Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-do-feedback-na-sua-carreira

A importância do feedback na sua carreira 

Notícia | 31/12/2019

Vinícius Lima

Como saber se você está realizando um bom trabalho no contexto corporativo? Essa dúvida pode assolar a vida de vários profissionais, afinal, o acompanhamento dos resultados por vezes é abstrato. Diferentemente do universo acadêmico, onde há avaliações para avaliar o desenvolvimento do aluno, no ambiente organizacional foi preciso pensar em outra solução. Desse modo, surge o feedback.

Importância

Para a coach Marcia Novais, do Rio de Janeiro, ter retornos constantes sobre as suas entregas na empresa é essencial para crescer individualmente e fazer a diferença na equipe. “Muitas vezes, não conseguimos enxergar por conta própria possíveis pontos de melhoria, nem em quais funções temos os melhores desempenhos”, comenta. Justamente nessa hora surge o papel dos colegas e líderes. “Principalmente quem gerencia as atividades deve ter a sensibilidade de avaliar quais são os pontos fortes de cada colaborador e tentar focar neles para a alta performance de todo o time”, conta.

Aplicação

Ainda segundo a coach, para comunicar um profissional sobre algum deslize, é preferível a privacidade e a preservação de uma boa relação com todos. “É inaceitável dar broncas na frente de todos, pois pode ser constrangedor não apenas para quem recebe esse tipo de comentário. Em caso de correções, a solução é uma reunião individual com quem cometeu tal desfalque para tentar acertar da maneira correta o problema”, aponta.

Já elogios e outros incentivos podem ser feitos coletivamente, justamente para estimular a equipe e favorecer a motivação geral.

Para quem recebe

Marcia ainda destaca como é vital estar aberto para os companheiros e gestores. “Você nunca deve acreditar ter aprendido todo o necessário em qualquer circunstância. Sempre é tempo de se aprimorar, então, não adianta ficar ofendido quando alguém pontuar algo a ser corrigido ou redirecionado”, alerta.

Tauane Alves estuda administração na Uninove, em São Paulo, e já estagia na área. Em sua primeira experiência no mercado, ela não obtinha qualquer tipo de devolutiva e afirma ter sido prejudicada por isso. “Eu me senti frustrada por não saber se estava fazendo o certo. Evidentemente, dava o melhor de mim, mas ficava com a pulga atrás da orelha porque não tinha a menor ideia se a companhia estava feliz comigo ali”, relata. Hoje, em uma nova oportunidade, ela conta ter notado a diferença. “Atualmente, tenho crescido bastante, pois tenho uma comunicação muito clara com meu supervisor”, finaliza.

Resultados

De fato, uma empresa onde a cultura de aplicar essa ferramenta é presente, os índices podem ser mais favoráveis. Afinal, conforme um estudo da Hubspot, aproximadamente 43% dos indivíduos ficam mais engajados se recebem feedbacks ao menos uma vez na semana. Outro dado relevante da pesquisa mostra o seguinte: quase 8 em cada 10 pessoas associam o reconhecimento como uma atitude capaz de incentivá-las na realização de suas delegações.

Portanto, investir nesse assunto é fundamental para garantir resultados cada vez melhores. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe