Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
carreira-em-tecnologia-como-se-preparar

Carreira em tecnologia: como se preparar?  

Notícia | 20/09/2023

Laura Pereira

Com as transformações digitais, principalmente impulsionadas pela pandemia, empresas de todos os segmentos e tamanhos precisaram adaptar suas metodologias. Nesse sentido, os estagiários, aprendizes e efetivos se viram diante da necessidade de atualizar suas competências para continuarem ativos no mercado. Assim, aqueles profissionais voltados para a tecnologia se tornaram indispensáveis. Portanto, fique por dentro do assunto e descubra dicas valiosas para traçar uma carreira de sucesso! 

A tecnologia transformou as mais diversas profissões

Para contextualizar, Cristovão Wanderley, especialista em Tecnologia e Dados e sócio-diretor da Stratlab traz uma reflexão. “Telefonista, lanterninha de cinema e operador de mimeógrafo. Alguém lembra dessas profissões? Se a resposta for sim, então tenho outro desafio. Pergunte para qualquer pessoa da Geração Z se ela tem ideia sobre cada um desses profissionais. Sendo bem sincero, acredito muito em uma resposta ‘não’ ou ‘já ouvi falar’”, comentou. 

Essa mesma premissa serve para novas profissões do futuro. “Imagine se, há 15 anos, alguém dissesse que queria se tornar um cientista de dados, engenheiro de carros autônomos e até operador de drones?”, questiona Wanderley. Afinal, em 2007 ou 2008, essas áreas sequer existiam e poucos poderiam prever como elas seriam essenciais na atualidade. 

Afinal, com o passar dos anos, algumas profissões se tornam obsoletas se não atualizadas e, consequentemente, passam a deixar de existir. Porém, ao mesmo passo, outras surgem e reafirmam sua importância perante o mercado. “Isso não é motivo para entrar em pânico. Na verdade, entender o cenário é o primeiro passo para se preparar para ele”, pontuou o expert. 

Fique por dentro: entenda mais sobre o mercado de tecnologia. 

Como se preparar para o futuro e ser um profissional de destaque? 

A principal resposta para essa questão pode ser vista no termo “lifelong learning”. Essa concepção parte do aprendizado contínuo, evidenciando a necessidade de sempre aprender coisas novas. “Existe uma demanda crescente por tecnologias e habilidades digitais, mas poucos profissionais para suprirem essas vagas, uma tendência com previsão de crescer nos próximos anos”, destacou Wanderley. 

Nesse sentido, cabe aos trabalhadores e às empresas se prepararem para as profissões do amanhã. Segundo uma pesquisa, realizada pela plataforma Think with Google, mais de um milhão de ocupações poderão ser transformadas até 2030, sendo 85% delas ainda inexistentes. “Claro, todas as oportunidades precisarão de pessoas para preenchê-las”, pontuou o sócio-diretor da Stratlab. 

Os dados levantados pelo mesmo estudo apontaram: até 2024, existirão 420 mil vagas para desenvolvedores no Brasil. No entanto, a expectativa é de apenas 156 mil profissionais disponíveis para efetuar esse trabalho. Portanto, as métricas se mostram positivas para quem quer ingressar nos ramos da tecnologia. 

Nós recomendamos: quer entrar na área de tecnologia? Então, saiba mais!

Quais são as profissões do futuro conforme especialistas? 

Como dito, as possibilidades são infinitas. Afinal, estamos em constante evolução e diversas demandas surgem nesse caminho. Todavia, mesmo assim, alguns estudos já apontam para determinadas áreas com crescimento expressivo nos últimos anos, abrindo portas para quem chega agora na dimensão corporativa. Veja:

  1. Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning
  2. Analista e Cientista de Dados
  3. Especialista em Internet das Coisas (IoT)
  4. Engenheiro(a) de Machine Learning
  5. Especialista em Transformação Digital
  6. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  7. Especialista em Big Data

Todavia, esses tópicos exigem muito do colaborador. Por isso, é imprescindível focar em qualificação contínua, não basta apenas escolher o campo. “Em qualquer segmento no qual decidir se especializar, lembre-se de se dedicar, aprender e obter melhores resultados dentro do seu desempenho profissional”, aconselha o especialista. 

Curtiu a ideia e quer se aprofundar no tema? Saiba como impulsionar sua carreira em tecnologia! 

Como as empresas podem atrair novos talentos? 

Como pontuado, a educação corporativa está em primeiro lugar na procura dos jovens. Dessa forma, além de oferecerem esse aprendizado dentro do espaço laboral, as companhias também devem ter a mentalidade de sucesso, estabelecendo horários flexíveis para conciliar com as demais atividades do dia e proporcionar mais qualidade de vida. 

Outro ponto diz respeito à seleção desses talentos. “As lideranças devem desconsiderar apenas a formação superior como essencial para selecionar um candidato. Programação, computação, ciência de dados e outras habilidades específicas podem ser adquiridas em cursos disponíveis fora das salas de aula convencionais”, explicou Wanderley.

Veja também: carreira em tecnologia: conheça dicas valiosas! 

O dia a dia no ambiente de trabalho ao lado da tecnologia é uma tendência expressiva para o futuro 

Já passamos da fase de acreditar nas modernidades substituindo o trabalho das pessoas. Isso porque esses mecanismos vieram para nos levar mais longe e alcançar objetivos de forma mais ágil e menos danosa para o indivíduo. Um bom exemplo é o home office, o qual permite uma posição em multinacionais sem sair do Brasil. 

Para Maurício Araújo, diretor de Operações e Alianças da Unentel, isso é muito claro quando analisamos os paradigmas. “A modernização das empresas é inevitável e seria preocupante se não fosse. Porém, aquelas com entendimento do fato da transformação digital ser sobre pessoas, e não acontecer sem humanização, estão dez passos à frente das insistentes em se privar das individualidades e expertises humanas nas rotinas corporativas”. 

Por isso, prepara-se desde agora para operar máquinas e Inteligência Artificial (IA). Assim, você se tornará um profissional mais requisitado e atualizado sobre as perspectivas do amanhã. Isso, com certeza, te fará ser destaque nos processos seletivos e demais atuações no meio corporativo. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco!  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete