Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-ja-ouviu-falar-em-mnemotecnica

Você já ouviu falar em mnemotécnica? 

Notícia | 10/02/2022

Vinícius Lima

Treinar o nosso cérebro deve fazer parte da nossa rotina diária, mas como habilitar a nossa mente para pensar em outro idioma sendo que não fomos alfabetizados nessa língua? Muitos se matriculam em cursos e não chegam nem na metade do conteúdo das escolas. Isso acontece porque o lúdico atrelado à repetição e inserção do dialeto no dia a dia se limita às paredes da sala de aula.

A mnemotécnica é uma ferramenta capaz de estimular a memória e deve ser aplicada dentro e fora do contexto educativo. Ou seja, as instituições precisam incentivar os seus alunos a terem contato com a nova forma de se expressar não apenas à frente de um professor e colegas de classe. 

O termo possui associação com os famosos mapas mentais. Trata-se da forma de obtenção de conhecimento capaz de facilitar a fixação por meio de imagens de uma forma assertiva e repetições constantes, assim como fazemos desde quando começamos a falar. "Engana-se quem afirma ‘adultos não podem ficar tão fluentes quanto nativos’. Basta treinar e ter o raciocínio estimulado  diariamente", explica Rodrigo Berghahn, coordenador da Minds Idiomas.

Com o advento das novas tecnologias, o ensino integrou-se às plataformas digitais e, até hoje, passa por transformações para fazer o processo acontecer de forma mais rápida, efetiva e lúdica. Tais mudanças são direcionadas para a adoção da técnica já citada anteriormente. 

Pensando nisso, Berghahn lista dicas para aprender outra língua da melhor forma:

Você-já-ouviu-falar-em-mnemotécnica

  1. Antes de tudo, seja persistente

É preciso entender, primeiramente, como o inglês, espanhol, francês ou qualquer outra possibilidade não são bichos de sete cabeças e a evolução começa a partir da persistência em se manter sempre em contato com o conhecimento recebido. Independentemente se está estudando sozinho ou não, é essencial fazer o seu papel de buscar sempre se acostumar e se familiarizar.

  1. Evite traduções

Mesmo a quem se dedica com certa frequência, quando faz-se o uso constante da tradução, o entendimento é retardado pela natural barreira a ser construida. 

  1. Faça associações com imagens ou desenhos

Quando estiver estudando, vão ter as palavras já assimiladas e aquelas ainda em fase de descoberta. Estas, você deve sempre fazer desenhos do seu significado ou imagens para entendê-las. Se aproximando dessas associações, conseguirá acelerar a evolução.

  1. Realize repetições de forma inteligente

O que diferencia o domínio de uma terminologia e o não conhecimento de outra? Para o especialista, apenas o contato obtido com cada uma delas. Quando você se deparar com uma expressão nova, busque colocá-la no seu vocabulário o maior número de vezes para ela se tornar algo comum.

  1. Desacelere os filmes e séries

Quase todas as plataformas de streamings possuem a função de desacelerar a execução dos filmes e séries. Isso pode ajudar na compreensão, afinal, no primeiro momento, podemos ter dificuldades maiores de compreensão de obras estrangeiras. A etapa inicial é largar os dublados e utilizar legendas em português, podendo diminuir a velocidade da reprodução.

Fernanda Moreira, estudante de publicidade e propaganda, tem o desejo de realizar um intercâmbio durante a graduação e, antes de alcançar esse objetivo, já tem se dedicado a falar inglês em um nível mais avançado. “Ainda estou no começo, mas já consigo ver evolução. O importante é isso: iniciar. Depois não tem como ficar preso na estaca zero”, conta. 

Seja qual for seu escopo, ter essa noção e seguir as dicas pode te ajudar. O Nube torce por seu sucesso! 

Por que investir em aprendizado de idiomas?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete