Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-home-office-e-a-promocao-da-saude-mental

O home office e a promoção da saúde mental  

Notícia | 11/07/2023

Ana Clara Lima

Com a pandemia do Covid-19 e as medidas de distanciamento social, o home office tornou-se uma realidade para milhões de trabalhadores ao redor do mundo. Essa modalidade, antes vista como uma opção para poucos privilegiados, foi uma necessidade para garantir a continuidade das atividades empresariais. Contudo, além de suas vantagens em termos de flexibilidade e produtividade, o regime remoto também trouxe consigo desafios para a saúde mental dos profissionais. Portanto, fique por dentro das novas possibilidades no ambiente corporativo na retomada das atividades presenciais. 

O atual cenário do mercado de trabalho brasileiro

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, com aproximadamente 1.700 trabalhadores brasileiros, a quantidade de indivíduos operando diretamente de suas casas diminuiu em 16% quando comparado com 2022. Aliás, somente 8% dos entrevistados da região Sudeste estão exercendo suas atividades totalmente a distância,  enquanto o índice do ano passado era de 24,6%. 

Fica nítido, portanto, como estamos em tempos de transformação e a tendência é uma virtualização crescente das demandas organizacionais. “Muitas companhias optaram por manter os colaboradores trabalhando de forma remota, enquanto outras avaliaram como os modelos híbrido ou presencial são mais viáveis às atividades praticadas. Inclusive, no período de um ano, a quantidade de indivíduos do Sudeste atuando presencialmente subiu de 63,2% para 72,5%, e somente alguns dias da semana o avanço foi de 12% para 19%”, comenta Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket.

Conforme o levantamento citado, a frequência diária no escritório é mais comum entre as pessoas com mais de 35 anos em relação aos mais jovens. Enquanto 62,7% dos integrantes das equipes com até 34 anos atuam presencialmente, dentre os mais velhos o índice é de 77%. Já o teletrabalho é comum para 6% da faixa etária mais elevada e 12% para as novas gerações. 

Nesse contexto, as dinâmicas do mercado passaram por severas mudanças e é preciso analisá-las bem para compreender as melhores estratégias a serem adotadas pelas companhias. “Assim como os profissionais de diferentes gerações trazem complementaridade de experiências dentro das empresas, há também um desafio dos gestores de ouvir as expectativas de cada um deles para fomentar cada vez mais diversidade e pluralidade em suas equipes e nos negócios”, complementa Tatiana. 

As novas prioridades dos trabalhadores

Em uma pesquisa realizada pela Woohoo Unlimited, maior certificadora internacional de Chief Happiness Officers, 70% dos entrevistados afirmaram estarem felizes com suas vidas, mas apenas 46% estavam satisfeitos com seus empregos. Apesar dessa questão já estar em ascensão pelo mundo corporativo há um tempo, somente depois do isolamento social a pauta passou a ser priorizada por uma parcela significativa das empregadoras. 

Nesse cenário, percebe-se como a flexibilização é um quesito significativo na vida da população e é primordial acompanhar essa tendência capaz de proporcionar uma maior produtividade e senso de pertencimento. “O modelo de trabalho pode ser adaptado de acordo com a necessidade das áreas, podendo ser híbrido, presencial ou home office. Não restringimos a contratação de candidatos residentes de outras cidades ou estados, por exemplo”, pontua Heloisa Marcomini, gerente de gente e gestão da Locaweb Company.

Além disso, não podemos deixar de considerar o fato das demissões motivadas por funcionários insatisfeitos terem aumentado no último ano. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 6,8 milhões de pessoas decidiram abrir mão de seus respectivos cargos. Logo, fica evidente como a taxa de rotatividade de talentos é uma preocupação na atualidade, principalmente, em tempos de grandes sobrecargas para a saúde mental. 

Dessa forma, é fundamental estabelecer uma escuta ativa sobre as necessidades do time em prol de uma cultura organizacional compatível com as expectativas do coletivo. “Promover ações mensais nas quais o tema pode ser discutido, indicação de funcionários capacitados para tratar as síndromes e acompanhamento junto ao staff. Além de implantar o controle da jornada, a fim de proporcionar um período maior de descanso e qualidade de vida aos colaboradores”, reforça Thatiana. 

Os cuidados com o bem-estar devem estar em dia!

A transição repentina para o teletrabalho pode ser estressante e desafiadora. A falta de interação social presencial, a dificuldade em separar o tempo de serviço do pessoal e a sensação de isolamento são alguns dos fatores dos quais podem impactar negativamente a psique dos indivíduos com o escritório em seu lar. Nessas horas, a  ansiedade e o esgotamento têm sido uma realidade para muitos enfrentando incertezas em relação ao futuro, preocupações com a saúde, sobrecarga de tarefas e a adaptação a novas tecnologias e ferramentas de comunicação. 

Para lidar com essa situação, é possível implementar iniciativas para proporcionar o bem-estar do quadro. A primeira delas é estabelecer uma rotina diária, definindo horários de labuta e pausas regulares. Isso ajuda a criar um equilíbrio entre esfera laboral e pessoal, impedindo as atividades de invadirem todos os momentos do dia. Enfim, é interessante separar um espaço de concentração em casa, de forma a criar uma divisão clara entre foco e lazer. Por isso, ele deve ser organizado, confortável e livre de distrações. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube foca nas prioridades dos colaboradores!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete