Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-realizar-uma-transformacao-digital

Como realizar uma transformação digital? 

Notícia | 08/12/2020

Lays Emily

A pandemia do novo coronavírus acelerou as mudanças em todos os setores econômicos, tornando a inovação indispensável para as empresas superarem a crise. Em maior ou menor velocidade, organizações em todos os países estão passando  por uma transformação digital capaz de alterar radicalmente a maneira como realizam seus negócios.

Para Leandro Rodriguez, vice-presidente da Alteryx na América Latina e especialista em automação de processos de negócios, as  instituições quando utilizam a análise de dados no início de sua jornada de inovação ganham uma vantagem competitiva: “porque as modificações são perceptíveis e têm impacto”, diz. 

Segundo ele, se um processo foi realmente transformado, não será possível mais reconhecê-lo. "Por exemplo, em uma cidade grande costumávamos ficar no meio-fio e levantar o braço para chamar um táxi; agora usamos um aplicativo baseado em dados para  facilitar a localização, forma de pagamento e preferências de rotas. O processo é diferente e a mudança é transformadora", afirma. 

Pensando nas corporações com o objetivo de investir nesse caminho, Rodriguez enumera as principais dicas para impulsionar a renovação digital das instituições.

Democratize a análise dos dados

Utilize uma plataforma acessível e centralizada, para a análise de dados se tornar um ativo de informações para as diferentes áreas da companhia. De acordo com Rodriguez, os funcionários devem ter acesso às informações necessárias e estar capacitados a usar as ferramentas disponíveis, sem depender de cientistas de especialistas altamente treinados.

Eduque e treine seus colaboradores

Quando as empresas capacitam sua força de trabalho a propor mudanças no negócio, suas iniciativas de transformação digital produzirão resultados. "Se contarem com as tecnologias certas e tiverem facilidade para usá-las, combinadas com o acesso aos dados, a magia pode acontecer", aconselha. 

Incentive uma cultura de dados

As organizações só alcançam uma transformação eficaz ao promoverem uma cultura analítica. “Isso significa envolver todas as pessoas da empresa na mesma jornada, disponibilizando uma plataforma centralizada de análise para qualquer funcionário resolver desafios complexos com a ajuda das informações geradas a todo momento pelo próprio negócio”, diz. 

Invista em seu ecossistema

Utilize tempo e recursos para desenhar novos processos para coletar as informações corretas e gerar insights a serem colocados em prática. “Considere quais processos são menos eficazes e como uma mudança liderada poderia trazer benefícios ao negócio", finaliza Rodriguez.

Transformação orientada por dados

Muitas organizações ainda associam erroneamente a transformação digital puramente à tecnologia de automação. “Na realidade, somente quando as pessoas responsáveis estão abertas a mudá-lo a mudança real acontece e o retorno sobre o investimento é incrementado”, orienta. 

Saiba identificar a cultura da sua empresa

Já para Alexandro Barsi, CEO da Verity, a cultura é como a personalidade de uma companhia. “É a identidade, como as coisas são feitas e, o mais importante, porque são feitas. Ela pode se manifestar de várias maneiras, por meio de mensagens diretas e claras, simbolicamente ou por meio de produtos ou traços comportamentais sutis”, explica.

Segundo ele, um dos passos para a transformação está em saber identificá-la: “além de atrair bons profissionais, uma empresa com uma cultura saudável gera uma organização mais horizontal, reduz a burocracia e elimina crenças limitantes, baseadas em comportamentos passados, não mais adequados para o momento”, comenta.

Sua instituição já apostou em um novo caminho para sobreviver às mudanças do mercado? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete