Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-dicas-e-livros-sobre-o-mercado-de-ti

Conheça dicas e livros sobre o mercado de TI  

Notícia | 04/03/2022

Laura Pereira

Uma coisa é certa: desde a chegada da pandemia, o mercado de tecnologia da informação (TI) vive uma de suas melhores fases. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa de demanda é de 797 mil talentos até 2025. Mesmo com os obstáculos do remoto, o setor expandiu muito em número de vagas para estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos.

O mercado de TI está aquecido e cheio de oportunidades

Em contrapartida, ainda segundo as mesmas informações, o número de formandos nesse segmento está aquém das necessidades. A projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais. Ou seja, em cinco anos, chega a 530 mil. Isso porque empresas de todos os tamanhos estão investindo em times de TI capacitados, para ajudá-los a potencializar suas vendas por meio das inovações, algo essencial para a retomada da economia. 

Conforme um relatório da Accenture, esse setor será o principal alicerce para a recuperação dos empreendimentos afetados pela Covid-19. Já outro estudo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou: para cada 1% investido, o lucro aumenta em 7% após dois anos. As métricas demonstram um crescimento acelerado, com isso, surgem diversas oportunidades. 

Consoante a Daniela Lopes, CEO da Blue Edtech, “para dar conta de tamanha responsabilidade, os profissionais já atuantes nesse mercado também tiveram de adaptar-se para compreender as novas exigências e qualificações exigidas. Já para quem ainda não sabe como, mas possui vontade de ingressar, existem algumas dicas fundamentais para construir um perfil de sucesso”, pontua. 

Entre elas: 

  • Converse com pessoas experientes do nicho. 
  • Construa uma lista de prós e contras da profissão. 
  • Busque bons cursos e vá atrás de uma formação de qualidade. 
  • Aprenda inglês. 
  • Exponha o seu trabalho, crie um portfólio. 
  • Faça networking

Enfim, Daniela completa: “escolher uma profissão, independentemente de qual, sempre foi uma tarefa árdua. Apesar disso, essa área oferece um mundo repleto de oportunidades para quem está disposto a se dedicar. Nela, é possível criar possibilidades e mudar as coisas para melhor, tornando tudo mais simples e fácil”. 

4 livros para entender tudo sobre o mercado de tecnologia 

Agora, se quer entender melhor sobre esse campo, conheça quatro livros indispensáveis, de acordo com indicações de Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara. Confira:  

 

  • Arquitetura limpa: o guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney.

 

A base do trabalho de um desenvolvedor é escrever códigos. Essa obra te ensina a descomplicar essa etapa, para todos os envolvidos entenderem de primeira a sua mensagem! 

 

  • Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais

 

“É um grande livro para entender porque o formato de times e de empresas tem tanto impacto nos softwares desenvolvidos e como podemos fazer para termos pessoas realizando a diferença nesse processo”, destaca Backschat. 

 

  • Design It!, de Michael Keeling

 

Essa recomendação é ideal para quem quer começar a  adquirir o conhecimento de construir sistemas de forma rápida, com aprendizado sobre a arquitetura e demais assuntos. 

 

  • Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e Gene Kim

 

“Gosto desse título porque mostra uma visão inovadora ao explicar o quanto significa realmente ter uma equipe de alta performance por meio de métricas do sistema”, comenta o CTO do Grupo FCamara.

Por fim, o Nube tem diversas vagas disponíveis para o segmento de TI, no Brasil todo! Acesse o Painel de Vagas e encontre a ideal para você! Além disso, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das redes sociais para ter acesso à diversas atualizações sobre o mercado de trabalho, com opinião de inúmeros especialistas. Não se esqueça: conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete