Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-poder-da-autorresponsabilidade

O poder da autorresponsabilidade 

Notícia | 20/08/2021

Vinícius Lima

Uma das missões mais difíceis da vida adulta é sair debaixo da “saia da mãe” e assumir as rédeas de sua própria história. Tudo é muito mais simples quando qualquer coisa pode ser explicada como resultado da atitude alheia. Justamente por isso, tomar consciência da importância de encarar os aspectos de sua jornada com outros olhos é essencial. Veja algumas dicas!

Autorresponsabilidade: o que é?

De acordo com a coach e consteladora sistêmica, Mariana Parada, apenas contando com a autorresponsabilidade se torna possível ter uma caminhada plena e de sucesso. “É fácil justificar um insucesso a partir das ações dos outros. Dizer ser teimoso porque a mãe o criou assim ou defender gastar compulsivamente porque aprendeu com o pai”, pondera a especialista.

Os pontos destacados por ela são apenas justificativas para, na verdade, tirar de cima da pessoa algo de responsabilidade dela. “A constelação sistêmica é uma metodologia da psicanálise capaz de ajudar o indivíduo a ocupar o seu devido lugar no núcleo familiar e, mais ainda, compreender como as escolhas de vida são suas e não de seus ancestrais”, aponta.
                                                                                      
Não terceirize culpas
                                                                                      
A causa do sucesso ou insucesso de nossas ações, portanto, está em nossa postura diante da realidade. “Na prática, é o ato de arregaçar as mangas e lutar por sonhos, vontades e potencializar forças”, compartilha.

Existem seis “leis” as quais regem o ato de ser o encarregado pela própria conduta e a especialista alerta sobre a necessidade de relembrá-las constantemente. Afinal, o caminho mais curto para justificar um desfecho inesperado é terceirizar a culpa.

Para mudar essa postura, devemos seguir as seguintes normas:

- Evitar reclamar nem de si, nem da vida, nem de ninguém;
                                                                                      
- Criticar os outros não é legal, afinal todos nós temos o teto de vidro;
                                                                                      
- Deixar de procurar culpados por desfechos insatisfatórios;
                                                                                      
- Se fazer de vítima também deve ser evitado;
                                                                                      
- Procure não justificar seus erros.

A própria empatia pode ajudar a não apontar o dedo para alguém e condená-lo por algo. Micheli Alves, estagiária de pedagogia, em Campinas, conta sempre tentar enxergar o outro e evitar críticas ou pensamentos equivocados. “Me colocar no lugar das pessoas ajuda muito a ter uma harmonia maior com elas e até comigo mesma”, comenta.

Comportamentos comuns

Os comportamentos listados pela especialista são comuns, tanto no ambiente pessoal, quanto profissional. “Passamos tanto tempo focando em falar do outro, muitas vezes apontando o dedo e perdemos oportunidades de crescer e evoluir. A partir de quando você se torna o seu maior foco, a vida fica abundante”, diz Mariana.

A coach criou um programa em grupo de desenvolvimento sistêmico, a ser lançado ainda no segundo semestre de 2021. “Ao tomar a sua vida para si, as regras do jogo mudam porque elas são feitas única e exclusivamente para você. O jogo é seu, a jornada é sua… faça dela a melhor possível”, finaliza Mariana.

Gostou? Agora saiba mais sobre responsabilidade no estágio!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete