A pandemia trouxe para o mundo corporativo grande aceleração da tecnologia e, com o isolamento social, os trabalhos foram transportados para as residências de cada um. Se antes ficar em casa era sinônimo de acolhimento e relaxamento, hoje também abriga escritórios e sala de aulas. Nesse novo espaço de convivência sem barreiras bem definidas é muito fácil perder a produtividade.

A autogestão

A autogestão é a capacidade de realizar as atividades diárias sem a presença de um gestor. Apesar de parecer algo simples, na prática existem algumas dificuldades. Para uma corporação acompanhar um ambiente em constante mudança, deve-se tomar decisões rápidas. Essa técnica é algo a ser desenvolvido no modelo remoto, pois são várias distrações possíveis durante a jornada de trabalho.

"Essa competência é um dos primeiros passos para ser um profissional mais eficiente. Além do aprimoramento de habilidades, a tecnologia pode ser uma grande aliada para a pessoa atingir seus objetivos e seguir em evolução. Novas ferramentas são desenvolvidas a cada dia para auxiliar nesse sentido", comenta o CEO da SysMap Solutions, Daves Souza.

Sendo assim, é importante se planejar. Dessa forma, é possível completar suas tarefas dentro do prazo e de maneira saudável. Isso pode ser feito com listas, uma agenda ou planner. Existem também ferramentas como Microsoft To Do, Excel, Trello e Jira para te ajudar na organização. “No começo parece chato, mas logo você percebe os resultados e passa a se sentir mais seguro”, explica Souza.

Para essa evolução, é fundamental se conhecer. Para isso, analise suas forças e fraquezas, quais fatores alteram seu humor e sua disposição e esteja preparado para os possíveis obstáculos durante o dia. Ao alcançar esse autoconhecimento, você se sente mais confiante para enfrentar as adversidades.

Ter um objetivo é crucial nesse processo. Saber onde quer chegar. Assim, é possível avaliar o seu desempenho durante a trajetória e, no fim, ter a consciência de conquistar o sucesso. Para isso, você pode fazer cursos, buscar conselhos com pessoas mais experientes ou profissionais da saúde e até participar de concursos. Sempre é possível melhorar em algo.

Exercícios e sono

Em julho de 2021, o Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa e perguntou: “como você faz para produzir mais durante o dia?”. Cerca de 22 mil pessoas participaram e, 43,2% deles responderam “com uma boa noite de sono e atividades físicas”. A neurocientista e especialista do sono, Verena Senn, ressalta: “isso nos permite processar as sequências de movimento adequadamente, para guardar cada um deles com cuidado e transformar tudo em hábitos instintivos. Assim, realizamos uma atividade automaticamente, de maneira quase inconsciente”.

Em contrapartida, dormir mal pode comprometer o desempenho. O corpo se cansa de 10 a 30% mais rápido, os níveis de oxigênio são reduzidos e se machuca mais facilmente. “Na hora do descanso, nós combatemos inflamações, reparamos a força muscular, reabastecemos energia celular e restituímos os tecidos, além de ser essencial para a saúde mental”, complementa Verena.

Desde os estudos pioneiros sobre a neuroplasticidade, várias novas evidências científicas demonstraram fatores como alimentação, atividade cognitiva, ambiente social, novidades e exercício físico afetando esse fenômeno. Os esportes contribuem também para a neurogênese, ou seja, a formação de novos neurônios. Eles desempenham um papel importante na reversão e reparação de danos neurais existentes, tanto em mamíferos quanto em peixes. Sendo assim, ajudam a evitar a perda de memória relacionada à idade e, talvez, até prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se as pessoas fossem mais ativas. Durante a infância e adolescência, a prática é mais comum e com as obrigações da vida adulta, isso é deixado de lado. Porém, os efeitos positivos são inúmeros quando se tem esse hábito.

Portanto, não se acomode e esteja sempre em movimento. Além de uma questão estética, faz bem para o seu cérebro. Consequentemente, você obtém resultados no âmbito profissional. Cuide-se sempre!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe