Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-livros-para-aprender-sobre-tecnologia

5 livros para aprender sobre tecnologia 

Notícia | 27/01/2022

Vinícius Lima

O mercado de tecnologia não para de crescer e, nesse mesmo passo, aumentam as oportunidades de atuar profissionalmente na área. Apenas no Brasil, a estimativa é de 70 mil novas vagas ao ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). São colocações se multiplicando para estagiários, jovens aprendizes, até líderes e CEOs

Nem sempre é fácil acompanhar um setor marcado por tantas inovações a todo o momento e se manter por dentro das tendências. Por isso, boas leituras podem ajudar quem segue carreira nesse ramo – e também os admiradores do campo. Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, indica cinco livros para ter um 2022 com mais conhecimentos sobre o universo de TI. Veja: 

  • Arquitetura limpa: o guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos, mas como fazer isso de forma simples? Este é o principal ensinamento da obra. “O produto básico te faz repensar tudo em relação ao desenvolvimento de sistemas. Vale a pena para quem quer se aperfeiçoar e melhorar sua produtividade”, recomenda o executivo.  

  • Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais

Essa obra traz aprendizados para a formação e aprimoramento de equipes bem-sucedidas na entrega de softwares eficientes. Além disso, ajuda as organizações a reverem sua abordagem de avaliação de desempenho desses programas, operações e suporte. “É um grande livro para entender porque o formato de times e de marcas têm tanto impacto no serviço criado”. 

  • Design It!, de Michael Keeling

Ideal para quem atua criando plataformas virtuais e não teve contato com esse tipo de arquitetura, mas precisa e quer adquirir o conhecimento. “É muito bom para mostrar o papel do arquiteto dentro do novo momento, no qual escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos”, destaca Backschat.  

  • Accelerate: the Science of Lean Software and DevOps - Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e Gene Kim

Trazer a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o fator responsável por ajudar a medir as entregas. Esse é um dos conceitos abordados e defendidos aqui. Dessa forma, os leitores saberão como medir os desempenhos de suas staffs e em quais recursos devem investir para melhorá-las. “Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o significado real de ter um time de alta performance por meio de métricas do sistema”.  

  • O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, de Gene Kim

Esse romance retrata um problema bem comum do mundo real: um dos personagens é gerente de TI de uma organização e é acionado para “salvar” um projeto capaz de representar o futuro da companhia, mas extrapola o orçamento e está bastante atrasado. De uma forma um tanto inusitada, os autores renomados do movimento DevOps apresentam uma história na qual qualquer pessoa atuando nesse setor reconhecerá. “Ela realmente conecta desenvolvedores e times de infraestrutura e foca no papel do profissional para realizar essa união. Esse é o encanto da história, é uma situação tão comum, nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo”, analisa o CTO.

Para o estagiário de análise de sistemas, Luiz Braga, esse ramo lhe interessa justamente pelo fato de estar crescendo e existirem diversos desafios a serem descobertos e desbravados ainda. “A pandemia acelerou muitas transformações, então é muito bom estar nesse caminho para aprender no dia a dia quais as perspectivas para agora e depois”, conta.

Ainda de acordo com o universitário, o estágio é uma excelente fonte de lições para construir uma carreira de sucesso. “Tenho descoberto muita coisa na prática do dia a dia e na faculdade a gente não tem isso com tanta força. É legal a união desses dois ambientes”, conclui. 

Seja qual for a realidade do amanhã, certamente a tecnologia permanecerá uma aliada e é preciso se atentar a isso! Como realizar uma transformação digital?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete