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Lideranças devem capacitar profissionais! 

Notícia | 16/05/2023

Ana Clara Lima

De acordo com uma pesquisa realizada pela Workplace Learning Report, 94% dos trabalhadores consideram o desenvolvimento de carreira o benefício mais relevante para escolher a empresa onde atuar. Não obstante, atualmente vemos incontáveis vagas abertas e não preenchidas pelo simples fato de não obter atrativos suficientes para reter os talentos conquistados. Com isso, está cada vez mais difícil encontrar candidatos qualificados para alinhar as habilidades com os desafios laborais. Sendo assim, compreenda a importância das lideranças assumirem o seu papel de capacitar seus times!

Preparar os funcionários é fundamental!

Rotineiramente, pode ser uma tarefa difícil fazer funcionários se adequarem às mudanças impostas dentro da firma ou até mesmo encontrar novos indivíduos apropriados com as novas demandas do mercado e qualificações suficientes para atendê-las. Para amenizar essa situação, apostar em treinamentos pode se mostrar uma maneira eficiente de centralizar os gastos e esforços em uma medida vantajosa para a corporação. 

Nesse sentido, estabelecer a ideia de aprendizagem contínua é um excelente caminho para quem busca otimizar a rotina do quadro juntamente dos rendimentos. “As pessoas passam a valorizar o envolvimento em um trabalho com mais oportunidades de desenvolvimento, bem como ambientes investidores em tempo para aprimorar e ganhar novas habilidades. É papel dos líderes cuidar para os colaboradores terem a segurança de se desenvolver de modo saudável”, destaca Bruno Leonardo, CEO da Witseed. 

Conforme um estudo da Deloitte, 70% do engajamento de uma equipe depende do seu coordenador, ou seja, não é uma responsabilidade exclusiva do RH. A partir de uma gestão do aprendizado, é viável administrar pessoas. Isso fortalece o conhecimento sobre seus desafios atuais, culminando no fornecimento de um conteúdo diverso e atualizado sobre a cultura organizacional da companhia. Para colocar os ensinamentos em prática, é preciso criar um ambiente inspirador e amigável.

Hoje em dia, o cenário ideal é composto pela capacidade de gerir os trabalhadores para aprenderem com as inovações e prepará-los para qualquer obstáculo. Desse modo, a entidade conquista melhores resultados até mesmo com o cliente, por meio de um simples investimento em seus funcionários. “As habilidades de hoje podem já não fazer sentido amanhã, por isso Lifelong Learning também será sempre umas das principais competências para qualquer área e indivíduo”, complementa Leonardo.

Existe uma liderança ideal?

Definir uma liderança padrão é algo impossível. Afinal, qualquer um possui o poder de influenciar pessoas, seja alguém em um cargo de comando ou porque se relaciona bem em grupo. Logo, não existe uma maneira correta ou perfil exato para ser um líder. Sobretudo, a postura autocrática está fora de moda. Por isso, é indispensável fazer uma análise completa sobre as necessidades de uma determinada organização para guiar os próximos comandos. 

Segundo Pedro Signorelli, especialista em gestão com ênfase em OKR, a liderança não é um encargo, mas sim, um encargo. “E o que isso quer dizer? Esse papel de liderar é um serviço. Neste sentido, quanto melhor ele é, mais capacidades tem para oferecer aos seus liderados e aplicar no momento ideal delas. Até porque, para cada momento – e pessoa - haverá uma necessidade diferente, e a sabedoria está em usar a ferramenta correta”, explica o entrevistado.

Dessa forma, não existe uma cartilha ou manual dizendo como um chefe deve agir para alcançar o sucesso em sua função. Inclusive, a maioria das situações na atualidade requer um convívio mais democrático, liberal e coaching. Por meio de competências de comunicação e planejamento, todos os indivíduos conseguem desenvolver as técnicas necessárias para influenciar os demais em suas respectivas atividades. 

Nessas horas, reconhecer os seus aliados pode ser de grande ajuda, pois a tomada de decisões importantes impactam todos ao seu redor. “Claro, essas habilidades são necessárias - como uma caixa de ferramentas -  para a pessoa a frente da equipe saber lidar com situações adversas e diversas. Por exemplo, em um momento de crise, ter boa capacidade de comunicação, análise da situação, planejamento e execução de curto prazo são fundamentais”, ressalta Signorelli.

Seguir o ritmo das transformações é crucial!

Segundo um estudo do Institute for the Future, aproximadamente 85% das profissões serão novas até 2030. Por essa razão, é tão importante encontrar profissionais prontos para os desafios velozes do mercado. Logo, o mindset dos colaboradores e da própria empresa deve estar aberto para possíveis modificações, seja no formato presencial ou digital. Portanto, é fundamental estar sempre um passo à frente para não ser deixado de lado pela concorrência. 

Nos tempos modernos, a tendência é aumentar a flexibilidade e agilidade para acompanhar as transformações mercadológicas. Diante de uma conjuntura altamente globalizada, o devido preparo é um pré-requisito para sobreviver nessa nova realidade. “Traçar um paralelo sobre o futuro das organizações para tentar encontrar a resposta sobre é uma responsabilidade muito grande, mas podemos afirmar como o aprendizado contínuo e digital é o caminho. Em geral, os vencedores do amanhã serão aqueles capazes de acelerar suas taxas de aprendizado para se adaptar a qualquer cenário, o quanto antes”, conclui o CEO da Witseed. 

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