Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-a-felicidade-impacta-a-produtividade

Como a felicidade impacta a produtividade? 

Notícia | 01/03/2024

Ana Clara Lima

Em um cenário corporativo cada vez mais atento às nuances do bem-estar no ambiente corporativo, emerge a compreensão da felicidade dos colaboradores como um poderoso catalisador da produtividade. Não obstante, a satisfação no trabalho e o desempenho eficaz estão redefinindo a abordagem de muitas empresas em relação à gestão de equipes. Sendo assim, compreenda a importância de um clima organizacional positivo para estagiários jovens aprendizes e efetivos!

A crise do bem-estar no Brasil

Conforme informações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina, contando com aproximadamente 19 milhões de indivíduos enfrentando tais condições. Fica nítido, portanto, a necessidade de fornecer a devida atenção para essa pauta independentemente do setor de atuação. 

Portanto, é fundamental os trabalhadores experimentarem qualidade de vida ao desempenhar suas funções. Isso implica em sentir-se pleno, reconhecido em suas habilidades e necessidades, além de estar inserido em um ambiente emocionalmente saudável. “O mundo corporativo é um ativo cada vez mais valorizado e buscado por líderes ciente de como a produtividade e felicidade caminham lado a lado”, pontua Kátia de Boer, diretora comercial da Safe Care. 

Nesse sentido, é indispensável olhar atentamente à criação de espaços menos prejudiciais, mais acolhedores e orientados para a prevenção e apoio. “Adotar uma área ou departamento estruturado para cuidar da felicidade corporativa e desenvolver esta jornada mitiga muito os riscos de os colaboradores desenvolverem transtornos mentais relacionados pelo esgotamento profissional e isso traz resultado para as pessoas e para as companhias”, acrescenta Kátia. 

A flexibilidade potencializa a satisfação

De acordo com um artigo divulgado na Harvard Business Review, nas condições específicas analisadas, a produtividade registou uma redução de 18% entre colaboradores considerados insatisfeitos. Além disso, a infelicidade também resultou em uma diminuição de 16% nos índices de lucratividade, contribuindo para um aumento de 49% nos acidentes de serviços e uma elevação de 37% nos casos de absenteísmo.

Por isso, empregadoras visionárias estão adotando estratégias proativas para promover o bem-estar no meio laboral, reconhecendo a relevância de um escritório saudável para o florescimento da criatividade. “Uma empresa capaz de proporcionar atributos atrativos torna-se um lugar onde as pessoas querem estar, facilitando a retenção e a atração de talentos”, comenta Ricardo Lopes, sócio-diretor da CBYK.

Dessa forma, iniciativas como programas de flexibilidade, apoio psicológico e salas de relaxamento têm se mostrado não apenas investimentos em qualidade de vida, mas como estratégias concretas para otimizar a sintonia do quadro. Tudo isso gera não apenas estabilidade nos times, mas também reduz os custos associados à rotatividade de pessoal.

Entenda as necessidade do time!

Atualmente, a preservação da integridade física e mental é altamente valorizada no contexto profissional, consolidando-se como um dos requisitos essenciais para a satisfação coletiva. Por essa razão, os gestores têm a responsabilidade de enfrentar a crise do bem-estar, apoiando os funcionários a integrarem hábitos saudáveis em suas rotinas. 

Afinal de contas, os ganhos do acolhimento corporativo extrapolam as considerações éticas e empáticas, manifestando-se igualmente em resultados tangíveis nos negócios. Isso porque a perspectiva de carreira evoluiu além de ser meramente uma forma de obter renda e as pessoas estão em  busca da autenticidade, equilíbrio no cotidiano e a oportunidade de deixar um legado.

Acesse o nosso Instagram @nube.empresas e confira dicas, informações e a cobertura da TV Nube sobre eventos focados no RH. Também divulgamos vagas e demais conteúdos focados em candidatos em @nubevagas. Para contratar estagiários e aprendizes, entre em contato conosco. Esperamos por você!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete