Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-do-feedback

A importância do feedback 

Notícia | 23/12/2021

Vinícius Lima

Com o início de um novo ano, toda empresa costuma fazer seu planejamento e traçar as próximas ações. Incluir neste plano o desenvolvimento dos líderes e times pode impactar positivamente no resultado dos negócios. Uma das principais maneiras de promover o desenvolvimento profissional, tanto para reforçar o comportamento, quanto para dar visibilidade a pontos de melhoria, é o feedback

Correções também são feitas

Essa ferramenta se torna ainda mais importante quando algo não está funcionando. As pessoas, sejam elas estagiárias, aprendizes ou funcionárias efetivas, precisam ter a oportunidade de ajustar o trabalho e se aperfeiçoar, mas para isso precisam saber que algo deve ser aprimorado.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hay Group, com a Universidade de Harvard, feita com 95 mil líderes, cerca de 50% deles criam climas desmotivadores. Apenas 19% promovem locais de trabalho de alto desempenho. Já no Brasil, onde foram entrevistados mais de três mil gestores, 63% criam uma realidade desengajadora contra 12% fazendo o oposto. 

Segundo a especialista em desenvolvimento de líderes e equipes e fundadora da Quare Desenvolvimento, Carolina Valle Schrubbe, avaliar o desempenho dos chefes de uma organização é uma das maneiras mais eficientes de entender o nível de maturidade, resultados, conhecimento e comprometimento dos integrantes da equipe. “Analisar a performance e o comportamento de quem gerencia é fundamental para promover incremento no resultado", destaca.

A importância das devolutivas

As devolutivas são consideradas o ponto chave da gestão de pessoas, além de ser uma das principais ferramentas utilizadas pelos maiores CEOs. Esse canal de comunicação sinaliza se algo está bom ou ruim e apresenta os estímulos para realização de melhorias, correções ou fortalecimentos.

Em outra pesquisa, a Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou como esse cargo deve possuir autoconsciência e disposição para ouvir novas ideias de qualquer subordinado.

Conheça um novo modelo para esse diálogo

O feedback 360º é um excelente instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre acertos e deslizes, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento. É uma estratégia de avaliação de desempenho para calibrar competências, capacidade de projeção e desenvolvimento. 

Carolina aponta como o resultado desse processo é um relatório responsável por ajudar o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar. “Quando o gerente olha para si e se coloca em posição de aprendizado permanente, recebe os comentários da equipe e implementa mudanças em sua abordagem. Isso gera maior engajamento e resultado financeiro”, descreve.

De acordo com Carolina, o a estratégia pode gerar diversos benefícios para as empresas. Veja alguns:  

  • Melhorar na performance: se bem utilizado, costuma andar de mãos dadas com uma melhoria no desempenho dos grupos.
  • Identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal: permite à pessoa descobrir áreas de desenvolvimento e criar um plano personalizado para conquistá-las.
  • Reforçar competências básicas: ajuda a promover os valores da marca.
  • Identificar e prevenir problemas: antecipar o problema para ele ser resolvido ou atenuado previamente.
  • Aprimorar as relações: serve para estabelecer contato com outros membros da organização e fortalecer o trabalho coletivo.

Os próprios colaboradores também são extremamente beneficiados com essa prática, isso porque, ainda mais quem está em início de carreira, há muita bagagem a ser criada. Juliana Pereira, estagiária de engenharia, costuma apreciar avaliações, inclusive de seus colegas. “Estou há quatro meses estagiando e os aprendizados são incríveis. Imagino daqui um ano, cinco, dez… Não vou deixar de aproveitar essas chances de me tornar mais capacitada”, conclui. 

Como realizar um feedback efetivo?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete