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Otimize o RH da sua empresa  

Notícia | 27/12/2022

Pedro Fagundes

Como você avalia a atuação do time de recursos humanos da sua empresa neste último ano? Sem sombra de dúvidas, o período pós-pandêmico tem se preenchido de questionamentos, mudanças e adaptações. Poucas questões são tratadas da mesma maneira como antes eram feitas. Logo, tanto a captação de novos talentos quanto a retenção das pratas da casa tem sido um grande desafio para qualquer companhia. No entanto, em meio ao mar de transformações, a habilidade de se antenar à novidade e exigir alterações de percurso mostrou-se chave para a sobrevida no mercado. Quer descobrir algumas das metodologias vigentes ao contexto contemporâneo? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Contexto da tecnologia no mundo organizacional

Desde março de 2020, o mundo dos negócios se viu obrigado a tomar um passo de fé, fechar as portas físicas e abrir-se – de vez – para o universo digital. Essa migração alterou a maneira como a população, no geral, enxerga seu relacionamento com o trabalho. Agora, as quatro paredes de um escritório deixaram de ser delimitantes e foram, então, substituídas pelos conhecidos quatro cantos do quarto. Esse movimento, apesar de seus confortos, potencializou a dinamicidade da labuta. O expediente pôde se estender aos computadores pessoais, tablets e celulares. Dessa forma, mesmo sem querer, a população caiu em um modelo híbrido – não somente de jornada, como também de vida.

De todo modo, junto às revoluções estruturais, a tecnologia foi um grande protagonista dessa passagem de eras. Sem sua aplicação, funcionalidades estritamente necessárias, como o home office, não seria possível. Com a pandemia, ela foi injetada diretamente na coluna cervical das corporações e pôde, desse modo, se espalhar por todo o corpo. De acordo com um levantamento da PageGroup, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, 77% dos gestores visam acelerar a tomada de decisão por meio de ferramentas tecnológicas. Esse esforço demonstra a relevância da inovação como um método de transformar atividades repetitivas, trabalhosas e burocráticas em etapas instantâneas.

Para além da automação de procedimentos, as soluções também puderam servir de escada para o aprimoramento de competências humanas. Ou seja, consegue-se fomentar a agilidade, não somente por excluir fases de um serviço, mas por munir o colaborador de insumos capazes de facilitar sua labuta. O fornecimento de dados estratégicos e a disponibilização de softwares de organização são apenas dois exemplos desse auxílio. Ademais, com as horas poupadas pelo expediente automatizado, ganha-se rodagens no relógio para executar o labor de maneira mais caprichosa, conhecer melhor o meio de atuação e desafogar o estresse. Com a mente em plena operação, cada passo é dado com maior firmeza.

 

Dicas para aprimorar o RH

Frente a um contexto pautado pela renovação e suas singularidades, é preciso encontrar um norte para, então, rumar em direção ao sucesso. Despido de metodologias, trafega-se por um oceano traiçoeiro, o qual jamais indica o caminho livre de correntezas. Logo, não raramente, enxerga-se preso em um esforço hercúleo, o qual pouco consegue sair do lugar. Para combater esse cenário, o Nube separou algumas orientações perfeitas para se aproveitar do meio e navegar conforme os ventos. Veja a lista abaixo:

Aposte na comunicação interna: com o objetivo de aumentar a eficiência das equipes para o gerenciamento e otimização da comunicação, procure criar fluxos de informação direcionados às pessoas certas. Ademais, contar com dispositivos capazes de automatizar mensagens, sem robotizá-las, é um ganho para a rotina. “Em muitas corporações, a comunicação interna é um processo concentrado no departamento de CI e de recursos humanos. Logo, precisamos facilitar as tarefas dos profissionais, permitindo a eles o espaço necessário para se concentrar em afazeres personalizados. Propor soluções baseadas na análise de dados e o contato direto com pessoas são dois desses exemplos”, ressalta Felipe Hotz, CEO do Comunica.In.

Otimize a gestão de processos: com autonomia, qualquer indivíduo, independentemente se possui formação em TI ou qualquer outra especialização, pode criar softwares com o poder de facilitar seu cotidiano ocupacional. A tecnologia permite aos líderes a otimização de logísticas. Dessa forma, aprimora-se a comunicação entre as equipes e auxilia-se na organização, aumentando a produtividade e padronizando processos. Entre os benefícios conquistados com esse progresso, está a redução, em 77%, no tempo de processos core e, em 90%, no treinamento de colaboradores em atividades internas.

Preze pelo bem-estar dos colaboradores: de acordo com pesquisa realizada pela Vittude, em parceria com a Pulses, 80% dos trabalhadores brasileiros afirmam estarem esgotados emocionalmente. Diante desse contexto, oferecer programas de saúde mental para os parceiros é uma forma de proporcionar mais qualidade de vida e ainda contribuir para um melhor desempenho e engajamento dos times. “A atenção dos empreendimentos às diferentes demandas de seus funcionários é fundamental. Além disso, tomar medidas estratégicas e sustentáveis – não apenas um bate-papo superficial sobre o tema – é algo enriquecedor. Proporcionar o acesso a atendimento psicológico para as equipes é um outro diferencial capaz de turbinar a experiência dos times”, afirma a CEO e fundadora da Vittude, Tatiana Pimenta. 

Disponibilize diagnósticos de cultura: estar alinhado ao perfil da entidade contratante é chave para uma história mútua de sucesso. Logo, fornecer diagnósticos aos grupos é um excelente método para a manutenção da companhia. Todas as pesquisas devem ser personalizáveis, com os atributos particulares de cada organização. Com isso, é possível realizar a mudança organizacional de forma mais estratégica, estimulando um ambiente corporativo mais colaborativo, inclusivo e focado em resultados. “Ao acompanhar as práticas de cultura, fomenta-se um ecossistema ocupacional mais saudável, engajado e produtivo”, finaliza a fundadora e CEO da Kultua, Lívia Brandini. 

 

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