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Evolua no modelo home office 

Notícia | 17/07/2023

Pedro Fagundes

Sua empresa soube aderir ao modelo remoto, nos últimos anos? Caso essa pergunta fosse feita em outro ponto da história, se esbarraria em uma série de dúvidas e findaria sem resposta. A prerrogativa de se adaptar a um método de atuação antes mal veiculado não faria sentido. O home office, por um considerável período, era visto como uma mera exceção à regra, utilizado em situações específicas e monitorado com olhares desconfiados. No entanto, com a insurgência da Covid-19, o isolamento social obrigou o universo trabalhista a migrar-se para o on-line. Dessa forma, o expediente a distância tomou para si o status de norma. Quer conferir os principais aprendizados dessa mudança? Conecte-se já e acompanhe a matéria!

 

Utilização do remoto

A  pandemia impulsionou inúmeras transformações à sociedade. Seu momento de reclusão proporcionou, aos funcionários, a carência de transferir sua estação de serviço para dentro de casa. Desse ponto, emergia o teletrabalho. Passados três anos, o avanço da imunização trouxe a possibilidade de regressar à antiga rotina. Todavia, a boa experiência reverberou em novas exigências, como a jornada híbrida. A flexibilidade torna-se, portanto, o mantra da Geração Z no mercado. “As pessoas mais novas têm uma necessidade maior de liberdade, de inovar, de fazer e tomar as suas próprias decisões. As corporações devem compreender esse pedido por criatividade, e reconhecê-los pelos seus números”, revela o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, Alexandre Slivnik.

O natural desalinhamento geracional indica um cenário conturbado, o qual – assim como no decorrer da crise sanitária – exige adaptações. Enquanto de um lado, o empresariado amontoa dúvidas a respeito da temática, do outro, os empregados retificam sua preferência em atuar, ao menos uma parte, de casa. “A liberdade de escolha entre trabalhar a distância ou no escritório é substancial. Isso reduz custos, tanto para corporação, quanto para os colaboradores. Além disso, ganha-se em comodidade, tendo em vista o fato do colaborador não gastar horas para se deslocar até a labuta, aumentando, consequentemente, a produtividade. Adotar essa filosofia significa uma menor rotatividade, afinal, quando os trabalhadores se adaptam ao modelo, passam a valorizar o ambiente”, reitera Slivnik.

Frente ao estandarte, corporações menos maleáveis têm encontrado dificuldade para contratar profissionais. De acordo com dados levantados pela Exec, parte delas tem cedido a esse caminho como estratégia de captação. Ou seja, cada vez mais, a versatilidade prova-se chave para o contemporâneo. “As pessoas não querem abrir mão da qualidade de vida conquistada com o home office. Por isso, é basilar às corporações estarem atentas a políticas de flexibilidade para reter e atrair talentos. É preciso atender às novas demandas do colaborador por meio de benefícios alinhados à pautas contemporâneas, como a saúde física e mental, acesso à alimentação de qualidade e entre outros incentivos”, analisa o diretor de marketing da Sodexo, Renato Pelissaro.

 

Como introduzir o home office

As proposições indicam como inúmeros empreendimentos ainda apresentam empecilhos para se aliar ou mesmo entender o ofício híbrido. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google Workspace, em parceria com a IDC Brasil, 56% dos estabelecimentos nacionais já adotam esse método. Apesar dos questionamentos correntes aos gestores, trata-se de uma alternativa capaz de agregar dinamicidade à labuta. A jornada a distância apenas isola o contratado fisicamente. Por meio do virtual, sua presença é potencializada, pois passa a acessar o ecossistema empregatício quando e onde quiser. Diante os benefícios, o Nube separou algumas orientações para quem pretende implementar essa fórmula em seu dia a dia. Veja a lista abaixo:

Saiba quando investir no híbrido: cada empresa tem uma jornada única para implantação e adaptação a esse modelo. Saber a hora certa para retornar ao escritório, muitas vezes, é o maior desafio. Para isso, é necessário mapear junto aos colaboradores – seja por meio de rodas de conversas ou pesquisas de clima – como eles se sentem e qual é a melhor forma de labor para eles. A partir dos dados, será possível compreender o momento atual e captar as preferências.

Promova um ambiente acolhedor: prepare-se para escolher uma estrutura capaz de acolher a capilaridade do seu negócio. Ou seja, é necessário providenciar um ambiente de qualidade, independentemente de sua localização. Disponibilizar um local agregador, o qual dê espaço e atenção aos funcionários, é essencial para fortalecer a cultura organizacional e evitar a sensação de solidão. Segundo dados do relatório promovido pela Microsoft, o remoto pode causar a sensação de isolamento. Por isso, fornecer ferramentas capazes de satisfazer a carência é fundamental para elevar a produtividade e engajamento das equipes, quando distantes. 

Entenda o objetivo da proposta: o modelo híbrido oferece inúmeros benefícios, como redução de gastos com infraestrutura, segurança, serviços gerais, entre outros. No entanto, antes de executar a mudança, é preciso compreender quais os objetivos da instituição. Caso o intuito seja cortar despesas, optar por coworkings pode diminuir em até 45% os custos mensais da entidade, conforme um levantamento da Woba. Os resultados apenas poderão ser potencializados após o pleno entendimento das ambições, objetivos e predileções.

Considere o olhar dos colaboradores: a transigência na atuação tem se revelado um verdadeiro pilar do universo ocupacional. As pessoas querem escolher uma jornada elástica, realizada de qualquer lugar e capaz de promover o bem-estar. Considerar uma metodologia adaptável é essencial para engajar, desenvolver e reter talentos. Definir modelos de expediente com três dias estabelecidos para o presencial e dois ao remoto, por exemplo, ainda é um pouco estratificado, porém pode ser um excelente primeiro passo.

 

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