Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagiario-aprenda-com-os-erros-e-siga-em-frente

Estagiário: aprenda com os erros e siga em frente 

Notícia | 04/04/2022

Vinícius Lima

O estágio é um excelente meio de garantir o ingresso dos mais novos no mundo profissional e, para quem passa por essa colocação, precisa aproveitá-la como um momento de descoberta, na prática, sobre quais pontos são corretos ou não. A modalidade é focada no ensino, seja de habilidades técnicas ou de pontos comportamentais para entender e dominar a realidade da rotina corporativa. Para se ter uma ideia, o estágio é definido como o “ato educativo escolar”. 

É preciso fugir do remorso

Mesmo tendo esse como o seu principal objetivo, quem é estagiário fica com medo de lidar com possíveis falhas e, daí, pode vir até o remorso. Isso pode desencadear diversos tipos de situações a serem evitadas. Dessa forma, é preciso saber como nós passamos por situações das quais nos arrependemos. Seja um passo não dado, algo dito, uma oportunidade desperdiçada… todos esses podem servir de aprendizado e reflexão. 

Portanto, considerar esse momento para dar os primeiros passos rumo a um perfil de destaque na equipe é essencial. Para entender as experiências dos jovens quanto a isso, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa e perguntou: “qual seu maior arrependimento?”. Foram ouvidos 32.719 brasileiros entre 15 e 29 anos. 

A ousadia como um fator capaz de impulsionar o sucesso

Obteve destaque, com 40,7% dos votos (13.315), “não ter arriscado mais em algumas situações”. De acordo com a analista de treinamentos do Nube, Beatriz Gomes, a ousadia está presente na carreira de todos os profissionais. Além disso, as empresas têm buscado cada vez mais esse perfil inovador e criativo. “Quando o indivíduo tem um perfil mais destemido, ele se posiciona com mais segurança, sendo argumentador e engajado, fazendo a diferença na entrega de resultados”, conta. 

Entretanto, a especialista alerta sobre a necessidade de manter o equilíbrio para não se prejudicar. “É imprescindível sempre calcular os riscos para não passar uma imagem de irresponsabilidade”. 

Inseguranças também estão presentes entre os mais novos

Em seguida, quase empatadas, ficaram as lamentações por “ainda estar em dúvidas se estou no caminho certo” e "ter demorado para decidir qual é minha verdadeira vocação”, com 17,3% e 16,1% dos votos, totalizando um total de 10.921 votantes. Para Beatriz, esse tipo de questionamento é bem comum, principalmente para quem entra no mercado de trabalho agora. “Embora medos e inseguranças façam parte da realidade de cada indivíduo, expectativas sobre o futuro causam incertezas para a maioria dos jovens, pois estão construindo sua carreira”, conta. 

Para ela, a preocupação para saber qual a direção certa a seguir gera sentimentos de ansiedade. Tal problema deve ser combatido de toda forma possível. É considerado por muitos como o “mal do século”, justamente por já se fazer presente na vida de grande parte das pessoas, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos. 

A situação do país é alarmante

Em 2019, antes mesmo da pandemia pegar o mundo de surpresa e, não obstante, o Brasil, o país já tinha quase 19 milhões de indivíduos ansiosos ou depressivos. Considerando os mais de 212 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é possível concluir: quase 9% da população sofre com esse quadro. 

Esse foi um apontamento realizado pela OMS - Organização Mundial da Saúde. Nos últimos três anos, muita coisa mudou, mas a probabilidade é ter um cenário ainda mais preocupante relacionado a isso. 

O distanciamento e isolamento social, juntamente com todas as mudanças trazidas por esse contexto de Covid-19 pode impactar de maneira negativa a vida das pessoas, seja em território nacional ou no mundo como um todo. Portanto, é preciso, além de buscar ajuda especializada, como psicólogos e psiquiatras, buscar uma postura diferente frente aos desacertos. 

Assim, a especialista ainda reforça: “reconhecer a preocupação como algo natural para o amadurecimento é um dos principais fatores para superar essa fase. Aprender técnicas de autoconhecimento ajudará a identificar suas habilidades e conhecimentos para construção de uma trajetória de sucesso”.

Falta de dedicação aos estudos também gera inquietação

Já 15,2% (4.980) disseram ter como o maior erro a falta de dedicação aos estudos. "Refletir sobre arrependimentos, seja por deslizes ou escolhas erradas, pode ser uma lição de aprendizado e amadurecimento. Olhar para a atitude torna possível uma transformação efetiva de comportamento. Saber quais pontos é preciso mudar torna possível alcançar objetivos e metas, afinal, nunca é tarde para novas lições e conquistas”, orienta. 

Considerando, inclusive, o cenário educacional, é preciso reconhecer os pontos fracos e trabalhar em cima deles. Encontrar possíveis correções e soluções aos impasses trazidos por todos esses percalços é essencial para a formação de alguém preparado para lidar com os desafios trazidos pelo mundo atual, classificado por muitos como Vuca - Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Por fim, 10,7% (3.503) lamentam por terem seguido demais a opinião dos outros e não a própria intuição”. Diante desse cenário, Beatriz reforça a necessidade de entender quem somos por dentro para uma tomada de decisão mais assertiva. “Pondere seus gostos, saiba dizer não para as pessoas e, o mais importante, descubra quais são suas necessidades e desejos. Aprenda a delimitar até onde o outro pode interferir nos seus escopos”, sugere a analista. 

Dicas para quem quer ficar em paz com o passado

Uma das técnicas utilizadas para alcançar as metas é a Smart (Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal). “Com ela, é possível desenhar planos a curto, médio e longo prazo”. Dessa maneira, Beatriz destaca algumas dicas para quem quer fazer as pazes com o passado e seguir, a partir de agora, com mais domínio de suas ações. “O ser humano não é perfeito, todos nós estamos sujeitos a falhas e arrependimentos”. 

Arrepender-se faz bem! 

Tendo isso em mente, é essencial tentar levar as consequências de uma forma positiva. “Assim, não cometemos os mesmos equívocos e levamos isso como uma lição. Busque seguir a sua intuição e não julgue o passado, utilize essa prática para construir quem você deseja ser e onde quer estar daqui para frente”, conclui.

Como lidar com os erros no seu estágio?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete