Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
tenha-o-colaborador-como-prioridade

Tenha o colaborador como prioridade 

Notícia | 18/07/2023

Pedro Fagundes

Sua companhia tem destinado atenção especial à força de trabalho? Com a insurgência da Covid-19, em 2020, as relações organizacionais foram drasticamente alteradas. A antiga máxima de “viver para a labuta” mostrou-se enfraquecida, Cada vez mais, observa-se um cenário onde os colaboradores procuram separar o universo profissional do particular. Esse esforço foi potencializado com a chegada do on-line ao universo corporativo. Ter, em suas mãos, um dispositivo capaz de conectar com o expediente agrega eficiência, porém retira a privacidade. Por isso, atentar-se ao comportamento das equipes tem sido chave para o novo modelo de atuação. Quer descobrir como se alinhar a esse âmbito? Veja o conteúdo abaixo!

 

Alterações no mundo do trabalho

O ano de 2022 foi marcado pela consolidação e adaptação de novos métodos de ocupação. Com a migração para o ambiente virtual, modelos mais flexíveis – como o home office – foram amplamente adotados pelo meio ao ponto de tomarem o status de regra. Segundo um levantamento, as vagas de emprego no formato remoto cresceram 496% em comparação ao registrado no primeiro semestre de 2021 . Em resposta às renovações, as equipes de recursos humanos precisaram se movimentar rapidamente, a fim de atender às novas demandas. Além de estarem mais afastadas dos empregados, o contato com esse grupo também foi alterado. Pautas como o cuidado psicológico aparecem em alta. Logo, exigem um tratamento personalizado.

Para reduzir os atritos e proporcionar uma jornada mais tranquila, a recomendação é aprimorar o local de trabalho, tornando-o agradável e instigante. Estar com a “casa em ordem” é a base para se promover um cenário de positividade. Independentemente se o método de atuação da sua companhia for presencial ou remoto, a criação de um espaço imagético confortável já faz toda a diferença. “Garantir uma boa estrutura de trabalho, além de um local harmonioso e acolhedor, no qual o parceiro se sinta respeitado, é essencial. Além disso, contar com uma estrutura de saúde adequada às necessidades de quem trabalha é um grande diferencial”, destaca a head de Medicina da Alinea Health, Cris Gussi.

Perante as novas necessidades do ecossistema organizacional, a rotina das lideranças tiveram suas prioridades transfiguradas. A presença – não fatalmente física, porém virtual – nunca foi tão relevante. Estar ao lado do funcionário para assegurar seu bem-estar, saúde psíquica e desenvolvimento é peça chave para garantir a produtividade no contexto contemporâneo. “No fim, tudo feito ao nosso alcance a favor da qualidade de vida dos colaboradores torna-se motivador. Eles enxergam como estamos efetivamente preocupados e nos mobilizamos para o bem-estar deles. Não é só um discurso para ficar bonito, nós queremos realmente fazer diferença na vida das pessoas”´, afirma a country manager da Merz Aesthetics Brasil, Giovana Pacini.

 

Fortaleça seu vínculo com os times

Com esse pano de fundo dinâmico e conturbado, a promoção de tecnologias mostrou-se fundamental para a sobrevivência das corporações. Sem elas, a gestão de pessoas enfrentaria graves problemas e – provavelmente – veria-se presa em barreiras intransponíveis. No entanto, a delimitação de metodologias provou-se extremamente complementar, pois foi da sensibilidade humana de onde pôde-se adaptar à novidade. Pensando nisso, o Nube, em parceria com Giovana Pacini, separou quatro orientações para o melhor tratamento de contratados. Veja a lista abaixo:

Adapte a jornada dos colaboradores: essa nova ótica valoriza cada vez mais o desenvolvimento, realização e bem-estar do profissional. Assim, entende-se sua necessidade de estar acompanhado – não em momentos pontuais, mas no decorrer da carreira. Esse movimento deve ser reforçado, cada vez mais nos próximos anos, pois percebe-se o aumento da presença da geração Z no mercado. 

Preze pela intergeracionalidade: com a tendência de envelhecimento da população brasileira, as entidades já vivenciam o crescimento do número de contribuintes mais antigos. Felizmente, aos poucos, percebe-se como os preconceitos relacionados à idade avançada são infundados e ressalta-se os benefícios da intergeracionalidade nas equipes. A diversidade – inclusive etária – é primordial para um time mais criativo e enriquecedor. Quando o profissional tem curiosidade, vontade de aprender e sabe usar sua experiência, a atuação pode ser potencializada e mais produtiva. 

Nunca esqueça do feedback: outra temática diretamente relacionada à gestão de pessoas é a importância do autoconhecimento. No ambiente corporativo, a constante autoanálise e reflexão é positiva para o crescimento do ocupacional, pois abre os olhos para suas fortalezas e pontos de melhora. Assim, delineia-se os aprimoramentos e propósitos. A fim de investir nesse processo, é preciso estar aberto a escutar o outro. Para isso, o feedback é uma prática basilar. 

Valorize o fator humano dos indivíduos: há alguns anos, felizmente, muitas empresas já entenderam a relevância de assumir uma postura humanizada com os assalariados. Essa alteração promove um ambiente mais seguro e acolhedor, com especial atenção à saúde mental dos profissionais. Isso, sem dúvida, foi amplamente potencializado nos últimos dois anos. A consciência da empresa ser um organismo vivo, formado por pessoas, com desejos e necessidades próprias, enfim tomou o seu espaço. “É crucial gerar nas pessoas o sentimento de orgulho de pertencer e trabalhar. Um dos caminhos é criar programas para incentivar e promover o bem-estar dos trabalhadores”, finaliza Giovana.

 

Gostou das indicações? Então, procure um contato mais íntimo com as os times, proporcione um ambiente saudável e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para potencializar a atuação do seu negócio é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube valoriza o bem-estar organizacional e torce pelo seu sucesso!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete