conexão entre pessoas. A ausência de empatia e compreensão por parte das máquinas pode afetar negativamente a qualidade das interações no serviço, especialmente em situações com alta demanda das tão populares soft skills

Além disso, a substituição de empregos pode gerar ansiedade e insegurança entre os funcionários, levando a um clima organizacional tenso e desmotivador. “Nesse contexto, a IA desempenha um papel significativo, pois sua presença nos desafia a encontrar um equilíbrio entre o avanço tecnológico e a valorização das competências emocionais humanas. Ao liderar com coragem, devemos reconhecer como pode facilitar tarefas rotineiras, liberando tempo para nos concentrarmos em áreas como a empatia, vulnerabilidade, escuta ativa, o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos”, Juliana Dimário, Head de Pessoas e Cultura da CBYK.

Como nunca, é primordial promover uma cultura de acolhimento com o quadro, pois a convivência da equipe tem sido cada vez mais marcante no mercado. “A partir de um desenvolvimento emocional, podemos preparar a liderança e principalmente as gerações futuras, para enfrentar os desafios do mundo intensificado pela IA, garantindo permanecermos conectados, compassivos e capazes de compreender e responder às necessidades individuais uns dos outros”, reforça Juliana. 

Saber se adaptar às mudanças é primordial!

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela Deloitte, a employee experience (EX) é considerada "importante" ou "muito importante" por 80% dos executivos, quando se trata das organizações. O estudo revela ainda como os entrevistados reconhecem o papel positivo do termo na retenção de talentos e influencia diretamente no desempenho dos funcionários, resultando em maior produtividade.

Essa questão é particularmente significativa, considerando como 77% da força de trabalho global está desengajada, causando um prejuízo estimado de 8,8 trilhões de dólares para a economia global, conforme o relatório Gallup State of the Global Workplace: 2023. “Antes de mais nada, os indivíduos precisam se identificar com os propósitos e valores da empresa e, claro, às funções desempenhadas por ele. Esse é um tópico considerado crucial, porque a interação entre o time, liderança e colaborador impacta diretamente o clima organizacional, tendo em vista como essa troca é responsável por incentivar ou desencorajar um talento”, aponta Jéssica Ariane, Head de Produto HCM na Senior Sistemas.

Atualmente, algoritmos avançados são capazes de detectar e interpretar emoções com base em dados coletados de trocas virtuais, como e-mails, mensagens de texto e até mesmo expressões faciais capturadas por câmeras. Essa capacidade oferece às corporações insights valiosos sobre o estado emocional do staff, permitindo uma gestão mais eficaz da integridade e da participação do time.

Ainda assim, é imprescindível garantir a coleta e o uso desses conteúdos de maneira ética, respeitando a privacidade e o consentimento de todos. “As possibilidades são inúmeras, incluindo inserir IA em treinamentos e atividades relacionadas a saúde e bem-estar. Hoje existem várias ferramentas para integrá-la de maneira flexível e modular, dependendo das necessidades de cada empresa e da jornada dos seus colaboradores”, ressalta Jéssica. 

O equilíbrio é a chave para o sucesso!

Em suma, devemos reconhecer e celebrar os avanços tecnológicos, enquanto defendemos a importância da saúde mental. Dessa forma, é essencial ponderar sobre o aprimoramento das soft skills, aproveitando as valiosas contribuições da IA para construir um mundo onde os aspectos humanos sejam valorizados. Logo, é crucial encarar esse momento sem temer sermos substituídos, e sim nos prepararmos para adquirir novas competências e otimizar funcionalidades e profissões. 

Por essa razão, equilibrar a eficiência e o rendimento oferecidos pela inovação com as necessidades psiques dos trabalhadores é indispensável para promover um ambiente de trabalho saudável e agradável. Ao encontrar a dosagem certa, as firmas podem colher os benefícios da interconectividade, impulsionando o bem-estar emocional e a satisfação do público interno.

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube acredita na tecnologia como uma grande aliada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete