Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lider-influente-sucesso-na-gestao

Líder influente: sucesso na gestão! 

Notícia | 22/12/2023

Ana Clara Lima

No universo empresarial, a gestão de pessoas é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer organização. Nesse contexto, líderes influentes desempenham um papel crucial ao inspirar, motivar e guiar suas equipes em direção a metas compartilhadas, principalmente quando falamos sobre estagiários e jovens aprendizes. Sendo assim, descubra os segredos por trás desses cargos e como conquistar o respeito e a admiração de seus times.

Como se tornar um líder inspirador?

Desde sempre, um supervisor com potencial compreende a importância da comunicação efetiva. Saber ouvir, expressar ideias de maneira clara e transparente, e manter uma comunicação aberta contribuem para a construção de um grupo coeso e bem informado. Nessas horas, a empatia é uma característica distintiva. Afinal,  capacidade de compreender as necessidades e preocupações individuais dos membros cria um ambiente de trabalho mais humano e estimulante.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Nube, quando o assunto é como se tornar um líder inspirador, 77,71% dos participantes destacam a importância de ser alguém capaz de ensinar e motivar. Em segundo lugar, com 6,47%, está a qualidade de ser acessível e paciente. A preocupação com o desenvolvimento da carreira dos funcionários também é ressaltada, obtendo 6,39% dos votos. 

Na quarta posição, com 5,25%, está a ideia de ser exigente, mas com um propósito claro. Por fim, 4,18% dos entrevistados indicam a necessidade de ser alguém com vasto conhecimento. Os resultados, baseados em um total de 24.650 votos, oferecem insights valiosos sobre as características mais valorizadas pela sociedade nos mais variados setores.

Fica nítido, portanto, como se importar  genuinamente com o bem-estar dos colaboradores pode estabelecer laços sólidos e duradouros. “Muitos indivíduos ascendem a posições de liderança sem um treinamento adequado em gestão de pessoas. Isso pode resultar em comportamentos inadequados, como assédio moral, falta de comunicação eficaz e dificuldades em construir relacionamentos saudáveis com suas equipes”, comenta Lisia Prado, sócia da House of Feelings.

O sucesso organizacional está na gestão!

Hoje em dia, é primordial reconhecer o potencial de crescimento de cada integrante. Ao investir no desenvolvimento laboral e pessoal de todos, esses supervisores não apenas fortalecem as skills dos trabalhadores, mas também demonstram um compromisso real com o progresso individual do coletivo. Logo, manter uma postura ética, ser honesto sobre desafios e sucessos, e agir com integridade estabelecem uma base sólida de confiança.

Desse modo, ao encorajar a contribuição de ideias, permitindo a experimentação e valorizando a diversidade de pensamento, gera um gás em direção à excelência e superação de obstáculos. “Existem diversas dicas e, como em toda profissão, há sacrifícios dos quais devem ser feitos. Acredito muito em planejamento, resolução de ‘dores’, comprometimento e resiliência, criatividade, autenticidade, constância de postagens e empatia junto ao público”, destaca Marcelo Balerone, diretor comercial e de novos negócios da Squad Social Lab. 

Nesse contexto, é preciso ir além do tradicional e destacar-se na capacidade de influenciar pelo exemplo. “É fundamental reconhecer esses desafios e investir em habilidades de gestão e saúde mental para mitigar esses problemas. A conscientização sobre essas questões pode ajudar a construir ambientes mais saudáveis”, conclui Lisia. 

Em suma, a combinação de comunicação efetiva, compreensão, estímulo ao desenvolvimento, transparência, incentivo à inovação e reconhecimento cultiva locais de trabalho dinâmicos, produtivos e, acima de tudo, humanos. Afinal de contas, a busca pela influência positiva torna-se não apenas uma estratégia, mas uma filosofia capaz de impactar profundamente o sucesso organizacional.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete