Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
lideres-engajados-incentivam-os-estagiarios

Líderes engajados incentivam os estagiários  

Notícia | 15/12/2023

Ana Clara Lima

Acompanhar as transformações do mundo corporativo é um desafio constante dos negócios em busca de manter a competitividade nos mais variados segmentos. A cada movimentação, é preciso ter uma análise certeira sobre como conduzir as equipes frente aos desafios emergentes da era interconectada na qual estamos inseridos. Sendo assim, entenda como líderes engajados podem otimizar o futuro de estagiários e jovens aprendizes. 

A importância de líderes engajados

Conforme a recente Pesquisa Benchmarking: Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e Tendências para 2023, 81% das empresas entrevistadas destinam recursos para ações de diversidade e inclusão, sinalizando uma mudança significativa desde 2020, quando apenas 67% delas investiam nesse tipo de atividade.

Logo,  essa mudança reflete não apenas uma conscientização crescente sobre a importância da pluralidade, mas também a adaptação necessária para enfrentar os desafios de um ambiente de trabalho interconectado e em constante mutação. No cerne dessa modificação, líderes engajados emergem como peças-chave para orientar as gerações mais jovens no mundo corporativo. 

Compreendendo a necessidade de uma abordagem inovadora, esses gestores destacam-se ao oferecer mentorias, apoio e oportunidades de aprendizado aos indivíduos em formação. “As pessoas buscam inspiração em profissionais dos quais prezam pelo bem-estar e atuam junto com sua equipe, tentando sempre gerar impacto e bons resultados”, comenta Flávio Legieri, CEO e cofundador da Intelligenza IT.

Nesse contexto, o departamento de Recursos Humanos assume um papel protagonista no processo, pois sua responsabilidade envolve uma análise minuciosa do perfil de cada colaborador. Reconhece-se como a gestão da experiência humana transcende a mera administração de pessoas e seus direitos. Essa abordagem não apenas contribui para a construção de um ecossistema mais sustentável, mas também desempenha uma função na mitigação da escassez de profissionais qualificados no mercado.

As estratégias devem ser flexíveis 

Como nunca, a habilidade de fornecer orientação e incentivar um espaço acolhedor e diversificado é crucial para as lideranças modernas. Ao entender as aspirações e desafios únicos enfrentados pelos variados grupos sociais, as direções engajadas podem moldar o futuro desses talentos emergentes de maneira significativa.

Em um mundo onde a mudança é constante, a adaptação é essencial. Portanto, corporações das quais reconhecem a importância de supervisores envolvidos na formação e desenvolvimento de talentos não apenas cultivam uma cultura organizacional mais robusta, mas também preparam-se para enfrentar com sucesso os obstáculos dinâmicos do meio laboral moderno.

Fica nítido, portanto, como o desenvolvimento de skills deve ser algo contínuo para todo o quadro, independentemente do setor. “O ideal é encontrar estratégias e abordagens de acordo com as necessidades e características específicas. Aumentar a produtividade requer um compromisso contínuo com a excelência e a busca por constantes melhorias”, pontua Carina Costa, mentora high performance para empresários.

Dessa forma, o engajamento precisa envolver todos os colaboradores, pois somente assim as condutas serão compatíveis com as novidades do globo e trarão rendimentos. “Com a mentalidade certa, uma cultura de produtividade e a implementação adequada de práticas eficazes, sua empresa estará no caminho para alcançar resultados extraordinários”, finaliza Costa.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete