Fazer um intercâmbio e vivenciar outras culturas é, hoje, um dos desejos da maioria dos jovens. Contudo, antes de entrar no avião e voar rumo ao sonho, é preciso pesquisar e planejar bastante. A escolha do destino ideal e a preparação pode começar bem antes da data de partida. Essa experiência traz bons frutos e é um diferencial para conseguir um estágio e dar sequência em uma bela carreira.

O intercâmbio

Essa oportunidade pode ser uma abertura de horizontes, uma ponte para fazer novas amizades, conhecer outros estilos de vida, rever valores, aprender sobre respeito mútuo entre as várias nações do mundo e desenvolver competências indo viver em outra nação, falando um idioma desconhecido e sem seus amigos e familiares por perto.

Sendo assim, é importante conhecer mais sobre o programa. “Existem objetivos diversos e eles mudam de acordo com a idade. Algumas instituições e agências fazem projetos culturais com crianças de até dez anos, uma espécie de acampamento. Há o formato tradicional para adolescentes e universitários, para profissionais em começo de carreira e para a melhor idade. Esse último vem ganhando espaço nos últimos anos”, comenta a diretora acadêmica da Washington Franchising, Nalini Costa.

A maturidade agrega benefícios e perspectivas, como o aperfeiçoamento de uma língua estrangeira, amizades, momentos de relaxamento ou até mesmo um turning point, possibilitando mudanças na vida. “A pessoa precisa ir com a cabeça aberta e respeitar muito o país para onde vai. Aconselhamos a desfrutar do lifestyle do local. Não viver o Brasil no exterior”, ressalta Nalini.

Para decidir o rumo, é preciso levar em consideração quanto tem para gastar, qual o objetivo, transporte público, clima da época, costumes locais e tipos de comida. Outro ponto crucial é o tipo de acomodação. Existem repúblicas, casas de famílias ou hotéis, sendo essa a opção mais cara.

Antes de tudo, é necessário cuidar de toda a documentação e seguir à risca as orientações. É interessante fazer uma economia para levar dinheiro, um excelente seguro viagem e pesquisar tudo para não cometer nenhuma gafe ou ofender alguém por hábitos regionais. Em caso de períodos curtos, às vezes os passeios não são aproveitados por falta de planejamento.

Também é oportuno deixar cópias de documentos e cartões de créditos no Brasil com alguém de confiança e não confiar apenas no celular. “Vale ser ‘old school’ e levar tudo anotado em papel: lista de telefones, endereços, etc. Respeite o limite de bagagem e, se possível, deixe um espaço. Assim, você pode trazer lembranças. Verifique se está tudo ok com a passagem e seja pontual”, aconselha a diretora.

Tendências para o futuro

O setor de intercâmbios foi um dos primeiros e mais impactados pela pandemia. Com fronteiras fechadas e sem previsão de retorno, muitas agências simplesmente quebraram. “Contudo, com a reabertura de diversos países pelo avanço da vacinação, os planos estão, finalmente, saindo das gavetas. Novos modelos de negócios estão surgindo nessa retomada, com estratégias disruptivas para trilhar o futuro do setor”, comemora o diretor comercial da SEDA College, Danilo Veloso.

Nesse sentido, Veloso traz algumas tendências para os próximos anos:

Fim de intermediários: no futuro, as pessoas não utilizarão esses agentes, sendo a venda feita diretamente em em marketplace.

Maior segurança: as próprias instituições irão assumir o protagonismo dos acordos com os estudantes. Suas plataformas irão direcionar o pagamento dos cursos selecionados diretamente para os responsáveis.

Preços mais atrativos: a possibilidade de negociar pacotes promocionais, descontos e bolsas será muito maior. Sem precisar dividir seus lucros, as escolas poderão ofertar preços melhores.

Maior leque de opções: o desenvolvimento de soluções on-line trará uma gama maior de possibilidades.

Sendo assim, essas mudanças podem favorecer os alunos com essa intenção e também gerar novas vagas no setor. É fundamental estar atento às oportunidades para largar na frente dos demais concorrentes. Quem tem essa competência no currículo, já tem uma vantagem.

Portanto, se planeje e embarque nessa aventura. Você se destacará na hora de um processo seletivo e terá mais chance de conseguir um estágio ou emprego. Caso busque uma chance, acesse o nosso painel de vagas!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe