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Os desafios de um líder 

Notícia | 06/12/2018

Layane Bittencourt

Liderar é conhecidamente a arte de inspirar pessoas. Por isso, essa figura se distancia cada vez mais do chamado ‘chefe’. Gradativamente as posturas autoritárias tornam-se obsoletas, porque não há mais espaço para ordens intransigentes, sem abertura ao diálogo e participação colaborativa do grupo. Saiba mais!

Segundo Raul de Souza Neto, diretor executivo LATAM para Big Retail da Linx com filial no Rio de Janeiro, o bom gestor é capaz de elevar seu time a um patamar de superação, ou seja, de alta performance. “Para isso, precisa estar conectado às novidades do mercado, não apenas àquelas relacionadas à sua área de atuação, mas também às de gestão de pessoas”.

Para a supervisora de atendimento, Maiara Bravo, assumir essa missão exige entender as diferenças, principalmente das distintas gerações. Como líder, Maiara aposta na confiança, na troca de conhecimento e no trabalho em grupo. “Quando eles se sentem confortáveis para dividir comigo suas experiências, eu consigo trabalhar a motivação de cada um para, juntos, chegarmos longe”, conta.

Dentre tantas competências, algumas delas podem ser desenvolvidas. Neto separou quatro pontos essenciais, acompanhe!

Visão global do negócio: conseguir conduzir os colaboradores à total compreensão da importância e do impacto de seu trabalho. Por isso, é preciso conhecer a corporação como um todo.

Olhar estratégico: estar atento aos objetivos da empresa permite maior assertividade nas tomadas de decisão e uma maior clareza na condução da equipe.

Saber ouvir: desenvolver a capacidade de escuta ativa para se conectar com as demandas. Isso significa conhecer o perfil e as características de cada membro e, a partir disso, descobrir a melhor forma de oferecer suporte e motivação.

Procurar engajar: saber administrar conflitos, conceder feedbacks constantes, promover a integração e o estímulo para o desenvolvimento pessoal de cada integrante.

Para Neto, enfrentar esse grande desafio é ter em mente: “independentemente da tecnologia do momento, proporcionada pela era digital, ainda estaremos lidando com pessoas”. Portanto, colocá-las como uma prioridade e em destaque durante todo o processo é essencial para encontrar a melhor forma para se alcançar o sucesso, tanto dos profissionais, quanto da organização.

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