Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-a-relacao-do-esporte-com-o-bem-estar

Qual a relação do esporte com o bem-estar? 

Notícia | 28/07/2023

Ana Clara Lima

No cenário atual, onde a busca pelo bem-estar e uma vida saudável tornaram-se prioridades para muitas pessoas, o esporte desempenha um papel fundamental. Além de promover a integridade física, a prática está intrinsecamente ligada à positividade emocional, social e mental. Não obstante, as empregadoras têm ampliado seu olhar para esse quesito em ascensão pelo mundo corporativo. Sendo assim, fique por dentro dos benefícios de investir no autocuidado e qualidade de vida dos colaboradores.

As novas perspectivas do mundo corporativo

De acordo com uma pesquisa recente da KPMG, 53% dos líderes de Recursos Humanos têm como prioridade nos próximos três anos a melhoria da saúde mental e do bem-estar dos integrantes do time. Enquanto isso, 57% reconhece a importância de transformações na força de trabalho, como mudanças no formato, tamanho, habilidades e organização, para atender às necessidades das instituições e aprimorar a experiência dos trabalhadores nos processos empresariais.

No entanto, somente 25% dos entrevistados afirmaram possuir capacidade atual para acompanhar essas modificações. “Antes da pandemia, a área de gestão de pessoas era certa e previsível, com a aplicação das melhores práticas e replicando os feitos de outras organizações. Agora, com cada vez mais funcionários reconsiderando objetivos e expectativas de carreira, os planejamentos corporativos precisam acompanhar esse movimento e abordar desafios novos e emergentes de maneira mais eficiente”, comenta Dustin Pozzetti, sócio-líder da área de consultoria da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Conforme o levantamento citado, notou-se como 50% dos executivos de RH enfatizam a relevância de estabelecer uma cultura de agilidade organizacional para alcançar o sucesso nos negócios. Entretanto, apenas 19% deles acreditam na capacidade de suas firmas implementarem tais iniciativas nos próximos três anos. Ainda assim, 46% destacaram a necessidade de investir no desenvolvimento de talentos, a fim de permitir a combinação eficaz de habilidades e tarefas, assim como de pessoas e funções.

Nesse contexto, a atual conjuntura corporativa é um conjunto integrado de skills para criar valor e alcançar um objetivo definido, baseado em análise de dados, adoção de testes, aprendizado contínuo e aplicação de respostas para enfrentar os obstáculos de forma inteligente. “É preciso aperfeiçoar as estratégias das empresas, integrar a análise digital, aprimorar o mapeamento relacional, desenvolver talentos e colocar o propósito e o bem-estar em primeiro lugar”, completa Pozzetti. 

O controle emocional começa com práticas saudáveis!

Segundo dados levantados pelo instituto Gallup, os funcionários felizes na companhia apresentam uma redução significativa de 50% nos acidentes de trabalho. Aliás, o Harvard Business Review revelou como quando os times estão satisfeitos, são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e têm uma probabilidade 300% maior de se engajar em processos de inovação. Fica nítido, portanto, o impacto positivo da satisfação  nos indivíduos tanto na segurança quanto na performance das organizações.

Desse modo, as organizações estão cada vez mais atentas à importância da saúde, tanto mental quanto física, no ambiente de trabalho. “Demonstrar atenção ao bem-estar dos colaboradores traz benefícios positivos ao clima na empresa e promove o senso de pertencimento. É fundamental os profissionais perceberem se são valorizados, como suas habilidades são necessárias e se a companhia acredita em seu potencial. Dessa forma, desenvolve-se uma relação na qual todos saem ganhando”, pontua Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM.

Nesse sentido, é interessante avaliar dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam como quase metade dos adultos brasileiros (47%) não atingem o nível mínimo recomendado de atividade física por semana, correspondente a 75 minutos de intensidade vigorosa ou 150 minutos de ritmo moderado. Essa peça é fundamental para o bom rendimento nas entregas de cada um, pois proporciona inúmeros benefícios para o corpo, incluindo o fortalecimento muscular, o aumento da resistência cardiovascular e a melhoria da elasticidade. 

Com isso, a integridade emocional é fortalecida por meio da liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Isso ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, promovendo um estado de ânimo positivo. “Nosso maior capital é o ser humano. Um ambiente corporativo agradável, com opção de flexibilidade e capaz de promover a satisfação é imprescindível para reter talentos e motivá-los”, reforça Sandra. 

O esporte é a peça-chave!

No final das contas, não podemos esquecer como a interação social é outra dimensão importante do bem-estar humano, e o esporte oferece uma oportunidade única para a marca de conexões coletivas significativas. Ao participar de equipes, clubes ou eventos, os indivíduos têm a chance de conhecer novas pessoas, construir amizades e criar uma rede de apoio social. 

Em suma, as habilidades desenvolvidas são transferíveis para outras áreas da vida, como o local de trabalho e os relacionamentos pessoais, tornando-se ferramentas valiosas para o crescimento e o desenvolvimento pessoal. Inclusive, também podem funcionar como uma forma de terapia, ajudando as pessoas a lidar com traumas, melhorar a autoimagem e elevar a autoconfiança. Assim, as iniciativas nesse aspecto também fortalecem a diversidade das organizações, englobando gênero, raça, origem étnica ou até mesmo condição social. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube investe no bem-estar dos colaboradores!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete