Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
embarque-para-um-intercambio-em-2023

Embarque para um intercâmbio em 2023 

Notícia | 13/01/2023

Rodrigo Barreto

O início de um novo ano representa sempre uma virada de chave. Muita gente aproveita esse momento para traçar metas e colocar em prática alguns sonhos antigos. Principalmente após o difícil período de pandemia enfrentado pela população mundial, diversas pessoas mudaram a forma de pensar e de enxergar o mundo. Portanto, quem possui o sonho de partir rumo a um intercâmbio, essa é a hora de tirar os planos do papel.

Como embarcar em um intercâmbio esse ano?

Morar fora do país é um desejo de grande parte dos indivíduos, seja para viver uma experiência única, aprender outra língua, juntar dinheiro ou outros motivos. Esse ponto conta bastante no currículo e faz a diferença na disputa por uma vaga. De acordo com a pesquisa Branding Brasil, feita para avaliar a percepção dos jovens sobre o Brasil, apenas 33% avaliam como excelente o custo-benefício de morar aqui e 55% dos entrevistados iriam para outro lugar, se tivessem a oportunidade.

Essa possibilidade pode surgir quando o estudante ou profissional procura por formas de se desenvolver ainda mais, buscando um novo curso ou aperfeiçoando um idioma, por exemplo. Para o CEO do Cebrac, Rogério Silva, a melhor forma de começar e dar o primeiro passo rumo a uma vida melhor é ir atrás de conhecimento. “Dominar o inglês é uma das formas de dar a volta por cima e se destacar frente ao mercado, conquistar a tão sonhada vaga de emprego, conseguir uma promoção ou aumento de salário. Seja para estudar ou conhecer outra cultura, a comunicação é fundamental”.

Com o pós pandemia e as viagens flexíveis, o otimismo dos estudantes nesse sentido é notável. Conforme levantamento da Business Marketing International - BMI, seis em cada dez pessoas têm essa vontade. Por isso, é imprescindível iniciar a preparação para uma boa vivência em outro território, com autonomia e segurança.

Quem se qualifica busca uma estabilidade financeira, vida mais confortável e, claro, obter mais sabedoria. O intercâmbio é uma das formas de oportunizar a riqueza cultural, o desenvolvimento profissional e pessoal. Segundo a Selo Belta 2021, os destinos de interesse dos estudantes são: Canadá (80,3%), EUA (70,7%), Reino Unido (69,9%), Austrália (58,5%), Nova Zelândia (58,5%) e França 58,5%. Para o diretor de educação e tecnologia da Ambra University, Alfredo Freitas, haverá um aumento nos próximos meses. “As pessoas devem procurar outras alternativas para obter o desejado diploma internacional”.

Pensando nisso, Silva cita quatro dicas para ampliar os horizontes em 2023. Confira:

1- Organize sua vida financeira para ir em busca do emprego, sem pressa;
2 - Faça um plano de carreira, entenda seu ponto de partida e onde quer chegar. Defina metas;
3 - Seja flexível em relação a locais e horários. Cada país possui um ritmo, é preciso adaptar a mente e o corpo com a nova rotina;
4 - Esteja antenado sempre, se especializando e atualizando

Como se programar para um intercâmbio em 2023?

De acordo com a Associação das Agências de Intercâmbio, de janeiro a setembro de 2022, 327 mil brasileiros encararam essa aventura. “Em uma reflexão sobre esse cenário, vejo essa área sofrendo muitas alterações daqui para frente”, ressalta Freitas. Pensando nisso, a Travalex Confidence lista alguns passos para ajudar no planejamento e entendimento desse processo.

Defina o objetivo e o destino do intercâmbio: a primeira coisa é decidir como será usado seu tempo. Atualmente, existem diversas possibilidades, como: aprender um idioma, capacitação, especializações, graduação e até serviço voluntário.
Após definir o propósito, é hora de pensar no destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é fundamental ter em mente fatores como o custo de vida e a moeda local. Avalie também o valor acumulado até o dia da viagem. Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções com a chance de trabalhar.

Estime seu investimento: muitos pontos precisam ser levados em consideração nesse momento. Por exemplo, é mais barato viver no interior, se comparado aos grandes centros. Alguns gastos principais são:

Documentação: os documentos necessários variam de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países de fora do Mercosul. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho.

infográfcio

Curso: caso seja o seu objetivo, é um custo a mais. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar a confirmação.

Passagem aérea: também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites do segmento.

Seguro viagem: é comum estranhar a obrigatoriedade deste item. Entretanto, a contratação do serviço é essencial, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos tanto de saúde quanto financeiro.

Hospedagem: algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, ao desembarcar, procurar outras alternativas diante da sua realidade.

Dia a dia: além disso, é interessante considerar também o preço do transporte, a média de despesas com alimentação e lazer e alguma reserva para eventuais emergências.

Inicie um planejamento financeiro pessoal: montar uma planilha com as possíveis despesas é muito útil para se organizar

Compre a moeda estrangeira: aos poucos, adquira o dinheiro do país onde morará. As variações são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente.

Pague a hospedagem ou a matrícula da instituição de ensino: isso pode acontecer com uma transferência internacional. Dessa forma, é uma preocupação a menos para o futuro.

Envie os documentos necessários para a escola ou faculdade: há serviços disponíveis de envio com agilidade e acompanhamento do trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento recebido.

Portanto, mantenha-se ligado nas tendências e principais assuntos do seu segmento. Dessa forma, você largará na frente dos demais concorrentes. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de uma vaga de estágio para iniciar sua trajetória, acesse o nosso painel de vagas.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete